Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16405
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Avaliação da aprendizagem no contexto da formação de professores: relato de uma experiência
Otros títulos : Learning assessment in the context of teacher education: report of an experience
Autor : Estrela, Sineide Cerqueira
Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Silva, Irandir
Fecha de publicación : sep-2021
Resumen: O presente estudo tenciona descrever, tecer considerações acerca da trajetória vivida no contexto do componente curricular Avaliação no Contexto Educacional, com estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade pública. Para tanto, o objetivo geral que norteia o trabalho pauta-se em: compreender como a experiência vivenciada no contexto do componente curricular Avaliação no Contexto Educacional contribuiu para reconfigurar as concepções e práticas avaliativas; e como objetivo secundário: identificar, nas vozes dos estudantes em formação, os significados e as percepções construídos sobre a avaliação durante seu percurso escolar. O aporte teórico utilizado baseia-se, principalmente, nas contribuições de Freire (1999; 2015), Dazzani e Faria (2009), Sousa (2009), entre outros. No âmbito metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de produção de dados diários de itinerâncias, relatos orais e observação participante. Os resultados revelaram que 95% dos estudantes possuem uma percepção negativa acerca da avaliação. Nas suas vozes, avaliação significa: opressão/prova (EP1), pânico, vingança (EP2), pânico/terror/medo (EP12), choro/traumas (EP22). Contudo, a experiência vivenciada contribuiu para reconfigurar concepções e práticas avaliativas, constituindo-se em uma experiência rica de conhecimentos e saberes.
Resumen : This study intends to describe and make considerations about the trajectory lived in the context of the curricular component Assessment in the Educational Context, with students from the Pedagogy course at a public university. Therefore, the general goal that guides this paperwork is based on: understand how the lived experience in the curricular component Assessment in the Educational Context contributed to reconfigure the evaluation concepts and evaluation practices; and as a secondary goal: identify in the students’ voices in training, the meanings and perceptions built on the assessment during their school career. The theoretical support used is mainly based on the contributions of Freire (1999; 2015), Dazzani and Faria (2009), Sousa (2009), among others. In the methodological scope, this is a qualitative research, having as an instrument for the production of daily data on itinerants, oral reports. The results revealed that 95% of students have a negative perception about the assessment. In their mindset, evaluation means: oppression/evidence (EP1), panic, revenge (EP2), panic/terror/fear (EP12), crying/trauma (EP22).
Palabras clave : Avaliação
Formação docente
Pedagogia
Assessment
Teacher training
Pedagogy
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.03.22
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16405
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AvaliacaoAprendizagemContextoFormacaoProfessores.pdf176,59 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.