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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13455
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | Destecendo bordas: acercamentos com o popular nas performances de Berna Reale (PA) e Maicyra Leão (SE) |
Autor : | Santos, Flávia Santana |
Fecha de publicación : | 29-jul-2019 |
Director(a): | Silva, Maicyra Teles Leão e |
Resumen: | Este trabalho busca compreender de que maneira as transformações e os impactos provocados pelo processo de globalização altera as formas de pertencimento ao local e em que medida as negociações, recriações e resistências das culturas locais as tendências homogeneizantes desse processo são articuladas na produção de arte contemporânea brasileira, particularmente, na Performance Arte. Busca-se compreender a noção de Culturas Populares baseado nas modificações que o termo ganhou nas últimas décadas e os significados oriundos de sua utilização na contemporaneidade, observando as transformações e consequências de sua definição no contexto atual. Acerca do fenômeno de hibridização cultural, o pensamento de Nestor Garcia Canclini, de Stuart Hall e de Homi Bhabha são os principais referenciais que servem como base para a discussão desta temática. A mudança ocorrida no campo artístico brasileiro a partir da segunda metade do século XX, no qual se promoveu uma relação mais estreita com a realidade histórica e social do país, aproximando arte e vida, é abordado nesta pesquisa como um atributo que proporciona acercamentos ao universo das Culturas Populares pela Arte e de que maneira essa aproximação se realiza na Performance Arte. Procurase, ainda, compreender através do trajeto histórico do gênero na América Latina e no Brasil particularidades na produção frente as construídas em eixos artísticos hegemônicos. Para isso, através de uma abordagem Decolonial, se procura analisar a Performance Arte da região Latino-Americana da qual se possa apontar uma produção que não está fundamentada, exclusivamente, por valores estéticos eurodescendentes, buscando compreender categorias e discursos que emergiram da prória história da região e que evidenciam, desta maneira, possibilidades de reconstrução de uma história silenciada e reprimida sobre o gênero neste espaço. Para isso, se busca analisar evidências do provável transcurso em que se percebe as manifestações das classes populares traduzidas nos trabalhos performáticos das artistas Maicyra Leão e Berna Reale como uma forma de afirmação e domínio do saber do local. Os procedimentos metodológicos utilizadados na pesquisa foram baseados em uma revisão bibliográfica dos estudos científicos realizados no Brasil sobre a temáica, assim como análise crítica dos trabalhos artísticos, mediado por entrevistas realizada com as artistas. |
Resumen : | Este trabajo busca comprender cómo las transformaciones y los impactos causados através del proceso de globalización alteran las formas de pertenencia al lugar y en qué medida las negociaciones, recreaciones y resistencias de las culturas locales a las tendencias homogeneizadoras de este proceso se articulan en la producción de arte contemporánea brasileña, particularmente, de la Performance Arte .Busca comprender la noción de Culturas Populares basada en los cambios que el término ha ganado en las últimas décadas y los significados originados de su uso en la contemporaneidad, observando las transformaciones y consecuencias de su definición en el contexto actual. Sobre el fenómeno de la hibridación cultural, el pensamiento de Nestor Garcia Canclini, Stuart Hall y Homi Bhabha son las principales referencias que sirven de base para el debate de este tema. El cambio que se ha producido en el campo artístico brasileño desde la segunda mitad del siglo XX, en el que se promovió una relación más estrecha con la realidad histórica y social del país, que acercaba el arte y la vida, se aborda en esta investigación como un atributo que acerca al universo de las Culturas Populares através del arte y de qué manera este enfoque se realiza en el lenguaje de la Performance Arte. También se busca comprender, através de la trayectoria histórica del género en Latinoamerica y Brasil, las particularidades en la producción frente a las construidas sobre ejes artísticos hegemónicos. Para eso, através de un enfoque Decolonial, se busca analizar el lenguaje de la Performance Arte de la región latinoamericana donde se puede señalar una producción que no se basa, exclusivamente, en valores estéticos eurodescendentes, buscando comprender las categorías y discursos que surgieron de la propia historia de la región y que demuestran, de esta manera, posibilidades de reconstrucción de una historia silenciada y reprimida sobre el género en este espacio. Para eso, se busca analizar evidencias del probable transcurso en el que se notan las manifestaciones de las clases populares traducidas en las obras performativas de las artistas Maicyra Leão y Berna Reale como forma de afirmación y dominio del conocimiento local. Los procedimientos metodológicos utilizados en la investigación se basaron en una revisión bibliográfica de los estudios científicos realizados en Brasil sobre el tema, así como análisis críticos de las obras artísticas, mediados por entrevistas con las artistas. |
Palabras clave : | Hibridismo cultural Culturas populares Performance Arte brasileira Arte brasileña |
Área CNPQ: | OUTROS |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares |
Citación : | SANTOS, Flávia Santana. Destecendo bordas: acercamentos com o popular nas performances de Berna Reale (PA) e Maicyra Leão (SE). 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13455 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Culturas Populares |
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