Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17267
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | O ensino de Ciências e Biologia e suas articulações a respeito da masculinidade |
Autor : | Ferreira, Maira Helen Santos |
Fecha de publicación : | 9-jun-2022 |
Director(a): | Cardoso, Lívia de Rezende |
Resumen: | O surgimento do movimento feminista contribui grandemente para a obtenção de direitos antes esquecidos para as mulheres. Além desses direitos, a representatividade feminina ganhou espaço em diversos setores, aumentando a igualdade de gênero na sociedade. Vendo todos os progressos até então conquistados, por que não ascender a masculinidade da forma como ela deve ser empregada, de forma respeitosa e que permita a equidade entre os gêneros? O objetivo desse trabalho é investigar como o ensino de ciências e biologiapode contribuir com a formação do aluno sobre questões acerca do gênero e sexualidade masculina. Dividida em quatro etapas, a metodologia compreende realizar: a busca ativa de artigos científicos na plataforma de dados Scielo, a coleta de informações a partir do levantamento de dados contidos nas bibliografias selecionadas, o estudo do tema proposto com a formação da masculinidade em alunos e a análise dos resultados. A busca ativa possibilitou encontrar 220 artigos, sendo destes 17 selecionados por meio da leitura breve do título e resumos a respeito do tema proposto. Espera-se com esta pesquisa demonstrar a possível contribuição das aulas de ciências e biologia para a formação dos alunos a respeito do gênero esexualidade. |
Resumen : | The emergence of the feminist movement contributes greatly to the achievement of rights previously forgotten for women. In addition to these rights, female representation has gained space in several sectors, increasing gender equality in society. Seeing all the progress made so far, why not elevate masculinity the way it should be used? The objective of this work is to investigate how the teaching of science and biology can contribute to the formation of the student on questions about gender and male sexuality. Divided into four stages, the methodology comprises: the active search for scientific articles on the Scielo data platform, the collection of information from the collection of data contained in the selected bibliographies, the study of the proposed theme with the formation of masculinity in students and the analysis of results. The active search made it possible to find 220 articles, of which 17 were selected through a brief reading of the title and abstracts on the proposed topic. It is hoped with this research to demonstrate the possible contribution of science and biology classesto the education of students about gender and sexuality. |
Palabras clave : | Ciências biológicas Ensino de ciência biologicas Diversidade Feminismo Gênero Sexualidade Diversity Feminism Genre Sexuality |
Área CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citación : | Ferreira, Maira Helen Santos. O ensino de Ciências e Biologia e suas articulações a respeito da masculinidade. São Cristóvão, 2022. Monografia (graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022 |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17267 |
Aparece en las colecciones: | Biologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maira_Helen_Santos_Ferreira.pdf | 666,17 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.