Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16320
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Empreendedorismo em cena : associações entre narrativas audiovisuais e competências do empreendedor em ambientes educacionais |
Autor(es): | Santos, Glauco Henrique Cruz |
Data do documento: | 26-Ago-2021 |
Orientador: | Montenegro, Ludmilla Meyer |
Resumo: | O ensino do empreendedorismo é uma crescente em todo país, tendo em vista pesquisas Globais, como o Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e Nacionais, como o SEBRAE. Antes e, principalmente, durante a pandemia da COVID-19, ocorreu uma aceleração na procura dos alunos de nível superior por essa disciplina, levando em conta o ensino transversal que agrega o seu uso a outras áreas de ensino. Buscando maneiras práticas de trabalhar os temas em ambientes educacionais, seja EAD, seja em sala de aula presencial, o presente estudo optou por explorar e analisar duas vertentes: o uso de narrativas audiovisuais como ferramenta pedagógica e a escolha pelas Competências Empreendedoras como objeto de estudo. Com isso, a pesquisa tem o objetivo de compreender como associações entre narrativas audiovisuais e as competências do Empreendedor podem contribuir para o ensino e aprendizagem de uma disciplina de Empreendedorismo. Com base numa seleção intencional e intuitiva, foram selecionados cinco produtos audiovisuais com gêneros variados e que possuem o empreendedorismo de maneira objetiva e/ou subjetiva. As análises foram feitas utilizando-se de recursos como analogias, metáforas e alusões, para que criar associações entre a narrativa audiovisual de cada produto e as Competências Empreendedoras estudadas. Fundamentada por critérios tanto para aplicação quanto para o desenvolvimento dessas análises, cada uma das narrativas foi detalhada, inclusive com sugestão de utilização em ambientes educacionais. Foi elaborado um plano de ensino para sugestão de uso de um desses produtos nesses ambientes. Conclui-se que a utilização da ferramenta cinema, embasada no modelo aplicado neste estudo e com a criatividade dos professores para a busca de novas narrativas, pode contribuir para uma solução diferenciada de ensino, diminuindo as resistências em relação à ferramenta, tanto por por parte dos professores quanto dos alunos e prezando pela visão de futuro, pelas dificuldades impostas pelas duas últimas gerações, Z e Alfa, que hoje formam o alicerce não só da educação, mas dos rumos da sociedade. Diante desta realidade, acredita-se que é necessário lançar um novo olhar para a educação/ensino/aprendizagem, por meio de revisões metodológicas que possam cooptar os alunos, captando sua atenção, induzindo suas reflexões e, principalmente, contribuindo para uma aprendizagem experiencial favorável ao seu desenvolvimento mental, social e profissional. |
Abstract: | The teaching of entrepreneurship is growing throughout the country, considering Global research, such as the Global Entrepreneurship Monitor (GEM) and National ones, such as SEBRAE. Before and mainly during the COVID-19 pandemic, there was an acceleration in the demand of higher education students for this subject, taking into account the transversal teaching that adds its use to other areas of education. Seeking practical ways of working the themes in educational environments, whether distance learning or in the classroom, this study chose to explore and analyze two aspects: the use of audiovisual narratives as a pedagogical tool and the choice for Entrepreneurial Skills as an object of study. Thus, the research aims to understand how associations between audio-visual narratives and Entrepreneur skills can contribute to the teaching and learning of an Entrepreneurship discipline. Based on an intentional and intuitive selection, five audiovisual products were selected with varied genres and that have entrepreneurship in an objective and/or subjective way. The analyzes were carried out using resources such as analogies, metaphors and allusions, in order to create associations between the audiovisual narrative of each product and the Entrepreneurial Competences studied. Based on criteria for both the application and the development of these analyses, each of the narratives was detailed, including a suggestion for use in educational environments. A teaching plan was drawn up to suggest the use of one of these products in these environments. It is concluded that the use of the cinema tool, based on the model applied in this study and with the creativity of teachers to search for new narratives, can contribute to a differentiated teaching solution, reducing resistance to the tool, both for on the part of teachers and students and valuing the vision of the future, the difficulties imposed by the last two generations, Z and Alpha, which today form the foundation not only of education, but of the course of society. Given this reality, it is believed that it is necessary to launch a new look at education/teaching/learning, through methodological revisions that can coopt students, capturing their attention, inducing their reflections and, mainly, contributing to an experiential learning favorable to their mental, social and professional development. |
Palavras-chave: | Administração Empreendedorismo Cinema na educação Competências do empreendedor Narrativa audiovisual Ferramenta educacional Cinema Entrepreneurship Entrepreneur skills Audiovisual narrative Educational tool |
área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Administração |
Citação: | SANTOS, Glauco Henrique Cruz. Empreendedorismo em cena : associações entre narrativas audiovisuais e competências do empreendedor em ambientes educacionais. 2021. 144 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16320 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GLAUCO_HENRIQUE_CRUZ_SANTOS.pdf | 2,64 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.