Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13578
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Quando a ausência da marca de plural em verbos influencia a escrita : uma análise da produção escrita e oral de estudantes sergipanos |
Título(s) alternativo(s): | When the absence of the plural mark in verb forms influences writing: an analysis of written and oral production of sergipan students |
Autor(es): | Santos, Adriana Alves de Santana |
Data do documento: | 20-Fev-2020 |
Orientador: | Nunes, Vanessa Gonzaga |
Resumo: | O presente trabalho se ocupará de fazer uma relação entre a produção escrita e oral de alunos de 9° ano do Ensino Fundamental, do turno vespertino, da Escola Municipal Profª Adília de Aguiar Leite, localizada no município de Carmópolis/SE, no que concerne à realização de formas verbais de 3ª pessoa do presente do indicativo. Investigaremos a recorrência da natureza das omissões na flexão verbal dessa produção escrita e como se dá a realização ou a não realização dos segmentos correlatos na fala. Trataremos especificamente, na escrita, de omissões de consoantes nasais em flexão de verbo na terceira pessoa do plural do presente do indicativo e suas correlações com apagamento de ditongos fonéticos ou de traço de nasal na produção oral desses estudantes. Objetivamos, com este trabalho, coletar dados para analisar e descrever como se dá a marcação do plural dos verbos da terceira pessoa e investigar até que ponto a oralidade pode estar influenciando a produção escrita dos alunos. Pretende-se discutir as descrições fonéticas para esses contextos em análise, como também é objetivo deste trabalho fazer com que os professores despertem para a importância de refletirem sobre a consciência fonética/fonológica atrelada à escrita, e, consequentemente, motivar o desenvolvimento de atividades que façam os alunos perceber as congruências e as incongruências entre a fala e o sistema notacional que é a escrita. A variação linguística utilizada entre sujeito e verbo de terceira pessoa do plural no Português Brasileiro (PB) é um fenômeno que pretendemos analisar sob a perspectiva da fonética e da fonologia, sem perder de vista que tais investigações fazem interface obrigatoriamente com a sintaxe e a morfologia. Para subsidiar nosso trabalho, buscaremos respaldo nos pressupostos teóricos de Cagliari (2002) sobre a interface entre Fonética/Fonologia e Morfologia, Cristófaro-Silva et al. (2012), Battisti (2000) e Schwindt (2015) sobre a redução do ditongo em posição átona e a possível alteração da flexão verbal, como também, outros autores que refletem sobre as nasais e a importância da consciência fonológica na aquisição da escrita. A partir da análise que foi feita podemos dizer que essa escrita sofre influência da oralidade, pois o texto escrito contém muitas características da fala e, portanto, os alunos se utilizam das palavras que fazem parte do seu léxico e as grafam do mesmo jeito que as produzem na fala, sem conscientização e monitoramento que deve ser feito nas diferentes situações, a depender do grau de formalidade e dos interlocutores. Sendo assim, intervimos nesse processo, através de uma proposta de ensino intitulada “A Língua em Jogo” que, no que diz respeito ao aluno, deu oportunidades à esse de desenvolver ou aprofundar a sua consciência fonológica fazendo pontes com a relação entre a fala e a escrita e a refletir sobre a Língua Portuguesa, mais especificamente sobre a marcação da nasal nas formas verbais de terceira pessoa do plural. No que concerne os professores, pretende ser uma ferramenta que possibilite o conhecimento de alguns fenômenos presentes na fala do aluno e a compreensão sobre as relações existentes entre a oralidade e o texto, com vistas a dirimir erros na escrita de verbos conjugados. |
Abstract: | The present work will deal with the relation between the written and oral production of 9th grade students of the Elementary School, of the afternoon shift, of the Profª Adília de Aguiar Leite Municipal School, located in the municipality of Carmópolis / SE, regarding the 3rd person verb forms from the simple present tense. We will investigate the recurrence of the nature of omissions in the verbal flexion of this written production and how the related segments in speech are performed or not. Specifically, we will deal in writing with omissions of verb-bending nasal consonants in the third person plural simple present tense and their correlations with phonetic diphthongs or nasal trace deletion in the oral production of these students. The objective of this work is to collect data to analyze and describe how to mark the plural of third person verbs and to investigate to what extent orality may be influencing students' written production. It is intended to discuss the phonetic descriptions for these contexts under analysis, as it is also the objective of this work to make teachers wake up to the importance of reflecting on the phonetic / phonological awareness linked to writing, and, consequently, motivate the development of activities that make students realize the congruences and incongruities between speech and the notational system that is writing. The linguistic variation used between subject and third-person plural verb in Brazilian Portuguese (BP) is a phenomenon that we intend to analyze from the perspective of phonetics and phonology, without losing sight of the fact that such investigations must necessarily interface with syntax and morphology. To support our work, we will seek support from Cagliari's (2002) theoretical assumptions about the interface between Phonetics / Phonology and Morphology, Cristófaro-Silva et al. (2012), Battisti (2000) and Schwindt (2015) on the reduction of the diphthong in an unstressed position and the possible alteration of verbal flexion, as well as other authors who reflect on the nasal and the importance of phonological awareness in the acquisition of writing. From the analysis that was made we can say that this writing is influenced by orality, because the written text contains many characteristics of speech and, therefore, students use the words that are part of their lexicon and spell them in the same way as they produce in speech, without awareness and monitoring that must be done in different situations, depending on the degree of formality and the interlocutors. Therefore, we intervene in this process, through a teaching proposal entitled “The Language at Stake” which, as far as the student is concerned, has given them the opportunity to develop or deepen their phonological awareness by bridging the relationship between speech and language. writing and reflecting on the Portuguese language, more specifically on the marking of the nasal in the third person verb forms of the plural. With regard to teachers, it aims to be a tool that enables the knowledge of some phenomena present in the student's speech and the understanding of the relations between orality and the text, with a view to resolving errors in the writing of conjugated verbs. |
Palavras-chave: | Língua portuguesa Escrita Português falado Fonética Fonologia |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
Citação: | SANTOS, Adriana Alves de Santana. Quando a ausência da marca de plural em verbos influencia a escrita : uma análise da produção escrita e oral de estudantes sergipanos. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13578 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ADRIANA_ALVES_SANTANA_SANTOS.pdf | 7,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.