Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9613
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Das primeiras produções à retomada : as representações do nordeste no cinema brasileiro |
Autor(es): | Freire, Keline Pereira |
Data do documento: | 29-Set-2017 |
Orientador: | Gomes, Ana Ângela Farias |
Resumo: | O presente trabalho realiza o levantamento e análise das produções cinematográficas que representaram o Nordeste brasileiro entre os anos de 1910 e 2003. Este período compreende o início das realizações cinematográficas no Brasil, na década de 1910, e uma mudança nesta produção em 2003, com o fim da Retomada do Cinema Brasileiro. Durante essas décadas, o Nordeste foi retratado no cinema nacional através de elementos que salientavam a seca, o cangaço e o fanatismo religioso, um retrato que atribuiu a este espaço, características de região pobre e pitoresca do país. Apesar disso, tivemos dificuldade de encontrar na revisão bibliográfica um trabalho que considere esses filmes como contribuintes para a construção de uma imagem estereotipada sobre a região, o presente trabalho visa, então, colaborar para o preenchimento desta lacuna. Em especial sob a inspiração de ALBUQUERQUE (1999), cujos estudos postularam que a noção de Nordeste que permeia o imaginário da sociedade brasileira foi inventada nas décadas iniciais do século XX, a partir dos interesses de uma elite sulista; FERRO (1979), que apresenta a relevância da produção cinematográfica para a construção do conhecimento histórico; além de CHARTRIER (1988), e o seu conceito de representação. O trabalho compreende quatro capítulos, divididos a partir de recortes temporais que consideraram o contexto cinematográfico brasileiro |
Abstract: | This paper conducts the survey and analysis of film productions that represented the northeast between the years of 1910 and 2003. This period includes the early cinematic achievements in Brazil, in the Decade of 1910, and a change in this production in 2003, with the order of resumption of Brazilian Cinema. During these decades, the Northeast has been portrayed in the national cinema through elements that were dry, the highwaymen and the religious fanaticism, a portrait attributed to this space, poor region and picturesque features of the country. Despite this, we had difficulty in finding in review work that consider these films as contributors to the construction of a stereotypical image about the region, the present work visa, then collaborate to fill this gap. Especially under the inspiration of ALBUQUERQUE (1999), whose studies have postulated that the notion of Northeast that pervades brazilian society imagery was invented in the early decades of the 20th century, from the interests of an elite southern Belle;(1979), which features the relevance of film production for the construction of historical knowledge; Besides CHARTRIER (1988), and your concept of representation. The work comprises four chapters, divided from temporal cutouts that considered the Brazilian film context |
Palavras-chave: | História Ensino de história Cinema Produção cinematográfica Representação Northeast Representation |
área CNPQ: | OUTROS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Freire, Keline Pereira. Das primeiras produções à retomada : as representações do nordeste no cinema brasileiro. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (graduação em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9613 |
Aparece nas coleções: | História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Keline_Pereira_Freire.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.