Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9524
Tipo de Documento: Anais completos de Eventos
Título: VIII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 18 - Formação de professores. Memórias e narrativas
Data do documento: Set-2014
Palavras-chave: Educação
Formação de professores
Memória
Narrativas
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do VIII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citação: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 8., 2014, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2014. Disponível em: <http://educonse.com.br/viiicoloquio/publicacao_eixos.asp>. Acesso em: 31 out. 2018.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9524
Aparece nas coleções:Anais 2014 - VIII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1.pdf1. Adriana Cavalcanti dos Santos - O observatório de leitura como contributo à formação inicial do pedagogo: diálogo entre universidade e escolas públicas294,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
2.pdf2. Aizzi Vanja Mota Melo - Educação de jovens e adultos: contribuições da formação inicial na prática docente dos professores de língua portuguesa e de matemática255,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
3.pdf3. Akistenia Elza Santos Ferreira - Professores de primeiras letras em Sergipe: por trás dos mapas escolares (1835)241,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
4.pdf4. Aline Moura Domingues - A oralidade presente na obra “El Hablador”302,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
5.pdf5. Aline Patrícia Sobral dos Santos - Ensino de filosofia: desafios das escolas públicas da 2ª CRE de Alagoas369,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
6.pdf6. Amarildo Calabrez - Centralidade do professor pedagogo no contexto do debate acadêmico: formação e prática pedagógica291,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
7.pdf7. Ana Carla de Oliveira Santos - Identificando modelos mentais de equilíbrio químico: uma alternativa para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem336,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
8.pdf8. Ana Lúcia Santos Souza - As concepções de prática de um grupo de licenciandas em pedagogia261,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
9.pdf9. Anderson de Araujo Reis - A consciência em educação ambiental dos alunos de pedagogia nas instituições de ensino superior no município de Aracaju259,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
10.pdf10. Andréia Migon Zanella - Formação de professores da educação básica: importância do trabalho coletivo no desenvolvimento de atividades integradas de ensino319,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
11.pdf11. Andresso Marques Torres - A formação de professores: os desafios enfrentados por professores iniciantes formados em pedagogia na cidade de Santana Do Ipanema/AL237,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
12.pdf12. Anne Emilie Souza de Almeida Cabral - História, memória e identidade: aspectos metodológicos de pesquisa243,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
13.pdf13. Antonio Carlos Santos de Lima - Curso de letras a distância do IFAL: uma reflexão sobre o perfil do licenciando e a formação do professor300,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
14.pdf14. Assicleide da Silva Brito - Reflexões sobre os saberes docentes e a formação de professores/as de química274,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
15.pdf15. Ayza Rafaela Damasceno Ramalho - Relato de uma estagiária: observação de aulas de filosofia no ensino médio231,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
16.pdf16. Carlos Guilherme Maciel Regus - Profissionalidade docente: observações de um professor “também” militar349,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
17.pdf17. Cindy Cheyllone Gonçalves Alves - Em busca de alternativas para o novo educador233,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
18.pdf18. Conceição Maria Alves Sobral - Os saberes profissionais das professoras da educação infantil283,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
19.pdf19. Cristiane Teixeira Machado - A importância do estagio supervisionado para a formação docente: relato de uma experiência217,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
20.pdf20. Daniela Santos Silva - Reflexões sobre a importância da formação de profissionais atuantes na educação de jovens e adultos220,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
21.pdf21. Egeslaine De Nez - Formação continuada para docentes da educação superior: limites e desafios regionais339,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
22.pdf22. Elenilda Alves Brandão - Arché, subjetivação e currículo nas dobras da produção de si: como se vem a ser professor de filosofia304,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
23.pdf23. Elian Sandra Alves de Araújo - A formação de professores para o ensino de ciências e biologia: uma análise dos projetos das universidades públicas de Alagoas354,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
24.pdf24. Eliane Vasconcelos Oliveira - formação de professores235,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
25.pdf25. Elias Souza dos Santos - Genaro Plech e Alfeu Menezes: docentes da disciplina canto orfeônico da Escola Normal de Aracaju311,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
26.pdf26. Elisangela Christiane de Pinheiro Leite - A utilização da estratégia professor em ação dramática na docência com crianças pequenas284,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
27.pdf27. Elisangela Rovaris Nesi - A formação continuada do professor de matemática no PDE- reflexões ideológicas e possibilidades de mudança295,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
28.pdf28. Elizete Santos Balbino - Formação continuada e pesquisa-ação: saberes produzidos em sala de aula e suas contribuições para a educação básica e o setor moveleiro do município de Arapiraca – AL284,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
29.pdf29. Erica Costa Alves - A importância do estágio supervisionado na prática do ensino em ciências253,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
30.pdf30. Givaldo Santos Sena - Debutar na formação de professor/a: eis a questão267,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
31.pdf31. Givaldo Santos Sena - A iniciação à docência e suas implicações na formação de professor e professora: “e fui embora pra casa”220,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
32.pdf32. Ildo Emmanuel Ribeiro da Silva Santos - Leitura: metodologia de ensino246,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
33.pdf33. Inalda Maria Duarte de Freitas - Docentes e discentes aprendem a pesquisar através da metodologia em educação: reflexões e experiências vivenciadas no estágio363,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
34.pdf34. Isabela Benevides de Melo - No artesanato da vida os movimentos de professoralização236,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
35.pdf35. Isabela Benevides De Melo - Tecendo a professoralidade: as linhas da vida e da escola239,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
36.pdf36. Ivana Conceição de Deus Nogueira - Na vida, a gênese da professoralidade283,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
37.pdf37. Jefferson dos Santos Ferreira - Prescrições para o ensino de aritmética da escola primária em Sergipe: uma investigação sobre conteúdos, métodos e recursos (1901-1930)334,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
38.pdf38. Jefferson Silva Costa - Desvelando a profissão professor: um relato de experiência sobre o estágio supervisionado em ciências e biologia306,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
39.pdf39. Jéssica Cravo Santos - A trajetória de formação e de atuação de José Nunes de Vasconcelos em Sergipe (1968 – 1996)402,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
40.pdf40. Jislaine Lima da Silva - Estágio supervisionado e a prática pedagógica em geografia: uma abordagem a partir da vivência escolar260,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
41.pdf41. Jislaine Lima da Silva - A práxis pedagógica no ensino em geografia: primeiras experiências na formação do docente245,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
42.pdf42. João Paulo Gama Oliveira - Traços do cotidiano da formação de professores sergipanos em meados do século XX295,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
43.pdf43. Joaquim Francisco Soares Guimarães - A composição da professora Risoneuma Soares Feitosa: biografia construída na educação381,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
44.pdf44. José Danilo Santos Cavalcanti de Araujo - O programa de monitoria na formação do futuro docente de geografia: do planejamento à práxis260,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
45.pdf45. José Santos de Sá - O ensino de inglês e memórias negativas no aprendizado254,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
46.pdf46. Josefa Dielle Nunes Da Silva - De engenheiros a professores do departamento de matemática: uma história da formação e atuação de Albano de Menezes Prado e José Augusto Machado de Almeida250,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
47.pdf47. Josiene dos Santos Ferreira - Recuperando as memórias positivas dos bolsistas do PIBID – Letras Inglês da UFS no aprendizado de línguas247,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
48.pdf48. Josue Leite dos Santos - Bairro-Escola Rio Vermelho e formação de professores: laboratório experimental em educação integral inovadora289,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
49.pdf49. Juliana Lima-Araújo – “Ser professor é...”: sentidos de docência nos discursos de professores universitários aposentados281,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
50.pdf50. Kleiton Linhares - Lei 10.639/2003: currículo, aplicabilidade e formação de professores das/nas escolas municipais de Cascavel – PR271,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
51.pdf51. Laís Reis Ribeiro - Diversidade cultural e formação docente: reflexões sobre o currículo de um curso de pedagogia em um contexto interétnico243,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
52.pdf52. Laura Camila Braz de Almeida - A intertextualidade implícita: leitura e construção discursiva do sentido284,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
53.pdf53. Leonaira Morgana da Silva Melo - A experiência na implantação de práticas de ensino das relações étnico-raciais no curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas306,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
54.pdf54. Lilian Alves Moura de Jesus - Centro Social "Paulo VI": um legado educacional266,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
55.pdf55. Lilian Lima Pereira - Narrativas do cotidiano nos ciclos de formação humana: vivências docentes no contexto escolar259,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
56.pdf56. Lívia Limeira Alves - Experiências de um professor: narrativas e descrições a partir de uma prática intergrada das disciplinas de didática e prática ii e planejamento e projetos pedagógicos210,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
57.pdf57. Luciene Costa Santana da Cunha - Formação do professor e sua influência no processo de ensino e de aprendizagem273,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
58.pdf58. Maria de Cássia Passos Brandão Gonçalves - A pesquisa como eixo estruturante da formação de professor num continuum de formação tecido entre professores experientes e professores acadêmicos260,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
59.pdf59. Maria Emérita Jaqueira Fernandes - Histórias de vida e (auto)biografia : experiências estéticas no campo da formação de professores275,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
60.pdf60. Maria Fernanda de Oliveira Souza - O estágio supervisionado na formação continuada da educação a distância232,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
61.pdf61. Marinalva Batista dos Santos Neves - Autobiografia como proponente de modificações nos processos de ensino-aprendizagem na educação básica389,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
62.pdf62. Marineiva Moro Campos de Oliveira - Programas de formação do alfabetizador: caminho nada suave entre sujeitos e práticas de leitura e escrita293,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
63.pdf63. Maura Cristiane Santana Carneiro - Formação de professores: identidade docente e relações interpessoais na escola de educação profissional de nível médio285,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
64.pdf64. Maximiano Martins de Meireles - Escritas pedagógicas, formação e prática educativa: a memória no contexto de Tucano-BA243,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
65.pdf65. Maximiano Martins de Meireles - O professor em Durkheim e Freire: discursos e identidades docentes259,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
66.pdf66. Maximiano Martins de Meireles - João e suas travessias: narrativas de um professor em formação256,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
67.pdf67. Monica Lopes Folena Araújo - Vivenciando o referencial freireano na formação de professores de ciências e biologia: experiências do PIBID biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco272,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
68.pdf68. Monique Millet de Lima - Formação e atuação docente: limites e possibilidades225,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
69.pdf69. Monique Millet de Lima - Vida de professora: da estagiária que acalma o mar, à professora que guarda tamanhos segredos283,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
70.pdf70. Najó Glória dos Santos - Contribuições do método autobiográfico para formação interdisciplinar docente280,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
71.pdf71. Paulo Heimar Souto - Trajetórias de vidas escolares de egressos de licenciaturas na educação a distância em Sergipe260,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
72.pdf72. Rita de Cássia Santos Côrtes - As tessituras biográficas da professoralidade354,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
73.pdf73. Rony Rei do Nascimento Silva - Caminhos e possibilidades na iniciação científica: as contribuições do projeto "Memória Oral da Educação Sergipana"254,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
74.pdf74. Roseli Chagas de Santana - Construção de um eu: narrativa (auto) biográfica do tornar-se professora236,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
75.pdf75. Roseli Chagas de Santana - Educação na contemporaneidade: experiência docente com o ensino fundamental I, numa escola soteropolitana277,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
76.pdf76. Rosemary da Silva Souza - Um relato de experiência: as primeiras aproximações com a prática docente281,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
77.pdf77. Rúbia Mara de Sousa Lapa Cunha - Os princípios fundantes da formação das professoras de primeiras letras: religiosidade, ética e moral como dispositivos de saberes336,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
78.pdf78. Sidney Leal dos Santos - Formação de professores para educação profissional e as contribuições da gestão do conhecimento293,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
79.pdf79. Silvana Souza Peres de Oliveira - Contribuições à formação de professores no contexto do programa nacional de educação do campo272,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
80.pdf80. Silvia Cinelli Quaranta - Dilemas da presença do professor de educação física na educação infantil283,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
81.pdf81. Simone Miranda Chaves - (Entre) olhares sobre a docência universitária: perspectivas, dilemas e reflexões300,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
82.pdf82. Suzana Alves Nogueira - Trajetórias formativas de professores de educação física e suas representações no trato pedagógico com alunos com deficiência282,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
83.pdf83. Suzana Alves Nogueira - A formação de professores e seus reflexos na organização da prática pedagógica no atendimento educacional especializado294,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
84.pdf84. Tatianacibele Vieira Ramos - O manifesto dos pioneiros e a renovação educacional: memórias e narrativas de professores sergipanos245,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
85.pdf85. Wellington Amâncio da Silva - A ecologia de saberes docente - narrativas sobre o lugar de habitar e territorialidade305,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
86.pdf86. Wilma Fernandes Rocha - Uma comparação entre o programa de 1917, a arithmetica elementar de Trajano e os cadernos de arithmetica escolar de Ramon Roca Dordal289,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.