Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10259
Tipo de Documento: Monografia
Título: A comunicação interna na era digital : ferramenta comunicacional no âmbito empresarial
Autor(es): Melo, Thaiane Leal Santos de
Data do documento: 28-Set-2018
Orientador: Salgado, Thaís Ettinger Oliveira
Resumo: O estudo intitulado “a comunicação interna na era digital: as evoluções da ferramenta comunicacional no âmbito empresarial” teve o objetivo de identificar os modais de Comunicação Interna que têm sido adotados no âmbito empresarial no contexto aracajuano (SE), na perspectiva de fortalecer o poder estratégico nas relações mercadológicas. Para tanto, foi necessário considerar alguns objetivos específicos que compreenderam: (1) compreender o papel/dificuldades de implementação da comunicação interna na rotina empresarial; (2) averiguar quais os meios de comunicação interna que são utilizados nas empresas; (3) Compreender o papel contributivo da comunicação interna no contexto das ações estratégicas produzidas pelas empresas. Assim sendo, o problema que demandou o estudo se alicerçou num pensamento coerente e atento à relação comunicacional e consequente adoção de tecnológicas, com vistas a acompanhar a velocidade com que as informações são atualizadas, realidade esta observada na dinâmica da comunicação no âmbito interno das empresas com vistas à eficiência/eficácia/efetividade das relações/produtividade laboral, e assim pergunta-se: quais os modais de comunicação interna que têm sido processados na perspectiva de compor os elementos estratégicos nas relações empresariais? Foi escolhida a abordagem qualitativa na qual a coleta de dados se deu junto a materiais bibliográficos, internet e outros dessa natureza, bem como por via da pesquisa de campo junto à empresa da área de saúde, sob a perspectiva de apreender a forma como se dá a comunicação interna no âmbito empresarial, onde por via da técnica da observação, bem como aplicando os princípios da Análise de Conteúdo, pode-se inferir que: a comunicação interna se constitui um espaço de facilitação no fluxo dos processos de trabalho, se constituindo destarte, em seus diferentes modais, em um canal estratégico alinhador de procedimentos favoráveis ao desenvolvimento dos espaços em que se inserem
Abstract: The study on "internal communication in the digital age: the evolutions of the communicational tool in the corporate environment", aimed at Identifying the Internal Communication modalities that have been adopted in the business context in the city of Aracaju, state of Sergipe, with a view to strengthening the strategic power in market relations. To do so, it was necessary to consider some specific objectives that included: - Understand the role / difficulties of implementing internal communication in the business routine; - Find out what internal media are used in companies; - Understand the contributive role of internal communication in the context of the strategic actions produced by the companies. Thus, the problem that required the study was based on a coherent thought and attentive to the communicational relationship and the consequent adoption of technological, in order to keep up with the speed with which the information is updated, a reality that is observed in the dynamics of communication within companies with a view to efficiency / effectiveness / effectiveness of relations / labor productivity, and it is asked: what internal communication modalities have been processed in the perspective of composing the strategic elements in business relations? The qualitative approach was chosen in which the collection of data was carried out along with bibliographical, internet and other materials of this nature, as well as through the field research with the company of the Health area, from the perspective of apprehending the way the internal communication in the business field, where through the technique of observation, as well as applying the principles of Content Analysis can be inferred that: internal communication is a space of facilitation in the flow of work processes, constituting itself, in its different modalities, in a strategic channel aligning procedures favorable to the development of the spaces in which they are inserted
Palavras-chave: Administração
Ensino de adminstração
Meios de comunicação
Tecnologia da informação
Relação comunicacional
Communication
Modal of Communication
Communication Relation
Gestão empresarial
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial
Citação: Melo, Thaiane Leal Santos de. A comunicação interna na era digital : ferramenta comunicacional no âmbito empresarial. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10259
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thaiane_Leal_Santos_Melo.pdf883,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.