Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10197
Document Type: | Anais completos de Eventos |
Title: | V Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 11 - Estudos da linguagem |
Other Titles: | 1. A constituição e o funcionamento discursivo do gênero divulgação científica - Urbano Cavalcante da Silva Filho 2. A correção de provas na educação básica: uma análise discursiva da noção de “erro” - César de Oliveira Santos 3. A interação na educação a distância: o fórum como estratégia de ensino e de aprendizagem - Sandra Mara Bessa Ferreira; Samuel Brauer Nascimento; Michelle Jordão Machado 4. A recategorização e as expressões referenciais: a reconstrução da memória social de Lampião - Ozéias Pereira da Conceição Filho; Caio César Costa Santos 5. A relação de autoridade no ensino-aprendizagem - Isabela Marília Santana; Tatiana Celestino de Morais 6. Análise da produção escrita dos surdos: a interferência da Língua Brasileira de Sinais - Mônica de Gois Silva Barbosa; Vagner dos Santos Barbosa 7. Análise discursiva dos objetivos do projeto pedagógico do curso técnico em pesca na modalidade PROEJA - Graziela Gonçalves Moura 8. As marcas da oralidade no texto escrito - (Uma análise da crônica “Minhas Férias” de Luis Fernando Veríssimo) - Genilma Dantas Andrade; Luis Eduardo Pina Lima 9. Da quixabeira ao boi de roça: construção da identidade em narrativas orais de sujeitos remanescentes quilombolas - uma abordagem dialógica e linguística - Lívia de Carvalho Mendonça 10. Erro (s): entre o desvio e a norma - Valdson José de Santana Júnior; Marie Jolly Nascimento Pinto; Robson Ferreira de Santana 11. Estudo sobre o curso normal: a situação do contexto e dos instrumentos de ensino - Carlos Héric Silva Oliveira 12. Gênero textual autobiografia: fenômenos intrínsecos à produção de textos em uma sala de aula da EJA - Lorena Gomes Freitas de Castro; Pamela Adelaide Oliveira de Azevedo; Gilmar Silva dos Santos 13. Gêneros textuais: instrumento enriquecedor no ensino da linguagem - Adriana Alves de Santana Santos; Elisangela Maria de Gois Silva 14. Inglês: uma língua de prestígio e fracasso - Josineide Vieira dos Santos 15. Instrução e produção textual: um estudo com Contos de Assombração - Valquíria C. M. Borba 16. João de barros: contribuições à língua portuguesa - Vagner dos Santos Barbosa; Mônica de Gois Silva Barbosa 17. Leitura: a prática pedagógica em Lagoa da Canoa/AL - Silvania da Silva Oliveira; Quitéria Pereira de Assis; Regina Lúcia Buarque da Silva 18. Linguagem - incongruências e sentidos da leitura escolar - Juliane Costa Silva 19. Linguagem da propaganda: reducionismo, coisificação e discriminação - Carla Mirelle de Oliveira Matos; Ariane Meneses Ribeiro; Denise Porto Cardoso 20. Linguagens, códigos e suas tecnologias no ENEM 2009: reflexões acerca da educação física - André Augusto Andrade; Raylane Andreza Dias Navarro Barreto; Ricardo Rocha Rabelo 21. Linguística aplicada: um breve relato sobre a sua importância no processo de ensino-aprendizagem em língua estrangeira no Brasil - Elisson Souza de São José; Simone Silveira Amorim 22. Marcas da oralidade em produções escritas de alunos da educação de jovens e adultos - Jaqueline dos Santos Nascimento 23. Marcas de oralidade em textos escritos: uma carta de Henfil - Manuela Oliveira de Jesus 24. Na produção textual escrita de jovens e adultos, marcas de um fluxo interativo com a oralidade - Silvana Oliveira Biondi; Adenilson Souza Cunha Júnior 25. Notas de uma escrita pelo fora: foucault, blanchot e a exterioridade do pensamento - Maicon Barbosa 26. O ensino de língua materna na escola brasileira - algumas considerações - Marlucy Mary Gama Bispo 27. O ensino de língua portuguesa na atualidade - Marleide dos Santos Cunha 28. O estilo da narradora de “solte os cachorros”: uma abordagem sociolinguística - Jossineide Maria de Souza; Ana Paula Barbosa Andrade 29. O fazer ciência na linguagem: seus percursos e percalços - Aretha Ludmilla Pacheco 30. O papel feminino no discurso propagandístico - Ariane Meneses Ribeiro; Carla Mirelle de Oliveira Matos; Denise Porto Cardoso 31. O trabalho com gêneros textuais emergentes como recurso inovador para o ensino de língua portuguesa - Fernanda Rodrigues 32. Oralidade em um livro didático de português -armadilhas de um (des)prestígio - Quitéria Pereira de Assis; Maria Aparecida Dão; Ednaldo Farias Gomes 33. Os sentidos nas produções de alunos da eja sobre a importância da alfabetização na vida - Glaucia dos Santos Marinho; Marta Maria Minervino dos Santos; Renata da Costa Maynart 34. Política e escrita: aproximações do pensamento de Hannah Arendt e a obra de Alina Paim - Ninalcira de Lemos Sampaio 35. Procedimentos pedagógicos para a abordagem da variação linguística na sala de aula - Naila Lins da Silva 36. Psicogênese da linguagem oral e os níveis didáticos de escrita na educação infantil - Joice Leite Figueredo 37. Redes sociais e gêneros discursivos: aspectos definidores da produção escrita no ciberespaço - Osvaldo Barreto Oliveira Júnior; Edna Maria de Oliveira Ferreira 38. Resgate de narrativas orais dos habitantes da fronteira sudoeste de Mato Grosso: uma possibilidade de aproximação e valorização da cultura brasileira e boliviana - Geni Conceiçao Figueiredo 39. Significados e sentidos de ensinar e aprender inglês na escola pública do estado de São Paulo - Andréia Dias Ianuskiewtz 40. Um olhar sobre a revolução dos bichos de George Orwell - Iza Fontes Carvalho; Giovana Scareli 41. Uma grande história: análise discursiva do filme “Big Fish” - Jorge Henrique Vieira Santos; Carlos Alexandre Nascimento Aragão; Maria do Carmo Sousa |
Issue Date: | Sep-2011 |
Keywords: | Educação Estudos da linguagem Linguística Leitura Letramento |
Sponsorship: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN: | 1982-3657 |
Is part of: | Anais do V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Language: | por |
Publisher / Institution : | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Citation: | COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 5., 2011, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2011. Disponível em: <http://educonse.com.br/2011/>. Acesso em: 31 out. 2018. |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10197 |
Appears in Collections: | Anais 2011 - V Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
8.pdf | As marcas da oralidade no texto escrito - (Uma análise da crônica “Minhas Férias” de Luis Fernando Veríssimo) | 253,25 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
9.pdf | Da quixabeira ao boi de roça: construção da identidade em narrativas orais de sujeitos remanescentes quilombolas | 319,47 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
10.pdf | Erro (s): entre o desvio e a norma | 281,13 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
12.pdf | Gênero textual autobiografia: fenômenos intrínsecos à produção de textos em uma sala de aula da EJA | 256,81 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
13.pdf | Gêneros textuais: instrumento enriquecedor no ensino da linguagem | 227,79 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
14.pdf | Inglês: uma língua de prestígio e fracasso | 274,44 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
15.pdf | Instrução e produção textual: um estudo com Contos de Assombração | 1,2 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
27.pdf | O ensino de língua portuguesa na atualidade | 251,32 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
29.pdf | O fazer ciência na linguagem: seus percursos e percalços | 226,67 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
34.pdf | Política e escrita: aproximações do pensamento de Hannah Arendt e a obra de Alina Paim | 265,85 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
41.pdf | Uma grande história: análise discursiva do filme “Big Fish” | 285,12 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.