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Tipo de Documento: Monografia
Título: E-commerce : perspectivas e mudanças do setor de cosméticos na ótica dos distribuidores, proprietários de salão de beleza e cabeleireiros
Autor(es): Fontes, Victor Rodrigo Santana
Data do documento: 27-Set-2018
Orientador: Silva, Débora Eleonora Pereira da
Coorientador: Santos, Augusto César Vieira dos
Resumo: Graças ao avanço tecnológico, os meios de consumo passaram por mudanças, notando-se que, ao longo dos últimos anos, as possibilidades de compra e a venda de produtos e serviços foram sendo ampliadas com o surgimento do comércio eletrônico ou e-commerce. Vinculando essa nova forma de comércio, realizada em um estabelecimento empresarial virtual, ao mercado de cosméticos, em constante evolução, o presente estudo tem como principal objetivo identificar, na perspectiva de distribuidores, donos de salão de beleza e cabeleireiros, o uso da tecnologia na relação com as possibilidades do e-commerce para a venda de produtos da linha capilar. Para atingir tal finalidade adotou-se a metodologia da pesquisa survey de abordagem quantitativa, que se concretizou por meio de questionários aplicados a 335 profissionais que trabalham com e em salões de beleza, sendo 320 cabeleireiros e proprietários desse tipo de estabelecimento comercial, além de 15 distribuidores de produtos cosméticos. Os resultados obtidos apontam que o avanço tecnológico, traduzido no e-commerce, apesar de fazer parte da vida desses participantes da pesquisa, ainda não é integrado efetivamente em seu cotidiano profissional, o que requer estratégias de marketing paraaproveitar, com eficiência e eficácia, as possibilidades que esse tipo de comércio pode oferecer
Abstract: Thanks to the technological advance, the means of consumption have undergone changes, noting that, over the last years, the possibilities of buying and selling products and services have been expanded with the emergence of e-commerce or e-commerce. Linking this new form of commerce, held in a virtual business establishment, to the constantly evolving cosmetics market, the main objective of this study is to identify, from the perspective of distributors, salon owners and hairdressers, the use of technology in relation to the possibilities of e-commerce for the sale of hair products. In order to reach this goal, the methodology of the research survey of a quantitative approach was adopted, which was carried out through questionnaires applied to 335 professionals working in and in beauty salons, of which 320 were hairdressers and owners of this type of commercial establishment, in addition to 15 distributors of cosmetic products. The results obtained point out that the technological advance, translated into e-commerce, despite being part of the life of these research participants, is not yet effectively integrated into their professional daily life, which requires marketing strategies to take advantage, efficiently and effectively, the possibilities that this type of trade can offer
Palavras-chave: Administração
Ensino de adminstração
Cosméticos
E-commerce
Internet
Cosmetics
E-commerce
Internet
comércio eletrônico
Indústria da beleza
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial
Citação: Fontes, Victor Rodrigo Santana. E-commerce : perspectivas e mudanças do setor de cosméticos na ótica dos distribuidores, proprietários de salão de beleza e cabeleireiros. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10257
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