Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16752
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | A circulação de conhecimentos nas atas do ENPEC sobre a integração das artes do ensino de ciências |
Autor(es): | Nunes, Maynara Menezes |
Data do documento: | 31-Mar-2022 |
Orientador: | Silva, Wellington Barros da |
Resumo: | A presente dissertação teve como objetivo desenvolver a construção de um Estado da Arte para investigar a produção de trabalhos publicados nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), que versavam sobre a integração entre Arte e Ciência no Ensino de Ciências, o que conduziu à compreensão das relações existentes nos trabalhos sobre a integração da arte no ensino de ciências. A teoria do conhecimento de Ludwik Fleck fundamentou a pesquisa no âmbito epistemológico e metodológico e permitiu realizar a caracterização dos tipos de circulação de conhecimento presentes nas atas do ENPEC. A busca pelos artigos contemplou todos os anos que o evento citado foi realizado, com exceção de apenas um desses anos, uma vez que esses mesmos trabalhos estavam retidos e sem acesso para a pesquisa. Os artigos foram escolhidos a partir de seus títulos e resumos, ou seja, precisava estar presente a relação com algum tipo de arte conhecida; passaram pela fase de clivagem, isto é, por critérios de exclusão e inclusão para a escolha daqueles que iriam compor a amostra. Para a escolha e seleção dos artigos apresentados, avaliou-se seu título, como mencionado acima, acrescido de seu resumo; o objetivo era identificar se tais trabalhos versavam sobre a integração de algum tipo de arte ao ensino de ciências. Na leitura dos resumos, alguns trabalhos foram excluídos, ainda que fizessem menção a algum tipo de arte, uma vez que não continham a proposta de fazer a integração dos movimentos artísticos ao ensino. No entanto, nem todos os resumos conseguiam exprimir as ideias centrais do trabalho, muitos mencionavam o uso de algum tipo de arte, mas possibilitavam algumas margens de dúvidas, se assim poderiam compor a amostra, não obstante foram escolhidos no primeiro levantamento, logo após, os trabalhos selecionados foram tabulados e analisados. De tal maneira que foi possível identificar o quantitativo dos trabalhos, os tipos de arte mais utilizados na construção dos trabalhos, seus locais de origem e a que público esses trabalhos estavam direcionados. Após o fim das análises, foi possível delinear as conjunturas acerca da circulação de pensamentos encontradas na amostragem. Foram identificadas tanto a circulação intercoletiva de ideias bem como a circulação intracoletiva de ideias. Esta identificação deu-se por meio da análise de um conjunto de características que permitiram definir a ocorrência e o tipo de circulação que acontecia entre os artigos, como a maneira como as relações arte/ciência são abordados nos artigos, os métodos e as técnicas utilizadas pelos autores, as áreas de conhecimento que estão pesquisando sobre essa temática e formação dos autores dos artigos, as universidades de origem dos autores, quais autores foram citados em uma quantidade significativa de vezes. Assim, foi possível detectar com a leitura dos artigos, que apesar de existir fortes evidências de circulação do pensamento entre os trabalhos analisados, essa área do saber ainda se encontra em construção, muitos autores advêm de diversos outros campos do saber e pesquisam sobre a temática em questão, uma vez que a formação social humana é regada a relações interpessoais que refletem também no fazer científico; bem como foi possível concluir que essa seara do saber ainda está em construção, o que nos aponta a necessidade de estudos mais detalhados a respeito desta temática. |
Abstract: | The present dissertation aimed to develop the construction of a State of the Art to investigate the production of works published in the Proceedings of the National Meeting of Research in Science Education (ENPEC), which dealt with the integration between Art and Science in Science Teaching, which led to the understanding of the relationships existing in the works on the integration of art in science teaching. Ludwik Fleck's theory of knowledge based the research in the epistemological and methodological scope and allowed the characterization of the types of knowledge circulation present in the ENPEC minutes. The search for articles included all the years that the aforementioned event was held, with the exception of only one of these years, since these same works were withheld and without access to the research. The articles were chosen based on their titles and abstracts, that is, the relationship with some type of known art had to be present; they went through the cleavage phase, that is, through exclusion and inclusion criteria for choosing those who would compose the sample. For the choice and selection of the articles presented, their title was evaluated, as mentioned above, plus its abstract; the objective was to identify whether such works were about the integration of some type of art into science teaching. When reading the abstracts, some works were excluded, even though they mentioned some type of art, since they did not contain the proposal to integrate artistic movements into teaching. However, not all abstracts were able to express the central ideas of the work, many mentioned the use of some type of art, but allowed some margins of doubt, if they could compose the sample, nevertheless they were chosen in the first survey, soon after, the selected works were tabulated and analyzed. In such a way that it was possible to identify the quantity of the works, the types of art most used in the construction of the works, their places of origin and which audience these works were aimed at. After the end of the analyses, it was possible to outline the conjunctures about the circulation of thoughts found in the sampling. Both the inter-collective circulation of ideas and the intracollective circulation of ideas were identified. This identification took place through the analysis of a set of characteristics that allowed defining the occurrence and type of circulation that took place between the articles, such as the way in which the art/science relations are addressed in the articles, the methods and techniques used. by the authors, the areas of knowledge that are researching on this theme and the formation of the authors of the articles, the universities of origin of the authors, which authors were cited in a significant amount of times. Thus, it was possible to detect with the reading of the articles, that although there is strong evidence of circulation of thought among the analyzed works, this area of knowledge is still under construction, many authors come from several other fields of knowledge and research on the subject in question, since human social formation is based on interpersonal relationships that also reflect on scientific work; as well as it was possible to conclude that this field of knowledge is still under construction, which points to the need for more detailed studies on this subject. |
Palavras-chave: | Ciências Ensino de ciências Artes Ciência Arte Ludwik Fleck Art Science Science teaching |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Agência de fomento: | Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | NUNES, Maynara Menezes. A circulação de conhecimentos nas atas do ENPEC sobre a integração das artes do ensino de ciências. 2022. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16752 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MAYNARA_MENEZES_NUNES.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.