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dc.contributor.authorLemos, Filippe Tavares-
dc.date.accessioned2019-01-21T12:19:32Z-
dc.date.available2019-01-21T12:19:32Z-
dc.date.issued2018-09-28-
dc.identifier.citationLemos, Filippe Tavares. Percepção dos transeuntes com relação à caminhabilidade nas calçadas da Orla de Atalaia, em Aracaju-SE. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10224-
dc.description.abstractThe purpose of this study is to analyze the sidewalks walkability of the Atalaia seashore, Aracaju, Sergipe, Brazil. This study is characterized as quantitative and descriptive, based on a survey. The sample was composed of 140 individuals who were walking at Atalaia seashore, being classified as non-probabilistic by accessibility. A questionnaire was distributed to data collection, covering thirteen closed-ended questions, based on a 7-point Likert scale. The results showed that physical infrastructure of the Atalaia’s sidewalks was mentioned as the worst evaluated item and the amount of ramps along the sidewalks was also assessed as negative. In contrast, the walkability is not usually hampered by the width of the sidewalks or obstacles. The amount of lights along Atalaia’s sidewalks was classified as satisfactory. The respondents positively highlighted the comfort provided by walking on these sidewalks. However, the security was assessed as a negative characteristic. In addition, the schooling of passers-by, the reasons that lead them to the sidewalks, and the frequency of the walks can justify differences in the perception of quality about the walkability at Atalaia’s sidewalks. Finally, we verified that the more frequent the users, the more critical they become about the aspects: irregularities in the physical infrastructure, signaling, presence of tactile paving and specific light trafficeng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectEnsino de administraçãopor
dc.subjectMobilidade urbanapor
dc.subjectGestão da qualidadepor
dc.subjectGestão públicapor
dc.subjectPedestrespor
dc.subjectSidewalkseng
dc.subjectWalkabilityeng
dc.subjectPublic managementeng
dc.subjectQualityeng
dc.subjectMobilidade em Aracaju, SEpor
dc.titlePercepção dos transeuntes com relação à caminhabilidade nas calçadas da Orla de Atalaia, em Aracaju-SEpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Corrêa, Rúbia Oliveira-
dc.description.resumoO presente estudo objetivou analisar a caminhabilidade nas calçadas da orla de Atalaia, em Aracaju. Pesquisa de natureza descritiva, e em relação aos procedimentos foi caracterizada como um levantamento (survey). Em sua abordagem, classificou-se como um estudo quantitativo. A amostra do trabalho foi composta por 140 indivíduos que se faziam presentes na orla de Atalaia, sendo classificada como não probabilística por acessibilidade. O questionário foi definido como o instrumento de coleta de dados. Esse foi formado por treze perguntas fechadas, as quais foram avaliadas com o auxílio da escala likert de sete pontos. A análise dos dados revelou que, dentre os fatores pesquisados, a infraestrutura das calçadas da orla de Atalaia destacou-se como o item de pior avaliação. A quantidade de rampas ao longo do trajeto também foi outro aspecto mal avaliado. No entanto, a caminhabilidade não costuma ser dificultada pela largura das calçadas ou presença de obstáculos. A iluminação das calçadas da orla de Atalaia foi vista como satisfatória. Com relação ao aspecto conforto proporcionado pelo ato de caminhar nas referidas calçadas, os respondentes o destacaram de forma positiva. Em oposição a isso, a sensação de segurança foi avaliada de maneira negativa. Verificou-se, também, que os critérios escolaridade, motivos que levam a transitar pelas calçadas e a frequência semanal com que as pessoas frequentam a orla de Atalaia justificam as diferenças na percepção dos respondentes acerca da qualidade da caminhabilidade nessas calçadas. Por fim, verificou-se que quanto mais frequentes são os usuários, mais críticos se tornam em relação aos aspectos: irregularidades na infraestrutura, sinalização, existência de piso tátil e semáforos especiaispt_BR
dc.publisher.departmentDAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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