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Tipo de Documento: Monografia
Título : Metodologias ativas, BNCC, Currículo de Sergipe e plano de atividades de inglês para o 6º ano na Pandemia : diálogos (im)possíveis
Autor : Rabelo, Maria de Lourdes Santana
Fecha de publicación : 20-ago-2021
Director(a): Barreto, Juliana Pereira Souto
Resumen: Nos tempos atuais, com o evento da pandemia do Coronavírus em 2020, que nos acompanha (desde 2019) até hoje, nos vimos em situações antes nunca pensadas, tornando-se imperioso rediscutir os processos de ensino-aprendizagem, necessários à formação deste novo alunado que se encontra mais dependente do ensino remoto. A resposta a tal reflexão passa pelo reconhecimento das profundas modificações que transparecem no mundo contemporâneo, a influência dos meios de comunicação na construção/formação das crianças, adolescentes, dos homens/profissionais desde o início do século XXI. Torna-se, portanto, um grande desafio desenvolver a autonomia individual em comunhão com a visão do coletivo. Neste contexto, este trabalho, de caráter qualitativo aplicado, adotando procedimentos de análises bibliográficas e documental, considera a análise do conteúdo de Língua Inglesa impresso na BNCC (2017), no Currículo de Sergipe (2018) e no Portal da Secretaria de Educação de Sergipe – “Estude em casa” – referentes ao 6º ANO do Ensino Fundamental. Nos documentos, que servem de base para o planejamento de aulas, o material está organizado em eixos (oralidade, escrita, leitura, conhecimentos linguísticos e dimensão intercultural), Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades. Utiliza-se como embasamento teórico os estudos de Freire (2002), Libâneo (1994), Garofalo (2018), Camargo e Daros (2018), Dale (1969), e Santos (2003), que tratam de metodologias que orientam para as habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos por meio de atitudes socioemocionais e cognitivas. Observa-se que o professor, como mediador do aprendizado, deve buscar metodologias e estratégias pedagógicas, que enxerguem, trabalhem e respeitem as diferentes necessidades de alunos ou grupos de alunos, suas famílias suas diferenças culturais e sociais, quando necessário, complementando conteúdos e materiais didáticos, sempre em busca do melhor aprendizado. Usar de procedimentos, conceitos e habilidades para propagar os valores para a formação de uma sociedade mais justa, ética e responsável preocupada com a humanidade e o meio ambiente.
Resumen : In current times, with the crisis of the Coronavirus pandemic in 2020 that has accompanied us (since 2019) until today, we have found ourselves in situations before we thought and it has become imperative, to re-discuss the teaching-learning processes, through the training of these students who find, themselves, more dependent on remote learning. The answer to such reflection involves the recognition of the profound changes, that transpire in the contemporary world, the influence of the media in the construction / training of children, men / professionals and since the beginning of the 21st century. Being a great challenge - to develop individual autonomy in communion with the collective vision. In this context, this work considers the analysis of the English language content in the BNCC (2017), in the Curriculo de Sergipe (2018) and in the Portal - “Estude em casa”,Secretaria da Educação do Governo de Sergipe -SEDUC-SE, referring to the Sixth-grader of Elementary School. In the documents that serve as the basis for class planning, material is organized into axes (orality, writing, reading, linguistic knowledge and intercultural dimensions), thematic units, objects of knowledge and skills. Basid in theorics like Freire (2002), Libâneo (1994), Garofalo (2018), Camargo e Daros (2018), Dale (1969) and Santos (2003), which deal with methodologies that guide the skills to be developed by students, through socio-emotional attitudes and cognitive. The teacher, as a learning mediator, must seek pedagogical methodologies and strategies that see, work and respect the different needs of students or groups of students, their families and their cultural and social differences, when necessary, complementing teaching content and materials, always in search of the best learning. Use procedures, concepts and skills to propagate values for the formation of a fairer, more ethical and responsible Society, with responsibility towards the environment and humanity.
Palabras clave : Letras português-inglês
Ensino de letras português-inglês
BNCC
Currículo
Língua inglesa
Metodologias
BNCC
Curriculum
English language
Active methodologies
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DLES - Departamento de Letras Estrangeiras – São Cristóvão - Presencial
Citación : Rabelo, Maria de Lourdes Santana. Metodologias ativas, BNCC, Currículo de Sergipe e plano de atividades de inglês para o 6º ano na Pandemia : diálogos (im)possíveis. São Cristóvão, 2021. Monografia (Licenciada em Letras Português-Inglês) – Departamento de Letras Estrangeiras, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16056
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