Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13391
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | PIBID espanhol enquanto agente de contribuição social para os alunos do Colégio Estadual Governador Djenal Tavares de Queiróz |
Autor : | Argolo, Aderjan Albert da Silva Santos, Clara Luana Guimarães de Melo Matos, Doris Cristina Vicente da Silva Santos, Emesson da Silva Ramos, Evelly Gabriella da Silva Bastos, Everton Esteves Ramos, Katerine da Silva Lima, Pedro Vitor Melo Santos, Vitória Cristina da Cruz Meneses, Vitoria Oliveira |
Fecha de publicación : | feb-2020 |
Resumen: | O presente trabalho relata a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), desenvolvido no Colégio Estadual Governador Djenal Tavares de Queiróz (CEGDTQ), na disciplina de Espanhol, objetivando incentivar a formação de professores de língua espanhola no nível superior, no qual, desde o início da formação acadêmica, estudantes são incluídos no ambiente das escolas públicas, para vivenciarem experiências como futuros professores de Espanhol. A pesquisa seguiu uma base qualitativa de cunho interpretativista, em que foram analisados documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998, 2002) e as Orientações Curriculares Nacionais - OCEM (2006), que serviram para orientar no planejamento das aulas abordadas. Obtivemos como resultado o aprimoramento e desenvolvimento de práticas docentes, devido ao contato direto com a sala de aula. Diante disso, conclui-se como o PIBID é importante para que o discente desenvolva suas práticas pedagógicas e se familiarize com o ambiente de trabalho que fará parte do seu futuro. |
Palabras clave : | Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Formação docente Ensino de língua espanhola |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Es parte de: | Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica |
Idioma : | por |
Institución: | DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13391 |
Aparece en las colecciones: | PIBID Espanhol (São Cristóvão) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PIBID_Espanhol_ColegioDjenalTavaresQueiroz.pdf | 157,69 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
PIBID_Espanhol_ColegioDjenalTavaresQueiroz.ppt | 3,28 MB | Microsoft Powerpoint | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.