Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8810
Tipo de Documento: Monografia
Título: Educação ambiental e preservação das tartarugas marinhas em Sergipe : o centro de visitante do Tamar como uma ferramenta para a sensibilização socioambiental
Autor(es): Santos, Jaqueline Ferreira dos
Data do documento: 29-Mai-2017
Orientador: Araújo, Maria Inez Oliveira
Resumo: O presente estudo pretende identificar de que maneira a Educação Ambiental (EA) pode contribuir para a sensibilização sobre as tartarugas marinhas de alunos(as) da Rede Municipal de Aracaju visitantes do TAMAR – Oceanário de Aracaju. Nessa perspectiva, a EA, é concebida como uma importante ferramenta de sensibilização socioambiental, capaz de promover mudanças de valores e atitudes na construção de uma sociedade sustentável. A responsabilidade por uma sociedade equilibrada é de todos, seja no âmbito da educação formal ou não-formal. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa, de abordagem exploratória, capaz de conhecer e definir o objeto de estudo. A primeira etapa desta pesquisa constituiu-se em um breve levantamento diagnóstico sobre as escolas e alunos(as) visitantes do Oceanário buscando selecioná-los(as) para participar da pesquisa, ou seja, trata-se de uma amostra intencional, pois abrange um pequeno número de pessoas que são escolhidas intencionalmente em função de sua relevância. Em seguida, a segunda etapa foi de aplicação dos questionários aos(às) alunos(as) das escolas selecionadas, sendo estas Ensino Fundamental do Município de Aracaju. Dessa forma, os dados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD) pois esta fornece uma análise mais crítica e ampla do tema pesquisado. Buscamos discutir sobre as contribuições da EA para a preservação das tartarugas marinhas, além de avaliar a percepção dos alunos sobre a importância desses animais. Dito isso, trazemos reflexões sobre sugestões de práticas socioambientais que podem ser realizadas no Oceanário, a fim de tornar efetiva sua prática. Ressaltamos, também, a necessidade de realizar projetos sobre EA nas escolas, em parceria com o projeto TAMAR – Oceanário de Aracaju, pois foi observado que os(as) discentes apresentam uma visão restrita sobre a importância de preservar as tartarugas. Diante disso, acreditamos que somente uma visita ao Oceanário não é o suficiente para despertar essa percepção nos(as) alunos(as). O que reforça a ideia de que o trabalho de EA precisar ser contínuo e permanente, para, assim, atingir os resultados desejados. Palavras-chave:
Palavras-chave: Biologia
Ensino de biologia
Percepção socioambiental
Tartarugas marinhas
Educação ambiental
Meio ambiente
Projeto Tamar
Tartarugas
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: SANTOS, Jaqueline Ferreira dos. Educação ambiental e preservação das tartarugas marinhas em Sergipe : o centro de visitante do Tamar como uma ferramenta para a sensibilização socioambiental. São Cristóvão - SE, 2017. Monografia (Licenciatura em Biologia) - Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8810
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jaqueline_Ferreira_Santos.pdf599,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.