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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16715
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | Hibridismo e religiosidade na obra A herança de Mestre Bimba : filosofia e lógica africanas da capoeira de Mestre Decanio |
Autor : | Prado, Paulo César Almeida do |
Fecha de publicación : | 25-feb-2022 |
Director(a): | Bezerra, Cicero Cunha |
Resumen: | Este estudo tem como objetivo apresentar, a partir da análise da obra A herança de mestre Bimba: filosofia e lógica africanas da capoeira, o trabalho interpretativo realizado por Ângelo Augusto Decanio Filho (Mestre Decanio) de elementos religiosos oriundos de tradições múltiplas como o candomblé, o zen budismo, o judaísmo e o cristianismo que geraram uma imagem híbrida da Capoeira Regional capaz de suplantar as diferença específicas de cada tradição e fundar um discurso que culminou em uma experiência, na capoeira, de unidade e êxtase. Para tanto, utilizamos como ferramentas teóricas, além das obras de Mestre Decanio, as reflexões de autores como Mikhail Bakhtin, Burke, P. Berger, Stuart Hall e H. Bhabha, no intuito de fundamentar nossa reflexão em torno da obra decaniana como um marco importante para os estudos em torno das relações entre cultura e religiosidade no campo das Ciências da Religião. Visando uma melhor exposição do tema aqui tratado, dividimos nossa análise em três capítulos para, finalmente, expormos algumas conclusões, sob forma de aberturas, para possíveis trabalhos focados no espaço da capoeira como “lugar” de pluralidade e dinamismo religioso. |
Resumen : | This work aims to present, from the analysis of the work A herança de mestre Bimba: filosofia e lógica africanas da capoeira – Master Bimba’s inheritance: philosophy and African logic of capoeira –, the interpretative work carried out by Ângelo Augusto Decanio Filho (Mestre Decanio) of religious elements from multiple traditions such as Candomblé, Zen Buddhism, Judaism and Christianity that generated a hybrid image of Capoeira Regional capable of overcoming the specific differences of each tradition and founding a discourse that culminated in an experience, in capoeira, of unity and ecstasy. In order to do so, we use, as theoretical tools, in addition to the works of Mestre Decanio, the reflections of authors such as Mikhail Bakhtin, Burke, P. Berger, Stuart Hall and H. Bhabha, aiming at foundamenting our reflection on the decanian work as an important milestone for studies on the relationship between culture and religiosity in the field of Sciences of Religion. Seeking a better exposition of the theme discussed here, we divided our analysis into three chapters to, finally, present some conclusions, in the form of openings, for possible works focused on the space of capoeira as a “place” of plurality and religious dynamism. |
Palabras clave : | Religião e cultura Capoeira Religiosidade na literatura Decanio Religiosidade Hibridismo Decanio Religiosity Hybridism. |
Área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Ciências da Religião |
Citación : | PRADO, Paulo César Almeida do. Hibridismo e religiosidade na obra A herança de Mestre Bimba : filosofia e lógica africanas da capoeira de Mestre Decanio. 2022. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16715 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ciências da Religião |
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