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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17227
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Método de ressonância por impacto : obtenção de curvas mestras de módulo dinâmico e de ângulo de fase em misturas asfálticas brasileiras |
Título(s) alternativo(s): | Resonance impact method : obtaining of master curves of dynamic module and phase angle in brazilian asphalt mixes |
Autor(es): | Costa, Gessyca Menezes |
Data do documento: | 27-Jan-2017 |
Orientador: | Albuquerque, Fernando Silva |
Resumo: | O módulo dinâmico é um importante parâmetro no dimensionamento mecanístico-empírico de pavimentos, pois apresenta a relação tensão x deformação para materiais viscoelásticos, tais como as misturas asfálticas. A obtenção do módulo dinâmico é realizada atualmente por meio do ensaio mecânico, consistindo em uma aplicação de carga senoidal axial de compressão e medição da deformação resultante. Deste modo, o ensaio requer uma aparelhagem robusta, dispendiosa e de difícil execução em obras. Para contornar essa limitação, este trabalho propõe uma metodologia alternativa, mais econômica e de fácil implementação nas obras de pavimentação, baseada na Mecânica das Vibrações e que é amplamente usada na caracterização de outros materiais, como o concreto de cimento Portland e a cerâmica. Esta metodologia permite a obtenção de Módulo Dinâmico e do Ângulo de Fase por meio da determinação da frequência natural do material ao se aplicar um impulso elástico, denominada como ensaio de Ressonância por Impacto (RI). O ensaio RI foi realizado sob uma ampla faixa de temperaturas, permitindo assim a construção da curva mestra de módulo dinâmico e de ângulo de fase para misturas asfálticas brasileiras. As curvas mestras foram obtidas ajustando os resultados do ensaio de ressonância aos modelos sigmoidais para o módulo dinâmico, e os polinomiais para o ângulo de fase. |
Abstract: | The dynamic modulus is an important parameter in the mechanistic and empirical pavement design. It presents the stress-strain relationship for viscoelastic materials, such as asphalt mixtures. Obtaining the dynamic modulus is currently performed by mechanical testing and consisting of an axial sinusoidal load applying compression and measuring the resulting deformation. Thus, the assay requires a robust system, expensive and difficult to implement in field. To work around this limitation, this paper proposes an alternative methodology, more economical and easy to implement in paving, based in Mechanical Vibrations and which is widely used in the characterization of other materials, such as Portland cement concrete and ceramics. This methodology allows to obtain dynamic modulus and phase angle by determining the natural frequency of the material to apply a resilient thrust, called as resonance Impact test (RI). RI assay was performed under a wide range of temperatures, thus allowing the construction of the dynamic modulus master curve for Brazilian asphalt mixtures. It was not possible, in turn, to obtain a master curve for the dynamic modulo directly from the test result, for that, it was necessary an elaboration of sigmoidal and polynomial models. The models have a good correlation with the conventional mechanical test. |
Palavras-chave: | Misturas asfálticas Módulo dinâmico Ressonância por impacto Asphalt mixtures Dynamic modulus Resonance impact |
área CNPQ: | ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Agência de fomento: | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Engenharia Civil |
Citação: | COSTA, Gessyca Menezes. Método de ressonância por impacto : obtenção de curvas mestras de módulo dinâmico e de ângulo de fase em misturas asfálticas brasileiras. 2017. 164 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17227 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Engenharia Civil |
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