Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16458
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título : | CRAEDI: novas perspectivas para a educação das crianças com deficiência |
Otros títulos : | CRAEDI: new perspectives for the education of children with disabilities |
Autor : | Carvalho, Elizabete Aparecida de |
Fecha de publicación : | sep-2021 |
Resumen: | O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a importância da educação especial e da neurociência para o trabalho educativo das crianças com deficiência e apresentar o trabalho pedagógico desenvolvido com os educandos com deficiência, mais especificamente os que possuem deficiência múltiplas, que são atendidos no Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva Dr. Dilermano Silva Miranda (CRAEDI). Cabe à educação e a neurociência reavaliar a importância de práticas pedagógicas diversificadas a fim de proporcionar aprendizagens mais significativas aos educandos, mediante atividades que contemplem as múltiplas inteligências. Neste artigo, foi discutida a temática tendo como fundamentação teórica legislações que tratam da temática da educação especial e teóricos que discutem a neurociência e experiências vivenciadas no CRAEDI. Os resultados obtidos através da pesquisa nos mostraram que práticas pedagógicas diversificadas que atendam as singularidades de cada educando contribuem para o desenvolvimento cognitivo e social da pessoa com deficiência. |
Resumen : | This study aims to reflect on the importance of special education and neuroscience for the educational work of children with disabilities and to present the pedagogical workshops developed with students with disabilities, more specifically, those with multiple disabilities, who are attended at the Center for Reference and Support to Inclusive Medical Education Dr. Dilermano Silva Miranda (CRAEDI). It is up to education and neuroscience to reassess the importance of diversified pedagogical practices in order to provide more meaningful learning to students, through activities that address multiple intelligences. In this article, the theme was discussed having as theoretical foundation legislations that deal with the theme of special education and theorists that discuss neuroscience and experiences lived in CRAEDI. The results obtained through the research showed us that diversified pedagogical practices that meet the singularities of each student contribute to the cognitive and social development of people with disabilities. |
Palabras clave : | Inclusão Ressignificação Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva Dr. Dilermano Silva Miranda (CRAEDI) Inclusion Resignification |
ISSN : | 1982-3657 |
Es parte de: | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma : | por |
Institución / Editorial : | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
Identificador: | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.02.17 |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16458 |
Aparece en las colecciones: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CRAEDI-NovasPerspectivasEducacaoCriancasDeficiencia.pdf | 177,37 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.