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dc.contributor.authorSouza, Mateus Ventura-
dc.date.accessioned2018-12-06T13:29:08Z-
dc.date.available2018-12-06T13:29:08Z-
dc.date.issued2018-08-15-
dc.identifier.citationSOUZA, Mateus Ventura. Detecção de barras falhadas em motores de indução utilizando um filtro gaussiano passa faixa. 2018. 109 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10074-
dc.description.abstractThree-phase induction motors are probably today the most important rotary machines in the industrial sector since they are widely used in the most varied applications and are present in almost all types of drives.It is estimated that almost 80% of the total electric motors used in the industry for transformation from electrical energy to mechanical energy are Induction Engines. Of course this provides the search for tools that offer greater efficiency and safety to engine maintenance systems. A problem of fundamental importance in the predictive maintenance process of these electric motors is the detection of failures in advance to avoid the production stoppage. This work proposes to detect faults in the rotor bars. In the state of the state there are several techniques covered, some using the engine in its steady state and others using the engine starting. In all of them the detection of the fault in the bar occurs, at its best, after the complete failure of the first bar. This work, then, proposes a new methodology for detecting the failure of the bar when it has not yet completely failed, but with increased resistance in the failed bar circuit. For this, a Gaussian bandpass filter with optimized selection of bandwidth and frequency bandwidth was used.This filter acts as an optimization of the Discrete Wavelet Transform and detects the presence of the fault in the bar using the motor start signal. The proposed technique was applied in motors with rotors manufactured by the company WEG specifically for this work and with previously known characteristic faults and was also applied in simulated rotors. The quantification of the degree of fault severity was done using the Teager Energy tool. The experiments were done through simulations in a mathematical simulation software and in real engines with bench tests and the results proved the effectiveness of the proposed method.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapor
dc.subjectMotores elétricos de induçãopor
dc.subjectFiltros elétricospor
dc.subjectFiltros elétricos digitaispor
dc.subjectMotor de induçãopor
dc.subjectFiltrospor
dc.subjectFiltros digitaispor
dc.subjectFiltro passa faixapor
dc.subjectAnálise de falhaspor
dc.subjectDiagnóstico de falhaspor
dc.subjectBarras falhadaspor
dc.subjectInduction motoreng
dc.subjectFilterseng
dc.subjectDigital filterseng
dc.subjectBand pass filtereng
dc.subjectFailure analysiseng
dc.subjectFault diagnosticseng
dc.subjectFailed barseng
dc.titleDetecção de barras falhadas em motores de indução utilizando um filtro gaussiano passa faixapt_BR
dc.title.alternativeDetection of failed bars in induction engines using a gaussian filter passes bandeng
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Riffel, Douglas Bressan-
dc.description.resumoOs motores de indução trifásicos são provavelmente hoje as máquinas rotativas mais importantes no setor industrial já que são amplamente utilizados nas mais variadas aplicações e estão presentes em praticamente todos os tipos de acionamentos. Estima-se que quase 80% do total de motores elétricos usados na indústria para transformação de energia elétrica em energia mecânica são de Indução. Naturalmente isso proporciona a busca por ferramentas que ofereçam maior eficiência e segurança aos sistemas de manutenção dos motores. Um problema de fundamental importância no processo de manutenção preditiva desses motores elétricos, é a detecção de falhas de maneira antecipada para evitar a parada de produção. Esse trabalho se propõe a detectar falhas nas barras dos rotores. Na literatura existem várias técnicas abordadas, algumas usando o motor em seu estado estacionários e outras utilizando a partida do motor. Em todas elas a detecção da falha na barra acontece, em seu melhor caso, após a falha completa da primeira barra. Esse trabalho, então, propõe uma nova metodologia para detecção da falha na barra quando essa ainda não estiver completamente falhada, mas com aumento da resistência no circuito da barra falhada. Para tal, utilizou-se um filtro passa faixa gaussiano com seleção otimizada da largura de faixa e largura de banda de frequência. Esse filtro funciona como uma otimização da Transformada Wavelet Discreta e detecta a presença da falha na barra utilizando o sinal de partida do motor. A técnica proposta foi aplicada em motores com rotores fabricados, pela empresa WEG, especificamente para esse trabalho e com falhas características previamente conhecidas e também foi aplicada em rotores simulados. A quantificação do grau de severidade da falha foi feita utilizando a ferramente de Energia Teager. Os experimentos foram feitos através de simulações em um software de simulação matemática e em motores reais com testes em bancada e os resultados comprovaram a eficácia do método proposto.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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