Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10181
Tipo de Documento: Anais completos de Eventos
Título: VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 4 - Formação de professores, memórias e narrativas
Título(s) alternativo(s): 1. A rotina do tempo-espaço escolar na visão de professores dos anos iniciais do ensino fundamental - Antonio Carlos Pinheiro
2. Memórias e narrativas de professores: a formação docente nas escolas de imigrantes italianos no nordeste do Rio Grande do Sul, 1915-1948 - Jordana Wruck Timm
3 Lugares de travessia: memoriais, experiências formativas e práticas de alfabetização e letramento - Maximiano Martins De Meireles; Marta Martins Meireles.
4. A pedagogia nos trajetos de profissionalização e profissionalidade de professores formadores de pedagogos: delineando perfis de formação e atuação institucional - José Leonardo Rolim De Lima Severo
5. A mobilização do saber e do fazer pedagógico: desafio na formação inicial do professor (pedagogo) - Adriana Eugênio De Souza Ponte
6. A formação do pedagogo na UESB, campus de Jequié: uma análise crítica - Ana Lúcia Santos Souza; Daisi Teresinha Chapani
7. As concepções subjacentes nas práticas formativas iniciais - Daiana Da Silva Moura; Ana Julia Tavares Staudt
8. As figuras do aprender e o pensamento geométrico de licenciandos em matemática da UFS - Denize Da Silva Souza; Veleida Anahí Da Silva
9. O estágio supervisionado na formação de professores nos institutos de educação superior: para além do discurso teórico e prático, é possível? - Eunice Nóbrega Portela
10. Ensino presencial x ensino a distância: traçando um perfil dos graduandos em química licenciatura da UFS - Jacqueline Lima Da Silva; Juvenal Carolino Da Silva Filho
11. As práticas escolares e a cultura nas décadas de 70 e 80 do século xx: um estudo no instituto de educação Rui Barbosa - Lucia Violeta Prata De Oliveira Barros; Maria De Lourdes Santos Figueiredo Leite
12. O ensino nos bacharelados na área de ciências sociais aplicadas: formação e prática pedagógica - Maria De Lourdes Santos Figueiredo Leite; Lucia Violeta Prata De Oliveira Barros
13. Histórias de vida de educadores: elementos para formação na educação do campo - Maura Pereira Dos Anjos
14. Formação interdisciplinar e atuação profissional docente: o percurso dos egressos do PRODEMA/UFS (2006-2010) - Najó Glória Dos Santos; Jonaza Glória Dos Santos; Antonio Vital Menezes De Souza; Maria José Nascimento Soares
15. Aspectos da trajetória acadêmica de José Aloísio de Campos: contribuições de um professor de economia na reitoria da Universidade Federal de Sergipe (1976 – 1980) - Patrícia Francisca De Matos Santos
16. Visão de docentes sobre ‘orientação sexual - Railene Dos Santos Menezes; Tiago De Jesus Santos
17. O estágio supervisionado e a extensão universitária: compartilhando saberes da formação docente - Jaqueline De Souza Pereira Grilo; Flávia Cristina De Macêdo Santana; Liliane Pires Valverde
18. A formação inicial dos licenciandos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Piauí - Rejane De Oliveira Alves
19. Escolas normais oitocentistas: as experiências da Bahia, Rio Grande do Norte e Sergipe - Cibele De Souza Rodrigues; Maria Edna Santos; Amanda Suzanne Santos De Jesus
20. A importância da escuta na trajetória de vida/ formação docente - Ana Altina Cambuí Pereira; Edileide Maria Antonino Da Silva; Sara Menezes Reis
21. Resignificando as práticas de ensino na educação matemática dos futuros educadores do campo do colégio estadual profª: Raimundo Mendonça de Araújo - Maria Vanuzia Soares Dos Santos; Maria Leliana Vieira; Sandra Santos De Jesus
22. A formação de professores e o estágio supervisionado: socializando experiências e possibilidades - Silvano Messias Dos Santos; Tainara Da Silva Costa; Joseval Dos Reis Miranda
23. Cinquenta anos do ensino normal médio em Santana do Ipanema:um olhar sobre a formação docente (1960-2010) - Marli Honorato Da Silva; Maria Cledilma Ferreira Da Silva Costa; Janaí Da Conceição Silva
24. Identidade docente: estudo acerca do ser bom/boa professor/a de química - Assicleide Da Silva Brito; Maria Batista Lima; Edinéia Tavares Lopes
25. Motivos de escolha do curso, influência familiar e de amigos nas perspectivas de futuro docente para licenciandos de ciências biológicas da UFS campus prof. Alberto de Carvalho - Aline Mendonça Santana; Juliana Gimenes De Andrade; Acácio Alexandre Pagan
26. Táticas de estudo e de ensino no baixo são francisco sergipano: relato de duas professoras - Maria Florência Dos Santos; Raylane Andreza Dias Navarro Barreto; Vivia Santos Santana
27. Instituições formadoras de professores primários: as primeiras escolas normais do Brasil - Cibele De Souza Rodrigues; Amanda Suzanne Santos De Jesus
28. “Uma pessoa que respeita não agride outro”: o significado de violência em professores - Danyelle Natacha Gois Dos Santos; Juliana Tavares; Fabrícia Teixeira Borges
29. Narrativas sobre educação ambiental num curso de pedagogia: o quê pensam seus professores - Joseane Patrícia Dos Santos; Gilvaneide Ferreira De Oliveira; Zélia Maria Soares Jófili
30. O (des) encanto dos discentes do curso normal de nível médio e a formação de professores: experiências e relatos - Dayane Ribeiro Domingos; Maria Cledilma Ferreira Da Silva Costa; Givaldo Amoroso Da Silva
31. Diversidade cultural na escola: um relato de experiência - Maria Fabiana Brito Santos
32. Representações sociais de professores da educação profissional sobre a identidade docente - Andréa Ferreira Garcia Pereira
33. O esgarçar do véu da exclusão no movimento da inclusão de si em formação de professores - Iara Maria Campelo Lima; Sheila Virginia Da Silva Ludugero; Maria Irma Rezende Feitosa
34. Narrativas de professores: representações de práticas de escrita - Nilsa Brito Ribeiro
35. O PIBID na licenciatura em pedagogia: o desenvolvimento da práxis na formação docente - José Severino De Oliveira; Marlúcia Campos Da Silva Costa; Mariluza Santos De Oliveira
36. O conceito de memória na obra "matéria e memória" de Henri Bergson - Joaquim Francisco Soares Guimarães; Cacia Valeria De Rezende; Ana Maria Plech De Brito
37. Diversos lugares, diversos olhares: narrativas do meio vivido - sentido na formação docente - Rita De Cássia Magalhães De Oliveira
38. Trajetórias de estudantes de pedagogia: a autoformação e a busca por “ser mais” através da escolarização - Elzanir Dos Santos; Ruttany De Sousa Alves Ferreira; Júlio Lopes Gomes
39. Algumas reflexões acerca do ensino com pesquisa no curso de licenciatura em pedagogia - Ivonete Barreto De Amorim; Cristina Barreto Santos; Tâmiris Conceição Dos Santos
40. Formação contínua de professores, ontologia e reprodução social - Isaías Batista De Lima; Francisco José De Lima; Geandra Claudia Silva Santos
41. A produção de sentidos sobre o desenvolvimento profissional e a reflexividade docente pelas contribuições de diários de aula na educação infantil - Luciene Matos De Souza
42. Multiculturalismo e formação de professores da eja: um diálogo pertinente - Josinélia Dos Santos Moreira
43. Leitura e constituição de saberes na experiência de formação - Marizete Lucini; Clésio Acilino Antonio; Benedita De Almeida
44. Formação inicial e estágio supervisionado em educação infantil: reflexões e proposições - Leomárcia Caffé De Oliveira Uzêda
45. Tecendo os fios da memória: um breve ensaio biográfico sobre as educadoras Anália Franco, Neide Mesquita e Laura Amazonas - Rosemeire Siqueira De Santana
46. Formação docente para o desenho e para a diversidade culural - Mônica Borges De Andrade Alves
47. Avaliação do comprometimento dos licenciandos de química da ufs com a ênfase curricular CTSA - Walter Brito Santos; Marlene Rios Melo; Elizabete Lustosa Costa
48. Experiencia na formação de educadores na perspectiva da educação do campo: reflexões das oficinas práticas pedagógicas em educação matemática - Sandra Santos De Jesus; Maria Leliana Vieira; Maria Vanuzia Soares Dos Santos
49. Contributos da pesquisa na formação docente: o que dizem estagiários da licenciatura em geografia - Maria Francineila Pinheiro Dos Santos
50. Caminhos para o conhecimento de si: narrativas auto (biográficas) na formação inicial/continuada de professores - Silvano Sulzart Oliveira Costa
51. Docência, prática de ensino em ciencias e formação em serviço do professor de matemática - Francisco José De LIMA; Isaías Batista De LIMA; Geandra Claudia Silva SANTOS
52. Formação de professores na 13ª CRE de Alagoas: (re)significando a prática docente do ensino da língua portuguesa - Claudia Campos Cavalcante Gomes; Patrícia Tereza Santos Torres; Valéria Campos Cavalcante
53. Contra o desperdício da prática e da experiência: o estágio supervisionado como espaço de formação docente - Lourival Da Silva Santos; Marta Martins Meireles; Maximiano Martins De Meireles
54. Formação inicial e continuada de professores: tecendo reflexões - Núzia Roberta Lima; Emerson Augusto De Medeiros; Maria Aurélia Sarmento
55. Educação no terceiro milênio: perfil profissional docente nos cursos de tecnologia - Cesário De Moraes Leonel Ferreira
56. Dilemas e desafios do estágio supervisionado na graduação - Verônica Silva Santos; Cristiane Santos; Alfrancio Ferreira Dias
57. O conhecimento científico e o conhecimento cotidiano na perspectiva de professores de física e de química em Itabaiana/SE - Alan Walerry Dos Santos; Gidarley Santana Rodrigues; Jacqueline Lima Da Silva
58. Memorial de formação e de desenvolvimento profissional: narrativas de professoras aposentadas - Aline Assunção Tranqueira; Maria Da Glória Soares Barbosa Lima
59. O manual do professor como um “instrumento” de formação continuada (1998-2009) - Nayara Jane Souza Moreira; Ivana Silva Santos Lima
60. Escola e professor: imagens e conceitos na educação física - CARVALHO, Fabiano De Melo; PEPE, Cristiane Marcela
61. Os saberes docentes na formação inicial do pedagogo: implicações das narrativas no campo do estágio supervisionado - Larissa Monique De Souza Almeida; Ubirajara Couto Lima
62. A formação de professores e suas contribuições na melhoria da qualidade do ensino: o caso da escola genivaldo novais agra em carneiros/AL - Suely Rodrigues Oliveira; Maria Cledilma Ferreira Da Silva Costa
63. Dos castigos e da disciplina: práticas escolares no território sul sergipano - Laísa Dias Santos; Rony Rei Do Nascimento Silva
64. Fazer-se professora pelos saberes escolares do curso normal em Estância/SE: entre reformas e resistências - Rony Rei Do Nascimento Silva; Laísa Dias Santos
65. Monitores e a precarização do trabalho docente em alagoas: histórias de vida - Manuella Souza De Oliveira; Laura Cristina Vieira Pizzi
66. Avaliando uma proposta de formação continuada de professores de ciências - Daisi Teresinha Chapani; Ana Lucia Santos Souza
67. A humanização no cenário escolar: compreendendo as perdas para (re) construir um novo olhar - Silvéria Nascimento Ferreira; Danielle Oliveira Da Nóbrega
68. Oficinas pedagógicas e práticas de formação: avaliando o papel do formador e a construção do conhecimento - Andre Luiz Barbosa Da Silva; Bruna Tarcília Ferraz
69. Transposição didática de metodologia de ensino com ênfase ctsa na licenciatura em química da UFS - Marlene Rios Melo; Elizabete Lustosa Costa
70. A presença das entidades representativas na formação profissional do pedagogo: resgate dos movimentos - Reijane Maria De Freitas Soares; Carmen Lúcia De Oliveira Cabral
71. Formação de professores memórias e narrativas, perspectivas a partir da epistemologia da educação: a produção do conhecimento do NPGED/UFS 2009/2011 - Maria Gorete Bezerra De Araújo; Maria Elze Dos Santos Plácido
72. Na orquestração da vida, os arranjos da professoralidade - Jussara Midlej; Ivana Conceição De Deus Nogueira
73. O estágio obrigatório na formação inicial de professores: reflexões sobre a construção da identidade docente - Antonia Dalva França Carvalho; Lucelina Vieira Costa
74. Pró-letramento em matemática: considerações de um grupo de professores cursistas - Élen Patrícia Alonso-Sahm; Mara Sueli Simão Moraes
75. Construção da identidade e formação de professores que atuam com crianças no Japão - Edenar Souza Monteiro; Kátia Morosov Alonso
76. Episódios da história e memória do instituto senhor do bonfim: uma escola normalista rural no sertão baiano - Carla Verônica Albuquerque Almeida; Rúbia Mara De Sousa Lapa Cunha
77. Ingressantes 2012 no curso de licenciatura em química: perfil e opção pelo curso - Alyson Passos Ferreira De Jesus; Edinéia Tavares Lopes
78. Escola e cultura: reflexões no processo de formação cultural docente - Waldirene Pereira Araújo; Carmen Lúcia Oliveira Cabral
79. Discutindo contextos para ensinar geografia na formação inicial de professores: contributos das categorias geográficas e da literatura - Edna Telma Fonseca E Silva Vilar; Maria Francineila Pinheiro Dos Santos
80. Pequenas memórias escolares de uma sertaneja alagoana - Maria Gorete Correia De Queiroz Carvalho
81. A constituição do professor de matemática: caminhos percorridos - José Roberto Linhares De Mattos; Sandra Maria Nascimento De Mattos
82. Integração estágio curricular e tcc: a narrativa de um percurso formativo em direção à docência - Lucineide Oliveira Machado; Ana Cristina Castro Do Lago
83. Formação inicial de professores da educação infantil: um olhar sobre o percurso metodológico com ênfase nos instrumentos de avaliação e acompanhamento - Maria Eurácia Barreto De Andrade; Sineide Cerqueira Estrela
84. A historiografia da fundação da faculdade de medicina de sergipe: o que diz as fontes - Patrícia De Sousa Nunes Silva; Raylane Andreza Dias Navarro Barreto
85. Imagens da pedagogia multisseriada de uma escola rural narrada por uma professora aposentada - Edilange Borges De Souza; Áurea Pereira Da Silva
86. Formação docente & centro de ciências: estudo sobre uma experiência de formação continuada - Vania Fernandes E Silva; Marcos Souza Freitas
87. Infâncias resgatadas: narrativas das professoras do centro de convivência infantil casinha do sol – UESB - Katiuce Da Silva Barreto Fernandes Moraes; Ivana Conceição De Deus Nogueira; Jerusa Gonçalves Almeida
88. Um estudo sobre o pensamento dicotômico entre as disciplinas de conhecimento específico e pedagógico dos discentes da rede federal de ensino de Sergipe - Marta Élid Amorim; Lenira Pereira Da Silva
Data do documento: Set-2012
Palavras-chave: Educação
Formação de professores
Memória
Narrativa
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citação: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 6., 2012, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2012. Disponível em: <http://educonse.com.br/2012/>. Acesso em: 31 out. 2018.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10181
Aparece nas coleções:Anais 2012 - VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1.pdfA rotina do tempo-espaço escolar na visão de professores dos anos iniciais do ensino fundamental104,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2.pdfMemórias e narrativas de professores: a formação docente nas escolas de imigrantes italianos no nordeste do Rio Grande do Sul, 1915-194897,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
3.pdfLugares de travessia: memoriais, experiências formativas e práticas de alfabetização e letramento106,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
4.pdfA pedagogia nos trajetos de profissionalização e profissionalidade de professores formadores de pedagogos: delineando perfis de formação e atuação institucional99,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
5.pdfA mobilização do saber e do fazer pedagógico: desafio na formação inicial do professor (pedagogo)526,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
6.pdfA formação do pedagogo na UESB, campus de Jequié: uma análise crítica545,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
7.pdfAs concepções subjacentes nas práticas formativas iniciais543,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
8.pdfAs figuras do aprender e o pensamento geométrico de licenciandos em matemática da UFS706,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
9.pdfO estágio supervisionado na formação de professores nos institutos de educação superior: para além do discurso teórico e prático, é possível?542,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
10.pdfEnsino presencial x ensino a distância: traçando um perfil dos graduandos em química licenciatura da UFS483,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
11.pdfAs práticas escolares e a cultura nas décadas de 70 e 80 do século xx: um estudo no instituto de educação Rui Barbosa554,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
12.pdfO ensino nos bacharelados na área de ciências sociais aplicadas: formação e prática pedagógica511,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
13.pdfHistórias de vida de educadores: elementos para formação na educação do campo548,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
14.pdfFormação interdisciplinar e atuação profissional docente: o percurso dos egressos do PRODEMA/UFS (2006-2010)506,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
15.pdfAspectos da trajetória acadêmica de José Aloísio de Campos: contribuições de um professor de economia na reitoria da Universidade Federal de Sergipe (1976 – 1980)515,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
16.pdfVisão de docentes sobre ‘orientação sexual511,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
17.pdfO estágio supervisionado e a extensão universitária: compartilhando saberes da formação docente515,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
18.pdfA formação inicial dos licenciandos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Piauí506,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
19.pdfEscolas normais oitocentistas: as experiências da Bahia, Rio Grande do Norte e Sergipe504,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
20.pdfA importância da escuta na trajetória de vida/ formação docente522,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
21.pdfResignificando as práticas de ensino na educação matemática dos futuros educadores do campo do colégio estadual profª: Raimundo Mendonça de Araújo504,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
22.pdfA formação de professores e o estágio supervisionado: socializando experiências e possibilidades532,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
23.pdfCinquenta anos do ensino normal médio em Santana do Ipanema:um olhar sobre a formação docente (1960-2010)529,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
24.pdfIdentidade docente: estudo acerca do ser bom/boa professor/a de química664,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
25.pdfMotivos de escolha do curso, influência familiar e de amigos nas perspectivas de futuro docente para licenciandos de ciências biológicas da UFS campus prof. Alberto de Carvalho546,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
26.pdfTáticas de estudo e de ensino no baixo são francisco sergipano: relato de duas professoras529,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
27.pdfInstituições formadoras de professores primários: as primeiras escolas normais do Brasil538,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
28.pdf“Uma pessoa que respeita não agride outro”: o significado de violência em professores1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
29.pdfNarrativas sobre educação ambiental num curso de pedagogia: o quê pensam seus professores534,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
30.pdfO (des) encanto dos discentes do curso normal de nível médio e a formação de professores: experiências e relatos532,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
31.pdfDiversidade cultural na escola: um relato de experiência498,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
32.pdfRepresentações sociais de professores da educação profissional sobre a identidade docente529,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
33.pdfO esgarçar do véu da exclusão no movimento da inclusão de si em formação de professores539,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
34.pdfNarrativas de professores: representações de práticas de escrita526,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
35.pdfO PIBID na licenciatura em pedagogia: o desenvolvimento da práxis na formação docente501,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
36.pdfO conceito de memória na obra "matéria e memória" de Henri Bergson509,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
37.pdfDiversos lugares, diversos olhares: narrativas do meio vivido478,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
38.pdfTrajetórias de estudantes de pedagogia: a autoformação e a busca por “ser mais” através da escolarização519,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
39.pdfAlgumas reflexões acerca do ensino com pesquisa no curso de licenciatura em pedagogia486,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
40.pdfFormação contínua de professores, ontologia e reprodução social501,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
41.pdfA produção de sentidos sobre o desenvolvimento profissional e a reflexividade docente pelas contribuições de diários de aula na educação infantil507,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
42.pdfMulticulturalismo e formação de professores da eja: um diálogo pertinente499,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
43.pdfLeitura e constituição de saberes na experiência de formação534,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
44.pdfFormação inicial e estágio supervisionado em educação infantil: reflexões e proposições499,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
45.pdfTecendo os fios da memória: um breve ensaio biográfico sobre as educadoras Anália Franco, Neide Mesquita e Laura Amazonas509,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
46.pdfFormação docente para o desenho e para a diversidade cultural494,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
47.pdfAvaliação do comprometimento dos licenciandos de química da ufs com a ênfase curricular CTSA1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
48.pdfExperiencia na formação de educadores na perspectiva da educação do campo: reflexões das oficinas práticas pedagógicas em educação matemática480,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
49.pdfContributos da pesquisa na formação docente: o que dizem estagiários da licenciatura em geografia584,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
50.pdfCaminhos para o conhecimento de si: narrativas auto (biográficas) na formação inicial/continuada de professores507,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
51.pdfDocência, prática de ensino em ciencias e formação em serviço do professor de matemática526,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
52.pdfFormação de professores na 13ª CRE de Alagoas: (re)significando a prática docente do ensino da língua portuguesa520,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
53.pdfContra o desperdício da prática e da experiência: o estágio supervisionado como espaço de formação docente477 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
54.pdfFormação inicial e continuada de professores: tecendo reflexões483,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
55.pdfEducação no terceiro milênio: perfil profissional docente nos cursos de tecnologia508,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
56.pdfDilemas e desafios do estágio supervisionado na graduação503,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
57.pdfO conhecimento científico e o conhecimento cotidiano na perspectiva de professores de física e de química em Itabaiana/SE495,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
58.pdfMemorial de formação e de desenvolvimento profissional: narrativas de professoras aposentadas505,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
59.pdfO manual do professor como um “instrumento” de formação continuada (1998-2009)1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
60.pdfEscola e professor: imagens e conceitos na educação física524,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
61.pdfOs saberes docentes na formação inicial do pedagogo: implicações das narrativas no campo do estágio supervisionado542,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
62.pdfA formação de professores e suas contribuições na melhoria da qualidade do ensino: o caso da escola genivaldo novais agra em carneiros/AL508,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
63.pdfDos castigos e da disciplina: práticas escolares no território sul sergipano542,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
64.pdfFazer-se professora pelos saberes escolares do curso normal em Estância/SE: entre reformas e resistências529,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
65.pdfMonitores e a precarização do trabalho docente em alagoas: histórias de vida488,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
66.pdfAvaliando uma proposta de formação continuada de professores de ciências360,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
67.pdfA humanização no cenário escolar: compreendendo as perdas para (re) construir um novo olhar521,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
68.pdfOficinas pedagógicas e práticas de formação: avaliando o papel do formador e a construção do conhecimento524,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
69.pdfTransposição didática de metodologia de ensino com ênfase ctsa na licenciatura em química da UFS531,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
70.pdfA presença das entidades representativas na formação profissional do pedagogo: resgate dos movimentos516,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
71.pdfFormação de professores memórias e narrativas, perspectivas a partir da epistemologia da educação: a produção do conhecimento do NPGED/UFS 2009/2011549,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
72.pdfNa orquestração da vida, os arranjos da professoralidade521,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
73.pdfO estágio obrigatório na formação inicial de professores: reflexões sobre a construção da identidade docente500,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
74.pdfPró-letramento em matemática: considerações de um grupo de professores cursistas522,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
75.pdfConstrução da identidade e formação de professores que atuam com crianças no Japão505,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
76.pdfEpisódios da história e memória do instituto senhor do bonfim: uma escola normalista rural no sertão baiano520,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
77.pdfIngressantes 2012 no curso de licenciatura em química: perfil e opção pelo curso499,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
78.pdfEscola e cultura: reflexões no processo de formação cultural docente512,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
79.pdfDiscutindo contextos para ensinar geografia na formação inicial de professores: contributos das categorias geográficas e da literatura499,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
80.pdfPequenas memórias escolares de uma sertaneja alagoana489,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
81.pdfA constituição do professor de matemática: caminhos percorridos521,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
82.pdfIntegração estágio curricular e tcc: a narrativa de um percurso formativo em direção à docência1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
83.pdfFormação inicial de professores da educação infantil: um olhar sobre o percurso metodológico com ênfase nos instrumentos de avaliação e acompanhamento541,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
84.pdfA historiografia da fundação da faculdade de medicina de sergipe: o que diz as fontes496,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
85.pdfImagens da pedagogia multisseriada de uma escola rural narrada por uma professora aposentada518,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
86.pdfFormação docente & centro de ciências: estudo sobre uma experiência de formação continuada542,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
87.pdfInfâncias resgatadas: narrativas das professoras do centro de convivência infantil casinha do sol – UESB529,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
88.pdfUm estudo sobre o pensamento dicotômico entre as disciplinas de conhecimento específico e pedagógico dos discentes da rede federal de ensino de Sergipe496,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.