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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantos, José Elyton Batista dos-
dc.date.accessioned2019-01-22T21:26:30Z-
dc.date.available2019-01-22T21:26:30Z-
dc.date.issued2018-12-13-
dc.identifier.citationSANTOS, José Elyton Batista dos. Do pó de giz aos bits: cartografando os processos de adesão e inserção do computador interativo no ensino de matemática. 2018. 160 f. Dissertação (mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10281-
dc.description.abstractThe school spaces are evidently marked by the transition from the world of atoms to bits. While this cycle is not complete, currently a two-dimensional universe is lived, and technologies continue to gradually re-signify the pedagogical practice of the teacher. Due to transformational processualities, this work has as general objective to investigate the processes of adhesion and insertion of the interactive computer with digital slate in the teaching of Mathematics, in particular of the municipal school network of Coruripe-AL. It is a qualitative and delimited research under the cartographic method, by the fact of studying the procedural and subjective phenomena that emerge in the diverse social spaces. The research was carried out using as data collection techniques the semi-structured interviews, the field diary, the lesson plans and the participant observation. The theoretical-methodological contribution is mainly based on Deleuze and Guattari (1995), Kastrup and Passos (2016), Brazil (2012, 2016, 2017c), Kalinke and Almouloud (2013), Bittar (2010) and Divieso . As a cartographer / researcher, the paths were flexibly traced and directed to the protagonists of this work, that is, 3 technicians and 6 teachers of mathematics. The results show that collaborative work among the different segments of a school environment is essential in the success of actions, transformations and integration of technologies in the school environment. Regarding the teaching of Mathematics, it was noticed that the interactive computer is being inserted in the classroom in a limited way, not making use of all its functionalities: computer, projector and interactive whiteboard. This fact only results in the use of the computer and the projector. Teachers express that their pedagogical practice is inserted in a two-dimensional world, however the lack of training specifically directed to the teacher caused an impasse, as detected. It was also noticed that teachers make use of dynamic, attractive activities with sounds, images, videos, quizzes and games, in order to establish among themselves a multiplicity of modes of subjectivation.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectInformáticapor
dc.subjectComputadorespor
dc.subjectComputador interativopor
dc.subjectSubjetivaçãopor
dc.subjectMathematics teachingeng
dc.subjectInteractive computereng
dc.subjectSubjectivationeng
dc.titleDo pó de giz aos bits: cartografando os processos de adesão e inserção do computador interativo no ensino de matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Carlos Alberto-
dc.description.resumoOs espaços escolares estão evidentemente marcados pela transição do mundo dos átomos aos bits. Enquanto esse ciclo não se completa, atualmente se vivencia um universo bidimensional, e as tecnologias seguem ressignificando gradativamente a prática pedagógica do professor. Tendo em vista as processualidades transformativas, este trabalho tem como objetivo geral investigar os processos de adesão e inserção do computador interativo com lousa digital no ensino de Matemática, em especial da rede municipal de ensino de Coruripe-AL. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e delimitada sob o método cartográfico, pelo fato de estudar os fenômenos processuais e subjetivos que emergem nos diversos espaços sociais. A pesquisa realizou-se tendo como técnicas de coleta de dados as entrevistas semiestruturadas, o diário de campo, os planos de aula e a observação participante. O aporte teórico-metodológico baseia-se principalmente em: Deleuze e Guattari (1995), Kastrup e Passos (2016), Brasil (2012, 2016, 2017c), Kalinke e Almouloud (2013), Bittar (2010) e Divieso (2017). Como cartógrafo/pesquisador, os caminhos foram flexivelmente traçados e se direcionaram aos protagonistas deste trabalho, ou seja, 3 técnicos e 6 professores de Matemática. Os resultados revelam que o trabalho colaborativo entre os diferentes segmentos de um âmbito escolar é essencial no êxito de ações, transformações e integração das tecnologias no âmbito escolar. Em relação ao ensino de Matemática, notou-se que o computador interativo está sendo inserido na sala de aula de forma limitada, não fazendo uso de todas as suas funcionalidades: computador, projetor e lousa digital interativa. Tal fato resulta somente no uso do computador e do projetor. Os professores expressam que sua prática pedagógica está inserida em um mundo bidimensional, contudo a falta de formação direcionada especificamente ao professor ocasionou impasse, como detectado. Também se percebeu que os professores fazem uso de atividades dinâmicas, atrativas, com sons, imagens, vídeos, quizzes e games, de modo a estabelecerem entre si uma multiplicidade de modos de subjetivação.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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