Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9654
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Proposta de uma UEPS para desenvolver os temas densidade e pressão no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Proposal for a PMTU to develop the issues density and pressure in middle school
Autor(es): Fortaleza, Eduardo Conceição
Data do documento: 23-Ago-2018
Orientador: Ribeiro, Tiago Nery
Resumo: Esse trabalho propõe uma unidade de ensino seguindo os princípios da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) proposta por Moreira (2011), tendo como eixo norteador o ensino dos conteúdos densidade e pressão. O referencial teórico utilizado é o da Teoria da Aprendizagem Significativa. Os dados coletados a partir da aplicação da UEPS em sala de aula serão tratados numa abordagem qualitativa a partir da análise de estudo de caso da atividade proposta em seu contexto, de forma a determinar ou testar os elementos que definem um material potencialmente significativo, em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Será realizado inicialmente um questionário inicial para identificação dos conhecimentos prévios dos estudantes. Em seguida, será realizado a elaboração e aplicação da UEPS em sala de aula e por último, será aplicado um questionário final para verificar indícios de aprendizagem significativa e evolução conceitual dos estudantes. Espera-se, a partir da aplicação da UEPS, identificar indícios de aprendizagem significativa dos estudantes durante todo o processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: This work proposes a Teaching Unit following the principles of the Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU) proposed by Moreira (2011), having as a guiding axis the teaching of density and pressure content. The theoretical reference used is that of Significant Learning Theory. The data collected from the application of the PMTU in the classroom will be treated in a qualitative approach based on the case study analysis of the proposed activity in its context, in order to determine or test the elements that define a potentially significant material in a first year of high school. An initial questionnaire will be carried out initially to identify the students' previous knowledge. Next, the preparation and implementation of the PMTU in the classroom will be carried out and finally, a final questionnaire will be applied to verify signs of significant learning and conceptual evolution of the students. It is expected, from the implementation of the PMTU, to identify evidence of significant student learning throughout the teaching and learning process.
Palavras-chave: Ensino de física
Densidade
Pressão
Ensino médio
Aprendizagem
Densidade e pressão
Aprendizagem significativa
UEPS
Physics teaching
Hydrostatic
Significant learning
PMTU
área CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física
Citação: FORTALEZA, Eduardo Conceição. Proposta de uma UEPS para desenvolver os temas densidade e pressão no ensino médio. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9654
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDUARDO_CONCEICAO_FORTALEZA.pdf1,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.