Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10080
Tipo de Documento: Monografia
Título: Proposta de intervenção paisagística e ambiental para o parque ecológico do Tramandaí
Autor(es): Prado, Moana Marina Fontes
Data do documento: 6-Mar-2018
Orientador: Farias, Ana Maria de Souza Martins
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo o Parque Tramandaí, que se trata de um parque ecológico na cidade de Aracaju, localizado no bairro jardins que tem como função a manutenção do ecossistema e a recuperação da biodiversidade. Este Parque surgiu como medida compensatória para mitigar os impactos ambientais que foram causadas pela criação do Bairro Jardins na década de 1980. O bairro nos últimos 20 anos, devido ao processo de especulação imobiliária cresceu de tal forma que invadiu o parque, restando apenas uma estreita faixa de manguezal. Assim essa pesquisa tem como objetivo propor a recuperação do Parque Ecológico do Tramandaí como um parque de interesse ambiental, uma vez que, o aumento da qualidade de vida da população também está relacionado a estes espaços que proporcionam aos habitantes, condições ambientais mais adequadas ao bem-estar e a vida coletiva. Para chegar ao objetivo proposto a metodologia adotada seguiu seis passos, com a finalidade de recuperar as qualidades ambientais da área do Parque Tramandaí. Tendo sido realizada, pesquisa documental, pesquisa de percepção com pessoas que circulam no bairro, pesquisa Delphis e levantamento da cobertura vegetal. Os resultados das análises levaram a proposta de um estudo projectual que foi a criação de um Parque que abriga as atividades contemplativas, lazer ativo com locais para caminhadas e ciclismo, espaço para educação ambiental e pesquisa do meio ambiente, para população e pesquisadores.
Palavras-chave: Arquitetura
Planejamento urbano
Aracaju (SE)
Parques
Arquitetura paisagística
Conservação da natureza
Ecologia florestal
Urbanismo
Parque ecológico
Preservação ambiental
Recuperação
Atividades contemplativas
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial
Citação: PRADO, Moana Marina Fontes. Proposta de intervenção paisagística e ambiental para o parque ecológico do Tramandaí. 2018. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo)-Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2018.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10080
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Moana_Marina_Fontes_Prado.pdf12,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.