Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16559
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Educação e saúde nos 15 anos de EDUCON |
Título(s) alternativo(s): | Education and health in the 15 years of EDUCON |
Autor(es): | Ribeiro, Lenira Ferreira Dantas, Rosa Amélia Ataide, Cintia Aparecida |
Data do documento: | Set-2021 |
Resumo: | Educação e Saúde, Educação em Saúde e Educação na Saúde são termos importantes para a área de Saúde e não existe consenso na utilização, sendo empregados de formas indistintas pelos autores na área da educação e da saúde. Neste trabalho para os referidos termos utilizamos os conceitos propostos pelo Ministério da Saúde – MS, Plano de Gestão de Conhecimento. O objetivo deste é analisar nos artigos publicados no Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade – EDUCON/Eixo Educação e Saúde, o uso dos conceitos propostos pelo MS, segundo os autores e os pesquisadores. Foram analisados os resumos dos trabalhos publicados nos Anais EDUCON de 2015 a 2020. Verificamos se os autores fazem uso ou não dos termos propostos pelo MS, e classificamos os resumos dos trabalhos de acordo com o entendimento de consenso, se os autores dos resumos se referiam a educação e/em saúde, educação na saúde, ou sobre outros termos, conforme os propostos pelo MS. Verificou-se que não existe consenso nos conceitos utilizados pelos autores dos resumos estudados, nem entre a classificação realizada pelos pesquisadores deste trabalho. Propõe-se aprofundar estes conceitos sobre a educação e, em e na saúde, contribuindo para a adoção de termos que contemplem toda a sua complexidade. |
Abstract: | Although Education and Health, Education in Health and Health Education are important phrases in the Health field, there is no consensus on their usage, since they have been interchangeably employed by authors in both Education and Health fields. However, such terms have already been defined by the Brazilian Ministry of Health (HM) in its Knowledge Management Plan. This study is aimed at analyzing how the concepts proposed by the HM have been employed by authors and researchers in the articles published in the International Colloquium of Education e Contemporaneity – EDUCON/Strand: Education and Health. Paper abstracts published in EDUCON Annals from 2015 to 2020 were analyzed. We investigated whether or not the authors employed the terms proposed by the HM and classified the abstracts according to the consensual understanding, if the authors referred to Education and/in Health, Health Education or other terms, as defined by the HM. No consensus has been found either on the concepts employed in the abstracts under study or on the classification undertaken herein. A deeper understanding of the abovementioned concepts is urged as a contribution towards an adoption of terms that may cover all the complexity of the matter. |
Palavras-chave: | Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade (EDUCON) Educação Saúde Educação e saúde Educação em saúde Educação na saúde Education Health Education in health Education and health Health education |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
Identificador: | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.13.02 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16559 |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EducacaoSaude15AnosEducon.pdf | 115,54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.