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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMadeira Júnio, Alberto Adalberto-
dc.contributor.editorZacchi, Vanderlei José-
dc.contributor.editorGadioli, Igor-
dc.date.accessioned2018-12-03T15:12:30Z-
dc.date.available2018-12-03T15:12:30Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMADEIRA JÚNIO, A. A. A relação colonizado e colonizador: uma abordagem intercultural em A tempestade. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 3., 2015, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2016. p. 1-11.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10017-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherLINC/UFSpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do III SEFELI, v. 3, 2016pt_BR
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectA tempestade (Teatro)por
dc.subjectWilliam Shakespearepor
dc.subjectColonizaçãopor
dc.subjectÍndios do Brasilpor
dc.subjectInterculturalidadepor
dc.titleA relação colonizado e colonizador: uma abordagem intercultural em A tempestadept_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editorpt_BR
dc.description.resumoShakespeare sugere em sua peça, A Tempestade, a exploração de um grupo de nativos, que têm sua ilha invadida por estrangeiros com a intenção de colonizá-los e se apoderar da ilha. Fazendo uma relação da ocupação da referida ilha com o processo de colonização do Brasil, este trabalho se propõe a discutir as formas de exploração dos indígenas brasileiros pelos navegantes portugueses e mais tarde, pela Coroa que se instalaria na colônia transformando-a em metrópole tornando crescente o sistema de escravização e, ao seu modo, civilização dos nativos brasileiros. O trabalho discute ainda as imposições por parte dos invasores que obrigam os nativos a mudarem seus hábitos, costumes, cultura e até mesmo a língua, passando pela participação dos padres Jesuítas no processo de colonização do Brasil, sempre estabelecendo comparação entre a figura de Caliban, a verdadeira representação do colonizado na peça shakespeariana, com a do indígena brasileiro, buscando mostrar uma abordagem intercultural na relação do colonizador-colonizado nas duas situações: a peça do escritor inglês e a história da colonização brasileira.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:III Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

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