Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13391
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : PIBID espanhol enquanto agente de contribuição social para os alunos do Colégio Estadual Governador Djenal Tavares de Queiróz
Autor : Argolo, Aderjan Albert da Silva
Santos, Clara Luana Guimarães de Melo
Matos, Doris Cristina Vicente da Silva
Santos, Emesson da Silva
Ramos, Evelly Gabriella da Silva
Bastos, Everton Esteves
Ramos, Katerine da Silva
Lima, Pedro Vitor Melo
Santos, Vitória Cristina da Cruz
Meneses, Vitoria Oliveira
Fecha de publicación : feb-2020
Resumen: O presente trabalho relata a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), desenvolvido no Colégio Estadual Governador Djenal Tavares de Queiróz (CEGDTQ), na disciplina de Espanhol, objetivando incentivar a formação de professores de língua espanhola no nível superior, no qual, desde o início da formação acadêmica, estudantes são incluídos no ambiente das escolas públicas, para vivenciarem experiências como futuros professores de Espanhol. A pesquisa seguiu uma base qualitativa de cunho interpretativista, em que foram analisados documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998, 2002) e as Orientações Curriculares Nacionais - OCEM (2006), que serviram para orientar no planejamento das aulas abordadas. Obtivemos como resultado o aprimoramento e desenvolvimento de práticas docentes, devido ao contato direto com a sala de aula. Diante disso, conclui-se como o PIBID é importante para que o discente desenvolva suas práticas pedagógicas e se familiarize com o ambiente de trabalho que fará parte do seu futuro.
Palabras clave : Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Formação docente
Ensino de língua espanhola
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Es parte de: Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica
Idioma : por
Institución: DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13391
Aparece en las colecciones: PIBID Espanhol (São Cristóvão)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PIBID_Espanhol_ColegioDjenalTavaresQueiroz.pdf157,69 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
PIBID_Espanhol_ColegioDjenalTavaresQueiroz.ppt3,28 MBMicrosoft PowerpointVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.