Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15822
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Do conto ao gênero dramático : tutorial de leitura literária como proposta para formação do leitor
Autor(es): Santana, Jamaira Merielle Rocha de
Data do documento: 18-Jun-2020
Orientador: Ramalho, Christina Bielinsk
Resumo: Este Trabalho de Conclusão Final (TCF) do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) tem como objetivo apresentar uma prática de intervenção dirigida aos alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental II, em uma Escola da Rede Estadual de ensino no município de Capela/SE, relacionada à leitura literária dos contos “O marido da Mãe d´água”, “Os três companheiros” e “O bem se paga com o bem” presentes na obra Contos tradicionais do Brasil, de Luís da Câmara Cascudo, com o intuito de incentivar a leitura, a criticidade, a valorização da identidade cultural brasileira. Para tanto, as propostas de atividades descritas ancoram-se nos pressupostos de Cosson (2010) sobre o leitor e o texto literário, Bordini e Aguiar (1988) através da referência ao Método Recepcional, Moisés (1967), Córtazar (2011), Bosi (1977), para o estudo dos contos, entre outros. A partir do aporte teórico pautado na Metodologia da Pesquisa-Ação de Michel Thiollent (2011) e nas novas concepções de ensino que envolvem a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o presente trabalho contará com a realização oficinas de leitura, produção textual de retextualização, dramatização utilizando a técnica de formas animadas – bonecos de vara — e uma reflexão sobre a importância da leitura e interatividade na escola. No que diz respeito ao produto final, construímos um tutorial em vídeo “Do conto ao gênero dramático: Tutorial de leitura literária como proposta para formação do leitor” que sintetiza as principais etapas da atividade desenvolvida nesta pesquisa. Com isso, espera-se contribuir para a formação de leitores/as críticos/as no intuito de conscientizá-los da importância da prática de leitura e valorização da cultura popular.
Abstract: This Final Conclusion Work (TCF) of the Professional Master of Arts (PROFLETRAS) aims to present an intervention practice directed to students of the 7th Year of Elementary Education II, in a State School in the city of Capela / SE, related to the literary reading of the short stories “The husband of the Mother of water”, “The three companions” and “The good is paid for with good” present in the work Traditional Tales of Brazil, by Luís da Câmara Cascudo, in order to encourage reading, criticality, valuing Brazilian cultural identity. Therefore, the proposed activities described are anchored in the assumptions of Cosson (2010) about the reader and the literary text, Bordini and Aguiar (1988) through the reference to the Receptive Method, Moisés (1967), Córtazar (2011), Bosi (1977), for the study of tales, among others. Based on the theoretical contribution based on Michel Thiollent's Research-Action Methodology (2011) and on the new teaching concepts that involve the BNCC (National Curriculum Common Base), the present work will include reading workshops, textual production of retextualization , dramatization using the technique of animated forms - stick puppets - and a reflection on the importance of reading and interactivity at school. With regard to the final product, we built a video tutorial “From the short story to the dramatic genre: Literary reading tutorial as a proposal for the formation of the reader” that summarizes the main stages of the activity developed in this research. With this, it is expected to contribute to the formation of critical readers in order to make them aware of the importance of the practice of reading and valuing popular culture.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Contos brasileiros
Literatura brasileira
Incentivo à leitura
Contos
Leitura literária
Teatro
Retextualização
Cultura popular
Short stories
Literary reading
Theater
Retextualization
Popular culture
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citação: SANTANA, Jamaira Merielle Rocha de. Do conto ao gênero dramático: tutorial de leitura literária como proposta para formação do leitor. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2020.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15822
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAMAIRA_MERIELLE_ROCHA_DE_SANTANA.pdf5,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.