Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8301
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Sequência de ensino-aprendizagem em torno das histórias em quadrinhos a luz das interações discursivas e do engajamento dos alunos |
Autor(es): | Santos, Jucilene Santana |
Data do documento: | 22-Mar-2018 |
Orientador: | Silva, Adjane da Costa Tourinho e |
Resumo: | A presente pesquisa busca analisar os tipos de interações discursivas, e o engajamento dos alunos ao longo de uma Sequência de Ensino-Aprendizagem (SEA) de química, planejada em torno de uma HQ interativa em conjunto com os três momentos pedagógicos. A SEA foi aplicada em uma turma da primeira série do Ensino Médio do Colégio Aplicação (CODAP) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os dados escritos, bem como as aulas registradas em vídeo foram submetidos à análise por meio de categorias da ferramenta analítica proposta por Mortimer e Scott (2003), assim como a análise dos tipos de perguntas dos estudantes através das categorias de Candela (1999). Focalizamos, na análise, os padrões de interação, engajamento dos alunos nas atividades propostas, os tipos de perguntas dos alunos durante a aplicação da SEA em torno de uma HQ interativa, considerando-os como elementos fundamentais do processo de ensino-aprendizagem, de acordo com uma perspectiva sociocultural de educação. A pesquisa justifica-se considerando-se a importância de investimentos na compreensão do potencial de recursos didáticos no ensino de ciências que favoreçam as interações que se desenvolvem no plano social da sala de aula. Os resultados apontam que a SEA em torno de uma HQ interativa favoreceu as interações discursivas e o engajamento dos alunos diante da temática proposta pela professora em sala de aula. |
Abstract: | The present research seeks to analyze the types of discursive interactions and the engagement of students presented along a teaching-learning sequence (TLS) of chemistry, planned around an interactive story in comic in conjunction with the three pedagogical moments. The TLS was applied in a class from the first grade of the High School of Application College (CODAP) of the Federal University of Sergipe (UFS). The written data, as well as the classes recorded in video, were submitted to analysis using categories of the analytical tool proposed by Mortimer and Scott (2002, 2003), as well as the analysis of the types of questions of the students through the categories of Candela (1999). We focus on the interaction patterns, the students 'engagement in the proposed activities, the types of students' questions during the application of the TLS around an interactive story in comic, considering them as fundamental elements of the teaching-learning process, according to with a sociocultural perspective of education. The research is justified considering the importance of investments in the understanding of the potential of didactic resources in the teaching of sciences that favor the interactions that develop in the social plan of the classroom. The results indicate that the TLS around an interactive story in comic favored the discursive interactions and the students' engagement with the theme proposed by the teacher in the classroom. |
Palavras-chave: | Interação ensino-aprendizagem Histórias em quadrinhos na educação Química (Ensino médio) Sequência de ensino-aprendizagem História em quadrinho interativa Interações discursivas Engajamento disciplinar produtivo Sequence of teaching-learning Interactive story in comic Discursive interactions Productive disciplinary engagement |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | SANTOS, Jucilene Santana. Sequência de ensino-aprendizagem em torno das histórias em quadrinhos a luz das interações discursivas e do engajamento dos alunos. 2018. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8301 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JUCILENE_SANTANA_SANTOS.pdf | 6,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.