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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16748
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | Argumentação no ensino de operações com números inteiros |
Autor : | Nascimento, Evelyn dos Santos |
Fecha de publicación : | 29-abr-2022 |
Director(a): | Attie, João Paulo |
Resumen: | Ao considerarmos o desempenho em avaliações externas, como o PISA, por exemplo, percebemos um enorme contingente de estudantes que não estão conseguindo atingir o nível desejado de proficiência em matemática. Acreditamos não ser possível apontar exclusivamente um responsável por tal situação. No presente trabalho, destacamos duas variáveis fundamentais no processo de ensino, que exercem forte influência na aprendizagem do aluno, que são o professor e o livro didático. O professor, sendo o responsável em mediar o conhecimento a ser ensinado ao aluno e o livro didático, recurso de consulta tanto do aluno como do docente, devem apresentar um sólido conhecimento não abarcando, exclusivamente, conceitos e fórmulas, como também procedimentos e formas de raciocínio que possam justificá-los. Nessa perspectiva, atribuímos à argumentação no ensino de matemática um papel de grande relevância para esse fim, considerando-a como a expressão do raciocínio, além de contribuir para a compreensão dos conhecimentos matemáticos. Na educação matemática, a argumentação pode ser classificada, segundo Sales (2010) e Attie (2016), em duas categorias, explicativa e justificativa e é partir desta caracterização que delineamos o presente estudo. Desse modo, a presente pesquisa tem por objetivo identificar os tipos de argumentos utilizados no ensino das operações fundamentais com números inteiros, a partir de discursos de professores da educação básica e de textos de livros didáticos, indicados pelo Guia do Plano Nacional do Livro e Material Didático, o PNLD, de 2020. Quanto à metodologia, consideramos que nossa pesquisa pode ser caracterizada como qualitativa, com aspectos exploratório e descritivo. Nosso processo de coleta dos dados foi realizado em duas partes, inicialmente com a busca e análise das obras didáticas, em um total de onze livros, e com a posterior aplicação de um questionário e realização de entrevistas semiestruturadas, individualmente e de forma remota, com quatro professores da rede pública de ensino e atuantes no nível do Ensino Fundamental. A partir da análise dos dados coletados, de acordo com a técnica da Análise de Conteúdo, constatamos que, em sua maioria, os autores dos livros didáticos, apesar de apresentarem recursos mínimos para uma argumentação justificativa, mostram uma escassez de repertório em relação à apresentação do conteúdo. Já em relação aos dados obtidos com os professores, observamos dois cenários distintos diante da classe dessas operações. Para a adição e subtração, apontamos que o foco maior está na argumentação justificativa, através do uso de situações contextualizadas para significar tais operações, enquanto que, na multiplicação, há uma inversão nesta postura, em que a concentração reside na argumentação explicativa, atestada pela recorrência diretamente às regras e da falta de uma fundamentação para os procedimentos. |
Resumen : | When considering performance in external assessments, such as PISA, for example, we notice a huge number of students who are not achieving the desired level of proficiency in mathematics. We believe it is not possible to single out one person responsible for such a situation. In the present work, we highlight two fundamental variables in the teaching process, which have a strong influence on student learning, which are the teacher and the textbook. The teacher, being responsible for mediating the knowledge to be taught to the student and the textbook, a resource for consultation for both the student and the teacher, must present a solid knowledge not exclusively covering concepts and formulas, but also procedures and forms of reasoning that can justify them. In this perspective, we attribute a very important role to argumentation in mathematics teaching for this purpose, considering it as the expression of reasoning, in addition to contributing to the understanding of mathematical knowledge. In mathematics education, argumentation can be classified, according to Sales (2010) and Attie (2016), into two categories, explicative and justificative, and it is from this characterization that we outline the present study. In this way, the present research aims to identify the types of arguments used in the teaching of fundamental operations with integers, from speeches of basic education teachers and texts from textbooks, indicated by the Guide to the National Book and Teaching Material Plan, PNLD, 2020. As for the methodology, we consider that our research can be characterized as qualitative, with exploratory and descriptive aspects. Our data collection process was carried out in two parts, initially with the search and analysis of the didactic works, in a total of eleven books, and with the subsequent application of a questionnaire and semi-structured interviews, individually and remotely, with four teachers from the public school system working at the Elementary School level. From the analysis of the data collected, according to the technique of Content Analysis, we found that, for the most part, the authors of textbooks, despite having minimal resources for a justificative argumentation, show a shortage of repertoire in relation to the presentation of the content. In relation to the data obtained with the teachers, we observed two different scenarios in front of the class of these operations. For addition and subtraction, we point out that the main focus is on the justificative argumentation, through the use of contextualized situations to signify such operations, while in the multiplication, there is an inversion in this posture, in which the concentration resides in the explicative argumentation, attested by the recurrence directly to the rules and the absence of a logic validation for the procedures. |
Palabras clave : | Matemática Ensino de matemática Números racionais Argumentação Argumentação justificativa Ensino de matemática Operações com números inteiros Justificative argumentation Mathematics teaching Operation with integers |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citación : | NASCIMENTO, Evelyn dos Santos. Argumentação no ensino de operações com números inteiros. 2022. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022. |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16748 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
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