Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10283
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Cinema com mulheres em Pernambuco: trajetórias, políticas, estética |
Autor(es): | Galvão, Yanara Cavalcanti |
Data do documento: | 22-Nov-2018 |
Orientador: | Bonfim, Luís Américo Silva |
Resumo: | O presente trabalho propõe investigar diferentes ressignificações do feminino na sua relação com o campo cinematográfico para pensar o corpus desta pesquisa: o cinema com mulheres em Pernambuco. Para tanto, percorre trajetórias das mulheres e dos cinemas que as atravessam, às margens da lógica do modelo hegemônico do cinema e da sua historiografia clássica. Assim, assumindo a lacuna e a desmemória que marcaram o processo cinematográfico e histórico para com as mulheres, o estudo se dispôs a (re)constituir traços desses percursos. Em um primeiro momento, acompanha os movimentos das mulheres e suas narrativas históricas pela perspectiva feminista. Da tardia legitimação da categoria mulheres aos processos de ruptura com ideias de natureza essencialista do feminino, o cinema com mulheres passa a ser abordado, também transitando pelas primeiras incursões das cineastas na realização fílmica, nos contextos nacional e local. Com essa contextualização, em um segundo momento deste estudo, é traçado um diálogo com as articulações políticas e participação na construção de políticas públicas por parte das trabalhadoras do cinema. Dessa forma, busca-se entender como se constitui a cena do cinema independente contemporâneo que está sendo realizado em Pernambuco. Por fim, é proposto pensar um cinema contemporâneo em movimento e em transformação, com mulheres. Os filmes selecionados, além da autoria feminina, contemplam experiências marcadas pela diferença, refletidas nos seus espaços de partilha, potências estéticas e gestos políticos, confrontando os lugares comuns da representação. Este estudo sobre cinema é de caráter interdisciplinar e recorre a aportes teóricos em diálogo e incursões específicas nas teorias feministas, em diferentes campos epistemológicos, como os Estudos Culturais, Estudos Pós-Estruturalistas, Estudos Pós- Coloniais, Cinema, Estética e Política. |
Abstract: | The present work proposes to investigate different resignifications of the feminine in its relation with the cinematographic field to think about the corpus of this research: the cinema with women in Pernambuco. To do so, it traverses trajectories of women and the cinemas that cross them, on the margins of the logic of the hegemonic model of cinema and its classical historiography. Thus, assuming the gap and desmemory that marked the cinematographic and historical process for women, the study was prepared to (re) constitute traces of these paths. In a first moment, it accompanies the movements of the women and their historical narratives by the feminist perspective. From the belated legitimization of the category of women, to the processes of rupture with essentialist ideas of the feminine, cinema with women begins to be approached, also passing through the first incursions of the filmmakers in the filmic realization, in the national and local contexts. With this contextualization, in a second moment of this study, a dialogue is drawn with the political articulations and participation in the construction of public policies by the women workers of the cinema. In this way, we seek to understand how the contemporary independent film scene being held in Pernambuco is constituted. Finally, it is proposed to think of a contemporary cinema in movement and in transformation, with women. The selected films, besides the female authorship, contemplate experiences marked by difference, reflected in their spaces of sharing, aesthetic powers and political gestures, confronting the common places of representation. This film study is interdisciplinary in nature and draws on theoretical contributions in dialogue and specific incursions into feminist theories, in different epistemological fields, such as Cultural Studies, Post-Structural Studies, Postcolonial Studies, Cinema, Aesthetics and Politics. |
Palavras-chave: | Cinema Crítica e interpretação Mulher no cinema Cinema feminista Documentário (Cinema) Estética Pernambuco |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema |
Citação: | GALVÃO, Yanara Cavalcanti. Cinema com mulheres em Pernambuco: trajetórias, políticas, estética. 2018. 154 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10283 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
YANARA_CAVALCANTI_GALVAO.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.