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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10129
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Paixão, Rafael Mecenas | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-18T15:24:52Z | - |
dc.date.available | 2018-12-18T15:24:52Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-16 | - |
dc.identifier.citation | Paixão, Rafael Mecenas. Aspectos de controle tecnológico de aterros com base no critério da deformabilidade. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia – Departamento de Engenharia Civil, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10129 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Engenharia Civil | por |
dc.subject | Ensino de engenharia civil | por |
dc.subject | Controle tecnológico | por |
dc.subject | Aterros | por |
dc.title | Aspectos de controle tecnológico de aterros com base no critério da deformabilidade | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cavalcante, Erinaldo Hilário | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda métodos de controle tecnológicos empregados na construção de aterros, culminando com uma técnica pouco comum nas obras de terra brasileiras, o qual é baseado no critério da deformabilidade do maciço compactado. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os métodos de controle tecnológico de solos compactados à luz da metodologia tradicional, e, em seguida, fez um detalhamento do método de controle que leva em consideração o módulo de elasticidade do solo, a partir de dados de prova de carga com ciclos de descarregamento-recarregamento. Para tanto, foi aproveitado um caso de obra, um aterro executado numa das áreas do Complexo Termelétrico de Sergipe, a Usina Termoelétrica 1, localizada no município da Barra dos Coqueiros, próximo ao Parque Eólico da região, onde foram executadas 09 (nove) provas de carga sobre placa. A metodologia parte do cálculo dos módulos de deformabilidade do primeiro e do segundo ciclos de carregamento, como, denominados EV1 e EV2, respectivamente. A relação entre ambos resulta no parâmetro Kev, que, segundo a NORMA DNIT 410/2017 para garantir que o solo foi satisfatoriamente compactação, deve atingir valores de Kev = EV2/EV1 ≥ 2. De acordo com a norma alemã DIN 18134/2012, essa relação para fins de aterro de fundação deve ser ≤ 2,2. Para o presente estudo de caso realizado, o aterro de brita graduada testado estava com grau de compactação médio da ordem de 100% ou mais, e teor de umidade ótimo igual a 12,1 %, e umidade de campo de 12,4%. De acordo com os valores dos módulos de deformabilidade obtidos, a média da relação Kev ficou em 2,7, com deslocamento final máximo igual a 2,9 milímetros, o que representa um recalque relativamente pequeno para uma obra de fundação superficial | pt_BR |
dc.publisher.department | DEC - Departamento de Engenharia Civil – São Cristóvão - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Engenharia Civil |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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