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Tipo de Documento: Dissertação
Título : A constituição do sujeito-leitor em projetos de leitura : ressignificações a partir de instâncias ideológicas
Autor : Santos, Claudiana dos
Fecha de publicación : 22-feb-2018
Director(a): Bernardo-Santos, Wilton James
Resumen: Os estudos sobre a leitura no Brasil se desenvolvem sob diferentes perspectivas, por isso, esta pesquisa tem por objetivo compreender a produção de sentidos acerca da constituição do sujeito-leitor e da memória social de leitura a partir de materialidades textuais/discursivas que apontam para o funcionamento das formações discursivas e, consequentemente, do interdiscurso. Para realizar essa abordagem, selecionamos projetos de leitura, reportagens e documentos que circulam em instâncias ideológicas do espaço econômico, jurídico, religioso e do ensino. Com o aporte teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa realizamos o estudo discursivo da forma sujeito-leitor. O referencial teórico é subsidiado por Michel Pêcheux (1995;1997; 2015); Eni P. Orlandi (2003; 2007; 2008; 2015); Maria do Rosário V. Gregolin (2006); S. Possenti (2003); José H. Nunes (1992; 2003), Helena H. Brandão (2012) e Eduardo Guimarães (1996; 2013). O percurso de análise é construído sob as seguintes categorias: discurso, forma-sujeito, ideologia, interdiscurso, formação discursiva, condições de produção, corpus, arquivo e recorte. Quanto à abordagem, a pesquisa apresenta um viés qualitativo e para a composição do corpus empírico adotamos a pesquisa documental. No tocante aos resultados obtidos, o método identificou que na instância do econômico, os sentidos retomam o modo de funcionamento do sujeito do capitalismo, visto que há premiações e reconhecimentos financeiros pelo trabalho de leitura. Na instância do jurídico, o sujeito-leitor é constituído a partir de um modelo que retoma a memória de punição, o saber que provém da submissão às normas. Na instância do religioso, há o apagamento da construção do percurso de leitura e um trabalho de disciplinarização do sujeito-leitor. Na instância do ensino, especificamente nos objetivos do PNLL, identificamos os sentidos de um “discurso oficial” que garante o liberalismo da leitura, visando a formação de uma sociedade leitora. Em todas as instâncias, há o funcionamento de formações discursivas que retomam a prática pedagógica. Os sentidos operam na disseminação de uma cultura que valoriza e incentiva a leitura, desconstruindo o imaginário de uma sociedade que “não gosta de ler”. Sendo assim, a constituição do sujeito-leitor ocorre na dispersão dos diferentes tipos de leitura.
Resumen : The studies about reading in Brazil are developed under different perspectives, so this research aims to understand the production of meanings about the constitution of the reader and the social memory of reading from textual / discursive materialities that point to the the functioning of discursive formations and, consequently, interdiscourse.In order to achieve this goal, we selected reading projects, reports and documents that circulate in ideological instances of economic, juridic, religious and educational space. With the theoretical-methodological background of French Line Discourse Analysis we conducted the discursive study of the subject-reader object. The theoretical framework is subsidized by Michel Pêcheux (1995;1997; 2015), Eni P. Orlandi (2003;2007; 2008; 2015), Maria do Rosário V. Gregolin (2006), S. Possenti (2003), José H. Nunes (1992;2003), Helena H. Brandão (2012) and Eduardo Guimarães (1996, 2013). The course of this analysis is constructed under the following categories: discourse, subject-form, ideology, interdiscourse, discursive formation, production conditions, corpus, file and clipping. Regarding the approach, the research presents a qualitative bias and for the composition of the empirical corpus we adopted documentary research. Taking into consideration the outcome of this study, the method identified that the economic instance takes back the sense of the mode of functioning of the subject of capitalism, since there are prizes and financial recognitions for the work of reading. In the juridical instance, the subjectreader is constituted from a model that recalls the memory of punishment, the knowledge that comes from submission to rules. In the religious instance, there is the erasure of the construction of the reading path and a work of disciplinarization of the subject-reader. In the educational instance, specifically in the objectives of PNLL, we identify the meanings of an "official discourse" that guarantees the liberalism of reading, aiming at the formation of a reading society. In all instances there is the functioning of discursive formations that take up the pedagogical practice. The senses operate in the dissemination of a culture that values and encourages reading, forcing the erasure of a historical memory in which the Brazilian "does not like to read." Thus, the constitution of the reader-subject occurs in the dispersion of the different types of reading.
Palabras clave : Análise do discurso
Leitores
Reação crítica
Incentivo à leitura
Ideologia
Projetos de leitura
Sujeito-leitor
Formação discursiva
Instâncias ideológicas
Reading projects
Subject-reader
Discursive formation
Ideological Instances
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Letras
Citación : SANTOS, Claudiana dos. A constituição do sujeito-leitor em projetos de leitura : ressignificações a partir de instâncias ideológicas. 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8198
Aparece en las colecciones: Mestrado em Letras

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