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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15968
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Proposta de leitura da carnavalização nos cordéis de Pedro Malasartes |
Autor(es): | Rodrigues, Rozilene Silva |
Data do documento: | 25-Nov-2021 |
Orientador: | Silva, José Ricardo Carvalho da |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se a trabalhar a carnavalização indo à sala de aula de forma que os aspectos da teoria de Bakhtin possam ser identificados nos textos do gênero cordel, dando destaque à personagem Pedro Malasartes. Destarte, partindo-se da concepção dos discentes acerca da festa carnaval, buscar associar as semelhanças com a teoria da carnavalização, cujo aspecto primordial são o riso e a inversão de papéis tão presentes nessa manifestação popular. Destaca-se também, a proposta de leitura que explora os supracitados aspectos com o referido gênero, observando os recursos humorísticos explorados neste tipo texto a fim de provocar reflexão sobre a linguagem, criticidade e ludicidade. A pesquisa se baseia em estudos sobre o processo de carnavalização proposto por Bakhtin (2010), bem como os 14 princípios sobre as sátiras menipeias que ajudam a compreender o funcionamento da linguagem cômica de expressão popular. Por meio da carnavalização, observamos movimentos de transgressão social vivenciados pelo protagonista colocando-se em destaque a construção de acontecimentos sobre o enfoque do povo. A teoria da carnavalização é percebida como uma atividade que representa a inversão de papéis sociais, onde o ludibriado é o patrão ou quem detém o poder econômico. Selecionamos narrativas que têm como personagem central, o ícone do folclore brasileiro Pedro Malasartes. O corpus dessa pesquisa utiliza os cordéis: As Palhaçadas de Pedro Malasartes de Francisco Sales Arêda (2004) e O Quengo de Pedro Malasartes no Fazendeiro, de João Damasceno Nobre (1959). Observa-se que o personagem Pedro Malasartes é um representante do trabalhador do campo que muitas vezes é explorado e a única maneira de se livrar da fome é realizar trapaças e ações cheias de astúcias. Dessa forma, observamos como as narrativas de Pedro Malasartes exploram o jogo de palavras, ambiguidade, rimas de duplo sentido para contar as sagas de enganação. A pesquisa segue os passos da engenharia didática que busca investigar princípios teórico-metodológicos para o ensino da língua materna na sala de aula com gêneros de texto, com base em Dolz (2018). Objetiva-se a organização de um caderno de leitura voltado para alunos do Ensino Fundamental, com base nos princípios da engenharia didática defendidos por Dolz (2006), Ribeiro (2018). Sob essa perspectiva, investiga-se procedimentos didáticos voltados para a compreensão de textos que exploram elementos da cultura popular. Para tanto, desenvolvemos um estudo sobre o gênero cordel, analisando as temáticas, suas formas composicionais dotadas de sextilhas e rimas. |
Abstract: | The present work proposes to work with carnivalization going to the classroom so that aspects of Bakhtin's theory can be identified in texts of the cordel genre, highlighting the character Pedro. Thus, starting from the students' conception of the carnival party, seeking to associate similarities with the theory of carnivalization, whose primordial aspect is laughter and the inversion of roles that are present in this popular manifestation. Also noteworthy is the reading proposal that explores the aspects with the aforementioned genre, observing the humorous resources explored in this type of text in order to provoke reflection on language, criticality and playfulness. The research is based on studies on the process carnivalization proposed by Bakhtin (2010), as well as the 14 principles on Menippean satires that help to understand the functioning of the comic language of popular expression. Through carnivalization, we observe movements of social transgression experienced by the protagonist and highlight the construction of events from the people's focus. The carnivalization theory is perceived as an activity that represents the inversion of social roles, where the deceived is the boss or person who holds economic power. We selected narratives whose central character is the icon of Brazilian folklore Pedro Malasartes. The corpus of this research uses cordeis: As Palhaçadas de Pedro Malasartes by Francisco Sales Arêda (2004) and O Quengo by Pedro Malasartes no Fazendeiro, by João Damasceno Nobre (1959). It is observed that the character Pedro Malasartes is a representative of the rural worker who is often exploited and the only way to get rid of hunger is to perform tricks and cunning acts. In this way, we observe how Pedro Malasartes' narratives explore the play on words, ambiguity, rhymes with double meanings to tell the sagas of deception. The research follows the steps of didactic engineering that seeks to investigate theoretical-methodological principles for teaching mother tongue in the classroom with text genres. Based on Dolz (2018). The aim is to organize a reading book aimed at elementary school students, based on the principles of didactic engineering defended by Dolz (2006), Ribeiro (2018). From this perspective, we investigate didactic procedures aimed at understanding texts that explore elements of popular culture. Therefore, we developed a study on the cordel genre, analyzing the themes, its compositional forms endowed with sextiles and rhymes. |
Palavras-chave: | Língua portuguesa Leitura Literatura de cordel Cordel Engenharia didática Pedro Malasartes Carnavalização Didactic engineering Carnavalization Reading |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
Citação: | RODRIGUES, Rozilene Silva. Proposta de leitura da carnavalização nos cordéis de Pedro Malasartes. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2021. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15968 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
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