Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13581
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | Descobrindo a descrição na narração : uma proposta para aulas de português |
Autor : | Santos, Clédia Maria dos |
Fecha de publicación : | 3-feb-2020 |
Director(a): | Bruno, Alberto Roiphe |
Resumen: | Este relatório apresenta a pesquisa intitulada “Descobrindo a descrição na narração: uma proposta para aulas de português”, cujo objetivo foi reconhecer a descrição (uma composição ancilla narrationis) como um aspecto de construção da narração que interrelaciona os personagens, os lugares, os objetos e os fenômenos, elementos que possibilitaram a leitura literária da história contada na tradição oral e registrada no romance O tesouro de Jaboatão: história e fantasia, de José Bezerra dos Santos, e nas ilustrações de Álvaro Santos. A pesquisa foi realizada com os estudantes do 7º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Josino Menezes, em Japoatã, estado de Sergipe. O estudo, que alia conceitos de língua e literatura, foi fundamentado em Lukács (1965), Garcia (1967), Bearzoti Filho (1991), Candido (2005, 2009), Freitag e Damaceno (2015), Bechara (2015), dentre outros. Para a intervenção, como produto do Mestrado Profssional em Letras, foi elaborado um Caderno Pedagógico composto por uma sequência didática que reúne atividades com práticas de linguagem de leitura/escuta, oralidade e escrita e uma atividade lúdica de caça ao tesouro, intitulada “Caça ao adjetivo”, utilizando-se trechos do romance e das imagens que o ilustram, bem como um texto jornalístico e o Hino da cidade. Partindo de um texto que faz parte de seu universo, os estudantes souberam da existência da obra escrita, analisaram a função do adjetivo na construção das descrições e a relação entre os elementos descritos na composição da narração. Com efeito, a pesquisa, de cunho qualitativo, contribuiu para o fomento da leitura como uma prática mais significativa, apontando caminhos para o desenvolvimento da competência leitora nas aulas de língua portuguesa, bem como para o processo ensino-aprendizagem da descrição, seus elementos constituintes e do adjetivo, item gramatical que representa um traço imprescindível para os sentidos do texto, conforme indicaram os resultados das atividades e do teste de saída. |
Resumen : | This report presents the research entitled “Discovering the description in the narration: a proposal for Portuguese classes”, whose objective was to recognize the description (an ancilla narrationis composition) as a narrative construction aspect that interrelates the characters, places, objects and the phenomena, elements that made possible the literary reading of the story told in the oral tradition and recorded in the novel O tesouro de Jaboatão: história e fantasia, by José Bezerra dos Santos, and in the illustrations by Álvaro Santos. The research was conducted with students of the 7th grade of elementary school at Colégio Estadual Josino Menezes, in Japoatã, state of Sergipe. The study, which combines concepts of language and literature, was based on Lukács (1965), Garcia (1967), Bearzoti Filho (1991), Candido (2005, 2009), Freitag and Damaceno (2015), Bechara (2015), among others. For the intervention, as a product of the Professional Master’s Degree in Letters, a Pedagogical Notebook was prepared, composed of a didactic sequence that brings together activities with reading / listening, speaking and writing practices and a playful activity of treasure hunting, entitled “Hunting to the adjective ”, using excerpts of the novel and the images that illustrate it, as well as a journalistic text and the anthem of the city. Starting from a text that is part of their universe, the students learned about the existence of the written work, analyzed the function of the adjective in the construction of descriptions and the relationship between the elements described in the narrative composition. In fact, the qualitative research contributed to the promotion of reading as a more significant practice, pointing out ways for the development of reading competence in Portuguese language classes, as well as for the teaching-learning process of description, its constituent elements and the adjective, a grammatical item that represents an essential trait for the senses of the text, as indicated by the results of the activities and the exit test. |
Palabras clave : | Língua portuguesa Adjetivo Leitura Ensino fundamental Literatura Crítica e interpretação Tradição oral na literatura Língua Leitura literária Tradição oral Descrição Romance Imagem Language Literature Literary reading Oral tradition Description Novel Image Adjective |
Área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
Citación : | SANTOS, Clédia Maria dos. Descobrindo a descrição na narração : uma proposta para aulas de português. 2020. 195 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13581 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Letras |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLEDIA_MARIA_SANTOS.pdf | 4,91 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.