Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17365
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Funções quadráticas : ensino e aplicações
Autor(es): Almeida, Ernesto Araújo de
Data do documento: 14-Ago-2020
Orientador: Caicedo Roque, Alejandro
Resumo: A dificuldade que os alunos enfrentam no primeiro ano do ensino médio está relacionada ao estudo das funções quadráticas, em resolver equações quadráticas e construir seu gráfico, pois, geralmente, o primeiro contato com curvas não-lineares acontece a partir da construção da parábola, a ponto de significar o sucesso ou o fracasso de estudantes em disciplinas relacionadas às Ciências Exatas, como Matemática e Física. O objetivo dessa dissertação é contribuir no ensino e aprendizado de funções quadráticas nas séries finais da educação básica e, principalmente, na série inicial do ensino médio, e orientar a prática pedagógica através de suas aplicações, como em Física e em Economia, propiciando correlações com o mundo real sem ignorar as tecnologias digitais, tais como o simulador PhET e o aplicativo GeoGebra, cujos usos adequados e interativos podem facilitar a compreensão de conceitos e propriedades, além de funcionarem como ferramenta útil no processo de abstração, possibilitando uma visão mais transparente do tema em estudo.
Abstract: The difficulty that students face in the first year of high school is related to the study of quadratic functions, in solving quadratic equations and building their graph, because, generally, the first contact with non-linear curves happens from the construction of the parable, the point of signifying the success or failure of students in subjects related to Exact Sciences, such as Mathematics and Physics. The objective of this dissertation is to contribute to the teaching and learning of quadratic functions in the final series of basic education and, mainly, in the initial series of high school, and to guide pedagogical practice through its applications, such as in Physics and Economics, providing correlations with the real world without ignoring digital technologies, such as the PhET simulator and the GeoGebra application, whose appropriate and interactive uses can facilitate the understanding of concepts and properties, in addition to functioning as a useful tool in the abstraction process, allowing a more transparent view of the subject under study.
Palavras-chave: Matemática
Equação quadrática
Função quadrática
Parábola
Quadratic equation
Quadratic function
Parabola
área CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Mestrado Profissional em Matemática
Citação: ALMEIDA, Ernesto Araújo de. Funções quadráticas : ensino e aplicações. 2020. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2020.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17365
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERNESTO_ARAUJO_ALMEIDA.pdf3,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.