Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10241
Document Type: Monografia
Title: A utilização dos aplicativos bancários (mobile) : uma análise da realidade de uma agência financeira do município de Aracaju-SE
Authors: Sousa, Fellipe de Mello
Issue Date: 4-Oct-2018
Advisor: Sales, Jefferson
Co-advisor: Lins, Maria Teresa Gomes
Resumo : Este trabalho teve como objetivo relacionar a adesão de clientes, de diferentes gerações, quanto ao uso de um aplicativo bancário em uma agência do município de Aracaju-SE. Com o aumento do processo de virtualização dos bancos, cada vez mais os processos são substituídos, com o intuito de facilitar os serviços para a vida dos clientes, por mecanismos eletrônicos como é o caso do aplicativo bancário. Dessa maneira, muitas tarefas realizadas apenas nas agências, atualmente estão ao alcance de um clique em seus Smarthfones. Mas como seria a aceitação pelos clientes, visto que as instituições financeiras possuem uma clientela tão diversificada, com diferentes faixas etárias, agrupando-se em diferentes gerações? Através dessa pergunta condutora, este trabalho buscou realizar uma pesquisa de campo, em uma determinada agência bancária, com 83 participantes e, desta maneira, iniciar essa discussão e debate em relação ao avanço tecnológico e o grau de aceitação por todas as gerações de clientes representadas. Os resultados demonstram que a gerações X e a geração Y possuem mais familiaridade com tecnologia e utiliza serviços tais como os oferecidos em aplicativos bancários que a geração Baby Boomers
Abstract: This work aimed to relate the adherence of clients, from different generations, regarding the use of a banking application in an agency of the municipality of Aracaju-SE. With the increase of the process of virtualisation of the banks, more and more processes are replaced, with the purpose of facilitating the services for the life of the clients, by electronic mechanisms as is the case of the banking application. In this way, many tasks performed only in the agencies, are currently within reach of a click on their Smarthfones. But what would be the acceptance by the clients, since the financial institutions have a clientele so diverse, with different age groups, grouping in different generations? Through this guiding question, this work sought to carry out field research in a particular banking branch with 83 participants and, in this way, initiate this discussion and debate in relation to the technological advance and the degree of acceptance by all generations of clients represented. The results demonstrate that Generations X and Generation Y are more familiar with technology and use services such as those offered in banking applications than the Baby Boomers
Keywords: Administração
Ensino de adminstração
Tecnologia da informação
Mobille commerce
Instituições financeiras
Aracaju (SE)
Use of technology
Mobille commerce
Financial institutions
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial
Citation: Sousa, Fellipe de Mello. A utilização dos aplicativos bancários (mobile) : uma análise da realidade de uma agência financeira do município de Aracaju-SE. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10241
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fellipe_Mello_Sousa.pdf672,54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.