Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8715
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : Estratégias didáticas no ensino de Ecologia: um estado da arte com base em teses, dissertações e artigos científicos (2005 -2015)
Autor : Santos, Thisciane Ismerim Silva
Landim, Myrna Friederichs
Fecha de publicación : sep-2015
Resumen: O ensino de Ecologia tem papel fundamental na formação de cidadãos capazes de entender os problemas ambientais contemporâneos e adotar uma postura crítica e comprometida com a sua solução. O objetivo deste trabalho foi analisar a contribuição didática na produção científica recente sobre o ensino de Ecologia no Brasil. Para isto, fez-se um levantamento da produção científica a respeito das estratégias didáticas utilizadas neste ensino no período entre 2005 e 2015. Foram obtidos 20 trabalhos, compreendendo artigos científicos (oito), dissertações (11) e tese de doutorado (uma), apresentando estratégias e recursos didáticos variados e enfocando diferentes níveis de ensino. A região Sudeste apresentou a maior quantidade de trabalhos (85%). O Cerrado e a Mata Atlântica foram os biomas mais citados, sendo de grande importância a abordagem didática dos ecossistemas locais.
Resumen : The teaching of Ecology has a key role in fostering the formation of citizens able of understanding the current environmental problems and adopting a critical view committed to its solution. This study aims to analyze the didactic contribution of the recent scientific production on the teaching of Ecology in Brazil. For this, a survey of the scientific literature about the teaching strategies used in this area between 2005 and 2015 was carried out. A total of 20 studies were found, comprising scientific articles (eight), dissertations (11) and doctoral thesis (one), presenting varied strategies and teaching resources and focusing on different levels of education. The Southeast region had the largest number of productions (85%). The Cerrado and the Atlantic Forest biomes were the most cited, being of great importance the didactic approach of local ecosystems.
Palabras clave : Ensino de ecologia
Abordagem didática
Produção científica
Teaching of ecology
Didactic approaches
Scientific production
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do IX Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citación : SANTOS, T. I. S.; LANDIM, M. F. Estratégias didáticas no ensino de Ecologia: um estado da arte com base em teses, dissertações e artigos científicos (2005 -2015). In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 9., 2015, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2015. Disponível em: <http://anais.educonse.com.br/2015/estrategias_didaticas_no_ensino_de_ecologia_um_estado_da_arte_com.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8715
Aparece en las colecciones: DBI - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EstrategiasDidaticasEnsinoEcologia.pdf409,38 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.