Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13620
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | A identificação da contra-argumentação na leitura de gêneros jornalísticos : uma experiência com estudantes do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | La identificación de contraargumentos en la lectura de géneros periodísticos : una experiencia con estudiantes de primaria |
Autor(es): | Monte, Nadija Santos |
Data do documento: | 18-Fev-2020 |
Orientador: | Azevedo, Isabel Cristina Michelan de |
Resumo: | Ao considerar os estudos que permeiam o campo da argumentação e as necessidades observadas nas práticas sociointerativas diárias, confirma-se que os argumentos e os contra-argumentos ganham grande relevância em diferentes campos sociais, por isso podem ser associados aos conteúdos de língua portuguesa. Observa-se a partir das práticas escolares realizadas em uma escola estadual de Neópolis-SE que os estudantes apresentam dificuldades ao tentar perceber a organização do processo argumentativo, assim este trabalho visa a buscar meios para colaborar com o planejamento de atividades que favoreçam a identificação da contra-argumentação na leitura de gêneros jornalísticos por estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental (EF). Para tanto, visando à organização de um Módulo Didático, esta pesquisa investiga a contraargumentação, proporcionada pela leitura orientada de exemplares de gêneros variados, em circulação em veículos de comunicação, procurando estabelecer quais são as etapas necessárias para a identificação dos recursos linguístico-discursivos implicados nesse processo por parte dos discentes. Para o alcance desse propósito, a pesquisa selecionou situações sociointerativas que envolvam os estudantes em um contexto propício para a percepção do papel de cada interlocutor implicado em diálogos estabelecidos em material escrito a partir de uma questão argumentativa. Como esta pesquisa assume a perspectiva dialogal de Plantin, com base no estudo de variados textos, o Módulo Didático inclui situações de leitura de exemplares de gêneros jornalísticos para que os estudantes identifiquem as relações entre a argumentação e a contra-argumentação, os operadores argumentativos característicos de cada movimento argumentativo e a alternância dos papeis actanciais por cada ator social. Os resultados alcançados indicam que os estudantes, em práticas específicas, desenhadas para a leitura de textos jornalísticos, percebem como os papéis de atuação impactam as possibilidades de articulação da contra-argumentação, reconhecem a importância dos operadores argumentativos nesse movimento interacional, embora nem sempre consigam notar as diferenças semânticas existentes entre esses operadores, o que sugere a necessidade de continuidade do trabalho em outras etapas formativas com diferentes gêneros discursivos. Por sabermos que a Base Nacional Comum Curricular, na competência 6 de língua portuguesa, propõe ações destinadas ao ensino da argumentação, o Módulo Didático desenvolvido nesta pesquisa torna-se um alternativa que pode ser replicada e adaptada por outros professores, além de contribuir com a formação de sujeitos críticos e participantes ativos em variadas situações comunicativas dentro e fora da escola. |
Abstract: | Teniendo en cuenta los estudios que impregnan el campo de la argumentación y las necesidades observadas en las prácticas socio-interactivas diarias, se confirma que los argumentos y contraargumentos adquieren gran relevancia en diferentes campos sociales, por lo que pueden asociarse con el contenido del idioma portugués. A partir de las prácticas escolares realizadas en una escuela estatal en Neópolis-SE, se observa que los estudiantes tienen dificultades para comprender la organización del proceso argumentativo, por lo que este trabajo tiene como objetivo encontrar formas de colaborar con la planificación de actividades que favorecen la identificación de contraargumento en la lectura de géneros periodísticos por estudiantes de 8º grado. Con este fin, con el objetivo de organizar un Módulo Didáctico, este estudio investiga la contraargumentación, proporcionada por la lectura guiada de copias de diversos géneros, que circulan en vehículos de comunicación, tratando de establecer cuáles son los pasos necesarios para la identificación de recursos. Implicaciones discursivas-lingüísticas involucradas en este proceso por los estudiantes. Para lograr este propósito, la investigación seleccionó situaciones socio-interactivas que involucran a los estudiantes en un contexto propicio para la percepción del papel de cada interlocutor involucrado en diálogos establecidos en material escrito basado en una pregunta argumentativa. Como esta investigación asume la perspectiva dialógica de Plantin, basada en el estudio de varios textos, el Módulo Didáctico incluye situaciones de lectura de copias de géneros periodísticos para que los estudiantes puedan identificar la relación entre argumentación y contraargumentación, los operadores argumentativos característicos. de cada movimiento argumentativo y la alternancia de roles actanciales por cada actor social. Los resultados indican que los estudiantes, en prácticas específicas, diseñadas para leer textos periodísticos, perciben cómo los roles de actuación impactan las posibilidades de articulación del contraargumento, reconocen la importancia de los operadores argumentativos en este movimiento de interacción; aunque no siempre pueden notar las diferencias semánticas entre estos operadores, lo que sugiere la necesidad de continuidad del trabajo en otras etapas formativas con diferentes géneros discursivos. Como sabemos que la Base Curricular Nacional Común, en competencia 6 en lengua portuguesa, propone acciones dirigidas a la enseñanza de la argumentación, el Módulo Didáctico desarrollado en esta investigación se convierte en una alternativa que puede ser replicada y adaptada por otros docentes, además de contribuir a la formación de sujetos críticos y participantes activos en diversas situaciones comunicativas dentro y fuera de la escuela. |
Palavras-chave: | Leitura Ensino fundamental Reação crítica de leitores Leitura de jornais Conhecimento e aprendizagem Contra-argumentação Processo de ensino-aprendizagem Gêneros jornalísticos Contraargumento Lectura Proceso de enseñanza-aprendizaje Géneros periodísticos |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
Citação: | MONTE, Nadija Santos. A identificação da contra-argumentação na leitura de gêneros jornalísticos : uma experiência com estudantes do ensino fundamental. 2020. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissonal em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13620 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NADIJA_SANTOS_MONTE.pdf | 7,36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.