Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10145
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReis, Ana Alinny Cruz-
dc.date.accessioned2018-12-20T20:43:09Z-
dc.date.available2018-12-20T20:43:09Z-
dc.date.issued2018-08-30-
dc.identifier.citationREIS, Ana Alinny Cruz. O papel da mulher como mulher no papel : representações femininas em anúncios de jornais impressos sergipanos. 2018. 240 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10145-
dc.description.abstractAdvertising as cultural production is influential in the role of women in society, supporting social, cultural and aesthetic standards of acceptable female behaviour. Starting from this premise, on the basis of Cultural and Gender Studies - Hall (2003, 2005), Woodward (2007), Silva (2009) Kellner (2001), Butler (2003) and Buitoni (1981), among others – we seek to observe how the discourses in which women are placed at the centre of the advertising campaign happen, in a comparative perspective, from classified advertisements inserted in the main newspapers of the State. The research is divided in two complementary stages, the bibliographical and documentary stage and the empirical one, indispensable in order for the intended purpose to be fulfilled. The methodological approach is the Content Analysis proposed by Laurence Bardin (2009). The corpus of the research is composed byads printed in newspapers of circulation in Sergipe, from 1948 to 2015, carefully selected from the collection of the Historical and Geographical Institute of Sergipe. As expected results of the analysis, we seek to identify aspects and characteristics that emerge from women's exposure in classified advertisements, and whether this advertisement is a portrait of the culture in which women are embedded and if it reflects the cultural and ideological values in vogue.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectComunicação de massapor
dc.subjectMulheres nos anúnciospor
dc.subjectJornais sergipanospor
dc.subjectSergipepor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectGendereng
dc.subjectNewspapers from Sergipeeng
dc.subjectMediaeng
dc.subjectAdvertisingeng
dc.subjectRepresentationeng
dc.titleO papel da mulher como mulher no papel : representações femininas em anúncios de jornais impressos sergipanospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Malta, Renata Barreto-
dc.description.resumo.A publicidade como produção cultural se mostra influenciadora do papel da mulher em sociedade, corroborando para reforçar padrões sociais, culturais e estéticos sobre o comportamento feminino aceitável. Partindo desta premissa, baseando-nos nos Estudos Culturais e de Gênero - Hall (2003; 2005), Woodward (2007), Silva (2009) Kellner (2001), Butler (2003) e Buitoni (1981), entre outros -, buscaremos observar como se dão os discursos que colocam a mulher como centro da mensagem publicitária, em uma perspectiva comparativa, a partir de anúncios publicitários inseridos nos principais jornais do Estado. A pesquisa se divide em duas etapas complementares, a bibliográfica e documental e a empírica, essenciais para que o objetivo proposto seja cumprido. A abordagem metodológica é a Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin (2009). O corpus da pesquisa é composto por anúncios publicitários impressos em jornais de circulação em Sergipe, num período de 1940 a 2015, criteriosamente selecionados a partir do acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Como resultados esperados da análise, buscamos identificar aspectos e características que emergem da exposição da mulher em anúncios publicitários impressos, e se esta publicidade é um retrato da cultura em que está inserida e reflete os valores culturais e ideológicos em voga.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA_ALINNY_CRUZ_REIS.pdf13,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.