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Document Type: Monografia
Title: Impactos da ferrovia norte e sul no custo Brasil : uma análise das publicações do Jornal Estadão entre 2013 e 2016
Authors: Costa, Leillane Pereira
Issue Date: 23-Oct-2017
Advisor: Luft, Maria Conceição Melo Silva
Resumo : O Brasil é um país rico em recursos naturais, em extensão geográfica e em faixa litorânea, também em diversidade de produtos e consumidores, no entanto seus índices de desenvolvimento contradizem tal riqueza. Entre as causas dessa contradição está o Custo Brasil, que resulta em perda da competitividade no mercado nacional e representa uma grande barreira para o desenvolvimento do país. Além de lidar com a instabilidade econômica, as empresas brasileiras têm de lidar com a onerosa carga tributária, infraestrutura deficiente, rigidez da legislação trabalhista, logística não integrada, entre outros fatores que compõem o Custo Brasil. Neste sentido, este estudo verificou que o quadro de infraestrutura deficiente é um fator que estagna o desenvolvimento do país, e que o sistema precário de transportes de cargas tem causado sérios problemas as empresas. Por conseguinte, este estudo buscou analisar os impactos, tanto positivos quanto negativos, de uma importante obra de infraestrutura de transportes, a Ferrovia Norte e Sul, no combate ao Custo Brasil. Para tanto, sendo classificada como uma pesquisa qualitativa, a estratégia de pesquisa adotada foi a pesquisa documental, considerando as publicações do Jornal do Estado de São Paulo (Estadão), acerca da ferrovia, documentos válidos e confiáveis. Os dados foram coletados do portal eletrônico do referido jornal, na sessão de economia, durante o período entre 2013 e 2016, com o filtro: “ferrovia norte e sul”. Para analisar os dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, por meio da qual foi possível levantar os assuntos mais frequentes entre as publicações e descrevê-los. Quanto aos impactos encontrados, pode-se afirmar que se mostraram, de forma geral, positivos. Foram verificados, nas publicações do jornal, pontos que atendem as exigências da composição de um quadro de infraestrutura eficaz, necessário para manter a competitividade de um país, frente o mercado mundial. Apesar das publicações se mostrarem positivas, nota-se que são pequenos avanços, comparados ao montante investido e ao tempo empenhado na construção. Foi observado também que o lento processo de construção da obra também acarretou em impactos negativos, como margem para fraudes, ajustes orçamentários recorrentes de acordo com a inflação, entre outros
Abstract: Brazil is a rich country in natural resources, in geographical extension and in the coastal strip in diversity of products and consumers; however its development indices contradict such wealth. Among the causes of this contradiction is Brazilian’s Cost, which results in a loss of competitiveness in the international market and represents a great barrier to the development of the country. In addition to dealing with economic instability, Brazilian companies have to deal with the heavy tax burden, poor infrastructure, rigid labor legislation, non-integrated logistics, among other factors that make up the Brazilian’s Cost. In this sense, this study verified that poor infrastructure is the factor that most influences the development of the country, and that the precarious system of cargo transportation has caused serious problems for companies. Therefore, this study sought to analyze the impacts, both positive and negative, of an important work of transport infrastructure, the North and South Railways, in the fight against Brazilian’s Cost. For that, the research strategy adopted was documentary research, considering the publications of the Jornal do Estado de São Paulo (Estadão), about the railroad, valid and reliable documents. The data were collected from the electronic portal of the aforementioned newspaper, during the economy session, during the period between 2013 and 2016, with the filter: "North and South Railroad". To analyze the data, the technique of content analysis was used, through which it was possible to raise the most frequent subjects among the publications and to describe them. As for the impacts found, it can be stated that they were generally positive. In the newspaper's publications, points have been verified that meet the requirements of the composition of an effective infrastructure framework necessary to maintain the competitiveness of a country vis-à-vis the world market. Although the publications are positive, it is noticed that they are small advances, compared to the amount invested and the time committed in the construction. It was also observed that the slow construction process of the work also had negative impacts, as a margin for fraud, recurrent budgetary adjustments according to inflation, among others.
Keywords: Administração
Ensino de adminstração
Custo Brasil
Transporte ferroviário
Infraestrutura
Meios de transporte
Ferrovias
Jornal Estadão
Brazilian’s Cost
Infrastructure
Modes of transport
Railways
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO FINANCEIRA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial
Citation: Costa, Leillane Pereira. Impactos da ferrovia norte e sul no custo Brasil : uma análise das publicações do Jornal Estadão entre 2013 e 2016. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10214
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