Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16444
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Tendências conceituais e metodológicas adotadas no ensino-aprendizagem de língua inglesa através de histórias em quadrinhos
Título(s) alternativo(s): Conceptual and methodological trends adopted in english language teaching-learning through comics
Autor(es): Santos Júnior, Israel Domingos
Araújo, Célia Maria de
Data do documento: Set-2021
Resumo: As Histórias em Quadrinhos (HQs) estão presentes em muitas práticas educacionais de leitura e produção escrita, além de outras áreas do conhecimento, embora perceba-se uma carência de estudos. O presente artigo investiga as tendências conceituais e metodológicas adotadas no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, através das HQs. Para alcançar o objetivo, a Revisão Sistemática de Literatura (RSL) foi iniciada através da plataforma Start, seguindo um protocolo de revisão, a partir de itens de inclusão e exclusão. A seleção inicial dos artigos se deu com base nos termos de busca relacionados, oriundos de nove bibliotecas digitais e publicados entre 2011 e 2020. Os resultados dos trabalhos revelam a necessidade de esforços práticos para atender a novas demandas de competências e habilidades comunicativas; as ferramentas tecnológicas têm exercido um papel fundamental nos dias atuais; vários trabalhos associaram as narrativas digitais ao Mobile Learning (Aprendizado Móvel); a preocupação com o desenvolvimento de competência comunicativa também pode ser percebida na integração da leitura e da escrita no ensino de Inglês como segunda língua; as HQs oferecem uma leitura leve e que agrada ao leitor, dentre outras considerações.
Abstract: Comics (Comic Books) are present in many educational practices of reading and writing, in addition to other areas of knowledge, although there is a lack of studies. This article investigates the conceptual and methodological trends adopted in English language teaching and learning through comic books. To achieve the objective, the Systematic Literature Review (RSL) was initiated through the Start platform, following a review protocol, based on inclusion and exclusion items. The initial selection of articles was based on related search terms, coming from nine digital libraries and published between 2011 and 2020. The results of the work reveal the need for practical efforts to meet new demands for communicative skills and abilities; technological tools have played a fundamental role today; several works associated digital narratives to Mobile Learning; the concern with the development of communicative competence can also be seen in the integration of reading and writing in teaching English as a second language; the comics offer a light reading that pleases the reader, among other considerations.
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos
Língua Inglesa como segunda língua
Sequência didática
Comics
English as a second language
Teaching sequence
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.06.29
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16444
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TendenciasConceituaisMetodologicasAdotadas.pdf646,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.