Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10197
Document Type: Anais completos de Eventos
Title: V Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 11 - Estudos da linguagem
Other Titles: 1. A constituição e o funcionamento discursivo do gênero divulgação científica - Urbano Cavalcante da Silva Filho
2. A correção de provas na educação básica: uma análise discursiva da noção de “erro” - César de Oliveira Santos
3. A interação na educação a distância: o fórum como estratégia de ensino e de aprendizagem - Sandra Mara Bessa Ferreira; Samuel Brauer Nascimento; Michelle Jordão Machado
4. A recategorização e as expressões referenciais: a reconstrução da memória social de Lampião - Ozéias Pereira da Conceição Filho; Caio César Costa Santos
5. A relação de autoridade no ensino-aprendizagem - Isabela Marília Santana; Tatiana Celestino de Morais
6. Análise da produção escrita dos surdos: a interferência da Língua Brasileira de Sinais - Mônica de Gois Silva Barbosa; Vagner dos Santos Barbosa
7. Análise discursiva dos objetivos do projeto pedagógico do curso técnico em pesca na modalidade PROEJA - Graziela Gonçalves Moura
8. As marcas da oralidade no texto escrito - (Uma análise da crônica “Minhas Férias” de Luis Fernando Veríssimo) - Genilma Dantas Andrade; Luis Eduardo Pina Lima
9. Da quixabeira ao boi de roça: construção da identidade em narrativas orais de sujeitos remanescentes quilombolas - uma abordagem dialógica e linguística - Lívia de Carvalho Mendonça
10. Erro (s): entre o desvio e a norma - Valdson José de Santana Júnior; Marie Jolly Nascimento Pinto; Robson Ferreira de Santana
11. Estudo sobre o curso normal: a situação do contexto e dos instrumentos de ensino - Carlos Héric Silva Oliveira
12. Gênero textual autobiografia: fenômenos intrínsecos à produção de textos em uma sala de aula da EJA - Lorena Gomes Freitas de Castro; Pamela Adelaide Oliveira de Azevedo; Gilmar Silva dos Santos
13. Gêneros textuais: instrumento enriquecedor no ensino da linguagem - Adriana Alves de Santana Santos; Elisangela Maria de Gois Silva
14. Inglês: uma língua de prestígio e fracasso - Josineide Vieira dos Santos
15. Instrução e produção textual: um estudo com Contos de Assombração - Valquíria C. M. Borba
16. João de barros: contribuições à língua portuguesa - Vagner dos Santos Barbosa; Mônica de Gois Silva Barbosa
17. Leitura: a prática pedagógica em Lagoa da Canoa/AL - Silvania da Silva Oliveira; Quitéria Pereira de Assis; Regina Lúcia Buarque da Silva
18. Linguagem - incongruências e sentidos da leitura escolar - Juliane Costa Silva
19. Linguagem da propaganda: reducionismo, coisificação e discriminação - Carla Mirelle de Oliveira Matos; Ariane Meneses Ribeiro; Denise Porto Cardoso
20. Linguagens, códigos e suas tecnologias no ENEM 2009: reflexões acerca da educação física - André Augusto Andrade; Raylane Andreza Dias Navarro Barreto; Ricardo Rocha Rabelo
21. Linguística aplicada: um breve relato sobre a sua importância no processo de ensino-aprendizagem em língua estrangeira no Brasil - Elisson Souza de São José; Simone Silveira Amorim
22. Marcas da oralidade em produções escritas de alunos da educação de jovens e adultos - Jaqueline dos Santos Nascimento
23. Marcas de oralidade em textos escritos: uma carta de Henfil - Manuela Oliveira de Jesus
24. Na produção textual escrita de jovens e adultos, marcas de um fluxo interativo com a oralidade - Silvana Oliveira Biondi; Adenilson Souza Cunha Júnior
25. Notas de uma escrita pelo fora: foucault, blanchot e a exterioridade do pensamento - Maicon Barbosa
26. O ensino de língua materna na escola brasileira - algumas considerações - Marlucy Mary Gama Bispo
27. O ensino de língua portuguesa na atualidade - Marleide dos Santos Cunha
28. O estilo da narradora de “solte os cachorros”: uma abordagem sociolinguística - Jossineide Maria de Souza; Ana Paula Barbosa Andrade
29. O fazer ciência na linguagem: seus percursos e percalços - Aretha Ludmilla Pacheco
30. O papel feminino no discurso propagandístico - Ariane Meneses Ribeiro; Carla Mirelle de Oliveira Matos; Denise Porto Cardoso
31. O trabalho com gêneros textuais emergentes como recurso inovador para o ensino de língua portuguesa - Fernanda Rodrigues
32. Oralidade em um livro didático de português -armadilhas de um (des)prestígio - Quitéria Pereira de Assis; Maria Aparecida Dão; Ednaldo Farias Gomes
33. Os sentidos nas produções de alunos da eja sobre a importância da alfabetização na vida - Glaucia dos Santos Marinho; Marta Maria Minervino dos Santos; Renata da Costa Maynart
34. Política e escrita: aproximações do pensamento de Hannah Arendt e a obra de Alina Paim - Ninalcira de Lemos Sampaio
35. Procedimentos pedagógicos para a abordagem da variação linguística na sala de aula - Naila Lins da Silva
36. Psicogênese da linguagem oral e os níveis didáticos de escrita na educação infantil - Joice Leite Figueredo
37. Redes sociais e gêneros discursivos: aspectos definidores da produção escrita no ciberespaço - Osvaldo Barreto Oliveira Júnior; Edna Maria de Oliveira Ferreira
38. Resgate de narrativas orais dos habitantes da fronteira sudoeste de Mato Grosso: uma possibilidade de aproximação e valorização da cultura brasileira e boliviana - Geni Conceiçao Figueiredo
39. Significados e sentidos de ensinar e aprender inglês na escola pública do estado de São Paulo - Andréia Dias Ianuskiewtz
40. Um olhar sobre a revolução dos bichos de George Orwell - Iza Fontes Carvalho; Giovana Scareli
41. Uma grande história: análise discursiva do filme “Big Fish” - Jorge Henrique Vieira Santos; Carlos Alexandre Nascimento Aragão; Maria do Carmo Sousa
Issue Date: Sep-2011
Keywords: Educação
Estudos da linguagem
Linguística
Leitura
Letramento
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citation: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 5., 2011, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2011. Disponível em: <http://educonse.com.br/2011/>. Acesso em: 31 out. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10197
Appears in Collections:Anais 2011 - V Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
8.pdfAs marcas da oralidade no texto escrito - (Uma análise da crônica “Minhas Férias” de Luis Fernando Veríssimo)253,25 kBAdobe PDFView/Open
9.pdfDa quixabeira ao boi de roça: construção da identidade em narrativas orais de sujeitos remanescentes quilombolas319,47 kBAdobe PDFView/Open
10.pdfErro (s): entre o desvio e a norma281,13 kBAdobe PDFView/Open
12.pdfGênero textual autobiografia: fenômenos intrínsecos à produção de textos em uma sala de aula da EJA256,81 kBAdobe PDFView/Open
13.pdfGêneros textuais: instrumento enriquecedor no ensino da linguagem227,79 kBAdobe PDFView/Open
14.pdfInglês: uma língua de prestígio e fracasso274,44 kBAdobe PDFView/Open
15.pdfInstrução e produção textual: um estudo com Contos de Assombração1,2 MBAdobe PDFView/Open
27.pdfO ensino de língua portuguesa na atualidade251,32 kBAdobe PDFView/Open
29.pdfO fazer ciência na linguagem: seus percursos e percalços226,67 kBAdobe PDFView/Open
34.pdfPolítica e escrita: aproximações do pensamento de Hannah Arendt e a obra de Alina Paim265,85 kBAdobe PDFView/Open
41.pdfUma grande história: análise discursiva do filme “Big Fish”285,12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.