Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17686
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Mudanças climáticas como Tema Controverso: estudo de caso em um curso de formação de professores de Física
Autor : Santos, Eric Martins Santana
Fecha de publicación : 29-jul-2022
Director(a): Ribeiro, Tiago Nery
Resumen: Ao utilizar temas controversos em sala de aula, os professores tendem a dividir opiniões ou promover pontos de vista desafiadores que despertem sentimentos fortes nos estudantes, oferecem a oportunidade de se discutir e compreender mais profundamente sobre temas, aumentar a conscientização e o pensamento crítico. Logo, para criar um ambiente de aprendizagem mais democrático, é necessário desenvolver conhecimentos com o potencial de fornecer a compreensão necessária para a análise e discussão de temas potencialmente controversos, permitindo que o estudante aprenda criticamente. Dessa forma, tivemos por objetivo investigar o potencial de utilização dos temas controversos como situação didático-pedagógica em salas de aula em um curso de formação continuada de professores de física. Para isso, norteamos o trabalho a partir da teoria da Aprendizagem Significativa e Temas Controversos com delineamento de um estudo de caso qualitativo exploratório decisivo com uma amostragem por conveniência, onde foi ministrado um curso de formação continuada de professores que contemplou os temas controversos em sala de aula. A coleta de dados foi realizada através de questionários analisados pela análise de conteúdo de Bardin (2021), com a participação de quatro professores de física do ensino médio. A partir da análise, identificamos que praticamente todos os participantes reconhecem a importância de atividades de discussão de temas controversos nas aulas de física. Contudo, demonstraram certa resistência às mudanças de hábitos em relação às práticas para o trabalho com tais temas e a adaptação do tempo com a grande extensão dos programas escolares. O curso promovido contribuiu para a formação e o desenvolvimento de competências necessárias para um ensino de física que proporcione análises críticas dos temas, o que sugere a importância de ações como formações continuadas que facilitam a prática de sala de aula dos professores, em seus conhecimentos didáticos sobre as abordagens, metodologias e atividades mais adequadas ao ensino e possíveis reflexões sobre as finalidades do ensino de física.
Resumen : By using controversial issues in the classroom, teachers tend to share opinions or promote challenging points of view that arouse strong feelings in students, offer the opportunity to discuss and understand more deeply about topics, increase awareness and critical thinking. Therefore, to create a more democratic learning environment, it is necessary to develop knowledge with the potential to provide the necessary understanding for the analysis and discussion of potentially controversial issues, allowing the student to learn critically. Thus, we aimed to investigate the potential use of controversial issues as a didactic pedagogical situation in classrooms in a course of continuing education of physics teachers. For this, we guided the work from the theory of Meaningful Learning and Controversial Issues with a delineation of a qualitative case study where it was taught a course of continuing education of teachers that contemplated the controversial themes in the classroom. Data collection was performed through questionnaires analyzed by the content analysis of Bardin (2021), with the participation of four high school physics teachers. From the analysis, we identified that practically all participants recognize the importance of activities to discuss controversial topics in physics classes. However, they showed some resistance to changes in habits in relation to practices for working with such themes and the adaptation of time with the great extension of school programs. The course promoted contributed to the training and development of skills necessary for a teaching of physics that provides critical analysis of the themes, which suggests the importance of actions such as continuing in their didactic knowledge on the approaches, methodologies and activities most appropriate to teaching and possible reflections on the purposes of physics teaching.
Palabras clave : Ciências naturais
Ensino de ciências
Aprendizagem
Formação de professores
Natural sciences
Learning
Science teaching
Área CNPQ: OUTROS::CIENCIAS
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Ciências Naturais
Citación : SANTOS, Eric Martins Santana. Mudanças climáticas como Tema Controverso: estudo de caso em um curso de formação de professores de Física - Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais) – Universidade Federal de Sergipe, 2022, Itabaiana, 2022.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17686
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ciências Naturais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ERIC_MARTINS_SANTANA_SANTOS.pdf1,65 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.