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Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : A escola parceira da comunidade na inclusão social no âmbito da educação infantil (creche e pré-escola)
Otros títulos : The community partner school in social inclusion in the scope of early childhood education (nursery and pre-school)
Autor : Leite, Rosylayne
Fecha de publicación : sep-2021
Resumen: Este artigo busca contemplar os estudos que tratam da escola como parceira na inclusão social, agregando valores e envolvendo a família no processo de ensino/aprendizagem. A escola configurase como um espaço potencializado das práticas pedagógicas. A inclusão, portanto, implica mudança desse atual paradigma educacional, para que se encaixe no mapa da educação escolar que estamos retraçando. O caminho da exclusão até chegar na inclusão social das crianças com necessidades educativas especiais é longo, leva um certo tempo e está diretamente ligado ao ambiente socioeconômico que o indivíduo esteja inserido. Fatores esses são determinantes para o avanço e sucesso no processo de ensino/aprendizagem. A escola e a família, portanto, devem estreitar os laços, especialmente quando se trata de crianças com necessidades educativas especiais (NEE). O sucesso dessa proposta de formação nas escolas aponta como indicadores: o reconhecimento e a valorização das diferenças, como elemento enriquecedor do processo de ensino-aprendizagem; professores conscientes do modo como atuam, para promover a aprendizagem de todos os alunos. Na prática observando a ministração das aulas em uma atividade lúdica os demais alunos interagem a todo momento com o aluno de necessidades especiais, percebi que para essas crianças não existe distinção para com o aluno com deficiência.
Resumen : This article seeks to contemplate studies that deal with the school as a partner in social inclusion, adding values ??and involving the family in the teaching/learning process. The school is configured as a potentialized space for pedagogical practices. Inclusion, therefore, implies changing this current educational paradigm, so that it fits into the school education map that we are tracing. The path from exclusion to social inclusion of children with special educational needs is long, takes some time and is directly linked to the socioeconomic environment in which the individual is inserted. These factors are crucial for the advancement and success in the teaching/learning process. The school and the family, therefore, must strengthen the bonds, especially when it comes to children with special educational needs (SEN). The success of this training proposal in schools points out as indicators: the recognition and appreciation of differences, as an enriching element of the teaching-learning process; teachers aware of the way they work, to promote learning for all students. In practice, observing the teaching of classes in a playful activity, other students interact at all times with students with special needs, I realized that for these children there is no distinction with students with disabilities.
Palabras clave : Educação
Família
Inclusão
Education
Family
Inclusion
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.02.21
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16417
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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