Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16419
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : O papel da escola no processo de inclusão na educação infantil
Otros títulos : The role of school in the inclusion process in early childhood education
Autor : Santos, Karoline Santana
Silva, Ednizio Domingos da
Souza, Cidiany de
Fecha de publicación : sep-2021
Resumen: Este trabalho analisa o papel da escola no processo de inclusão na educação infantil. A escola possui um papel fundamental no processo de inclusão da criança, mas para alcançar resultados positivos, o ambiente escolar precisa ser um espaço adaptado para receber e atender as necessidades desses alunos. Esta pesquisa contribui para que as pessoas possam refletir no quanto o papel da escola é importante e influencia na aprendizagem e no progresso dos alunos que possuem deficiência. A pesquisa tem como objetivos: Descrever quais os recursos e estratégias que os professores utilizam para garantir a qualidade na educação e inclusão dos alunos que possuem deficiência; Verificar se as escolas atualmente possuem estrutura adaptada para receber alunos especiais; Identificar os desafios que os professores encontram em lidar com alunos especiais. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, descritiva de caráter qualitativo através de entrevista realizada com professores que possuem alunos com deficiência. A partir dos relatos das entrevistas, feita a análise dos dados, concluímos que por falta de estrutura em algumas escolas e falta de preparação de alguns professores, os alunos especiais estão recebendo uma educação inapropriada, não atendendo suas necessidades e impedindo seu progresso e aprendizagem.
Resumen : This work analyzes the role of the school in the inclusion process in early childhood education. The school has a fundamental role in the child inclusion process, but to achieve positive results, the school environment needs to be an adapted space to receive and meet the needs of these students. This research helps people to reflect on how important the role of the school is and how it influences the learning and progress of students with disabilities. The research aims to: Describe which resources and strategies teachers use to ensure quality in education and inclusion of students with disabilities; Check whether schools currently have a structure adapted to receive special students; Identify the challenges teachers face in dealing with special students. A descriptive, qualitative bibliographic research was carried out through interviews with teachers who have students with disabilities. Based on the interview reports, after analyzing the data, we concluded that due to the lack of structure in some schools and the lack of preparation of some teachers, special students are receiving an inappropriate education, not meeting their needs and preventing their progress and learning.
Palabras clave : Inclusão
Atendimento educacional especializado
Escola
Inclusion
Specialized educational service
School
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.02.20
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16419
Aparece en las colecciones: Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PapelEscolaProcessoInclusao.pdf161,48 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.