Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17283
Tipo de Documento: Dissertação
Título: A experiência do usuário da livraria digital da Editora UFS : um estudo interdisciplinar entre a arquitetura da informação e o design gráfico
Autor(es): Azevedo, André Nunes de
Data do documento: 30-Nov-2022
Orientador: Araújo, Germana Gonçalves de
Resumo: Esta dissertação tem como lócus de investigação a editora universitária, a qual abriga a Livraria digital da Editora da Universidade Federal de Sergipe-UFS, que produz e dissemina os resultados das pesquisas científicas de uma instituição de ensino superior. Apesar da Livraria da Editora UFS disponibilizar seus livros digitais gratuitamente, a plataforma utilizada gera dificuldades aos usuários para seguirem o fluxo e chegarem ao download do livro, o que pode comprometer o acesso à livraria e a seu conteúdo, gerando uma experiência negativa para os usuários. Diante desse contexto, o problema de pesquisa foi: como melhorar a aquisição de livros da livraria digital da Editora UFS por meio da aplicação dos conceitos de experiência do usuário e da arquitetura da informação? Assim, delineou-se como objetivo geral do estudo: Promover a melhoria da aquisição de livros e da experiência do usuário da Livraria Digital da Editora UFS a partir do desenvolvimento de uma nova interface gráfica, com base nos conceitos dos campos do Design e da Ciência da Informação. Foram objetivos específicos: a) identificar a percepção dos usuários em relação à Livraria digital da Editora UFS; b) realizar um estudo de similares de sites equivalentes ao da Livraria Digital da Editora UFS; c) elaborar as telas relativas ao novo fluxo de aquisição de obras na livraria digital da Editora UFS; d) criar um protótipo de alta fidelidade com aplicação do novo fluxo nas telas para o site da Livraria Digital da Editora UFS. Para tanto, realizou-se pesquisa exploratóriadescritiva, do tipo estudo de caso, com abordagem quali-quantitativa. Usou-se aplicação de questionários com membros da comunidade universitária da UFS e também foi realizada uma entrevista. O Projeto teve aprovação pelo Comitê de Ética em pesquisa em Seres Humanos da UFS. Ao final, foi elaborado um relatório técnico-conclusivo compreendendo todo o desenvolvimento da proposta de design para o site da Livraria da Editora UFS, com base nas heurísticas de Nielsen e na User Experience.
Abstract: This dissertation has as locus of investigation the university publishing house, which houses the Digital Bookstore of the Editora da Universidade Federal de SergipeUFS, which produces and disseminates the results of scientific research of a higher education institution. Although the UFS Bookstore makes its digital books available for free, the platform used makes it difficult for users to follow the flow and download the book, which may compromise the access to the bookstore and its content and generate a negative experience for users. Given this context, the research problem was: how to improve the acquisition of books from the digital bookstore of Editora UFS by applying the concepts of user experience and information architecture? Thus, the general objective of the study was To promote the improvement of book acquisition and the user experience of the Digital Bookstore at Editora UFS, through the development of a new graphic interface, based on concepts from the fields of Design and Information Science.e. Specific goals are: a) to identify the users' perception regarding the Editora UFS Digital Bookstore; b) to perform a study of similar sites equivalent to the Editora UFS Digital Bookstore; c) to elaborate screens related to the new purchase flow of books in the Editora UFS Digital Bookstore; d) to create a high-fidelity prototype with application of the new flow in the screens for the Editora UFS Digital Bookstore site. To this end, exploratory-descriptive research was conducted, of the case study type, with a quali-quantitative approach. We used questionnaires with members of the UFS university community and also conducted an interview. The project was approved by the UFS Ethics Committee for Human Research. At the end, a technical-conclusive report was prepared, comprising the entire development of the design proposal for the bookstore website of Editora UFS, based on Nielsen's heuristics and User Experience.
Palavras-chave: Estudo de usuário
Editora universitária
Arquitetura da informação
Design gráfico
Ciência da informação
Experiência do usuário
Information architecture
Information science
Graphic design
User experience
University publishing house
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citação: AZEVEDO, André Nunes de. A experiência do usuário da livraria digital da Editora UFS : um estudo interdisciplinar entre a arquitetura da informação e o design gráfico. 2022. 187 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17283
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRE_NUNES_AZEVEDO.pdf8,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.