Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16334
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Alteridades possíveis com jovens estrangeiros : diferenças e diversidade cultural em documentários
Autor(es): Nascimento, Livia de Almeida
Data do documento: 19-Ago-2022
Orientador: Colucci, Maria Beatriz
Resumo: Esta pesquisa investiga de que modos filmes documentários tratando de diferenças e diversidade cultural contribuem para experiências de alteridade na adaptação de jovens imigrantes e refugiados, especialmente em poéticas aliadas às demais linguagens artísticas. Discute ainda como se dão as relações interculturais entre pessoas locais e estrangeiros em processos de integração e inclusão, em contexto educacional. Para tal, fazemos uma análise comparativa entre os filmes Bagages (Canadá, 2017) e Cara do Mundo (Brasil, 2016) fundamentada em estudos de Mikhail Bakhtin (2003) que abordam a alteridade; experiências de Alain Bergala (2008) sobre a potência do cinema na educação e com jovens; além de ideias de Denys Cuche (1999) e Homi K. Bhabha (1998) envolvendo diferenças e diversidade cultural. Com critérios respeitando categorias como o contexto de realização das obras, analisamos como as narrativas documentais estudadas foram apropriadas em processos sociais específicos, e discutimos sobre o uso desses produtos audiovisuais no processo de construção de experiências de alteridade e de inserção envolvendo jovens imigrantes e refugiados.
Abstract: This study investigates how documentary films dealing with cultural differences and diversity contribute to experiences of alterity in the adaptation process of young immigrants and refugees, especially in poetics that include other artistic languages. It also discusses how intercultural relations between local people and foreigners take place in integration and inclusion processes within educational contexts. To this end, we conduct a comparative analysis between the films Bagages (Canada, 2017) and Cara do Mundo (Brazil, 2016), based on studies by Mikhail Bakhtin (2003) that address alterity; on experiences by Alain Bergala (2008) about the potential of cinema in education and with young adults, as well as on ideas by Denys Cuche (1999) and Homi K. Bhabha (1998) involving cultural differences and diversity. Using criteria that respect categories such as the context in which the films were made, we analyze how the documentary narratives studied were appropriated in specific social processes and discuss the use of these audiovisual products in the process of building experiences of alterity and social insertion involving young immigrants and refugees.
Palavras-chave: Cinema
Documentário (Cinema)
Imigrantes
Refugiados
Multiculturalismo
Alteridade
Diferença e diversidade cultural
Jovens imigrantes e refugiados
Integração e inclusão
Poéticas documentais
Linguagens artísticas
Alterity
Cultural difference and diversity
Immigrant and refugee youth
Integration and inclusion
Documentary poetics
Artistic languages
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema
Citação: NASCIMENTO, Livia de Almeida. Alteridades possíveis com jovens estrangeiros : diferenças e diversidade cultural em documentários. 2022. 113 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16334
Aparece nas coleções:Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVIA_ALMEIDA_NASCIMENTO.pdf2,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.