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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Madeira Júnio, Alberto Adalberto | - |
dc.contributor.editor | Zacchi, Vanderlei José | - |
dc.contributor.editor | Gadioli, Igor | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-03T15:12:30Z | - |
dc.date.available | 2018-12-03T15:12:30Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MADEIRA JÚNIO, A. A. A relação colonizado e colonizador: uma abordagem intercultural em A tempestade. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 3., 2015, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2016. p. 1-11. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-2061 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10017 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | LINC/UFS | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais Eletrônicos do III SEFELI, v. 3, 2016 | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | por |
dc.subject | A tempestade (Teatro) | por |
dc.subject | William Shakespeare | por |
dc.subject | Colonização | por |
dc.subject | Índios do Brasil | por |
dc.subject | Interculturalidade | por |
dc.title | A relação colonizado e colonizador: uma abordagem intercultural em A tempestade | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor | pt_BR |
dc.description.resumo | Shakespeare sugere em sua peça, A Tempestade, a exploração de um grupo de nativos, que têm sua ilha invadida por estrangeiros com a intenção de colonizá-los e se apoderar da ilha. Fazendo uma relação da ocupação da referida ilha com o processo de colonização do Brasil, este trabalho se propõe a discutir as formas de exploração dos indígenas brasileiros pelos navegantes portugueses e mais tarde, pela Coroa que se instalaria na colônia transformando-a em metrópole tornando crescente o sistema de escravização e, ao seu modo, civilização dos nativos brasileiros. O trabalho discute ainda as imposições por parte dos invasores que obrigam os nativos a mudarem seus hábitos, costumes, cultura e até mesmo a língua, passando pela participação dos padres Jesuítas no processo de colonização do Brasil, sempre estabelecendo comparação entre a figura de Caliban, a verdadeira representação do colonizado na peça shakespeariana, com a do indígena brasileiro, buscando mostrar uma abordagem intercultural na relação do colonizador-colonizado nas duas situações: a peça do escritor inglês e a história da colonização brasileira. | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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RelacaoColonizadoColonizador.pdf | 75,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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