Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10312
Document Type: Anais completos de Eventos
Title: V Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 7 - Educação, cultura e religião
Other Titles: 1. A dicotomia ontológica: fé e ciência na hermenêutica teilhardiana - Ada Augusta Celestino Bezerra, Mildon Carlos Calixto dos Santos
2. Há necessidade se ensinar religião no espaço escolar? Uma questão primeira para a prática pedagógica - Adauto Leite Oliveira
3. Saberes e sons: práticas educativas na congada - Adriane A. Damascena
4. A influência da socialização religiosa e do gênero no universo acadêmico - Cândida Margarida Oliveira Matos, Anabela Maurício de Santana
5. Identidade e pertencimento: reflexões sobre os processos culturais na modernidade - Carley Rodrigues Alves, Márcia Brito Nery Alves
6. Movimentos socio-religiosos no nordeste do Brasil: um breve resgate histórico - Célia Camelo de Sousa, Lêda Vasconcelos Carvalho
7. Língua, cultura e formação de professores: feições que marcam como caleidoscópio, os entrelugares das construções identitárias - Cristiane Lopes Landulfo, Livia Carvalho de Medonça, Kelly Barros Santos
8. Pluralismo religioso e identidade os desafios do século XXI na escola confessional da zona norte do Recife-PE - Daniela Moura Queiroz dos Santos
9. Igreja católica e ação social: processos extraescolares na comunidade do Lageiro Grande - Daniela Soares Menezes
10. Ginásio diocesano de Propriá: a formação da mocidade 1950 a 1960 - Dílson Gonzaga Sampaio
11. Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço: análise de estudantes de pedagogia acerca da avaliação da aprendizagem no ensino superior - Fabiana Castelo Branco de Santana, Flávia de Souza Barros
12. Região metropolitana de Goiânia: um retrato das manifestações culturais - Jakelline Graziela Pinto
13. A figura do conselheiro na cultura nordestina - João Everton da Cruz, Pedro de Assis Ribeiro de Oliveira
14. Historicisando a violência contra as mulheres, e um breve olhar, na cidade de Campina Grande – PB, uma relação de gênero... - Judite Maria de Amorim
15. Candomblé: reafirmação da ancestralidade e identidade africano-brasileira – um diálogo com a lei 10.639/2003 - Magnaldo Oliveira dos Santos, Hildália Fernandes
16. Os traços da manifestação cultural da catira nas práticas educacionais de Goiânia/GO - Maisa França Teixeira
17. Feiras livres e espaços urbanos - Maise Nunes de Carvalho, Deyse Carla Oliveira Borges
18. No tempo de minha avó - Maria Angélica de Melo Rosa
19. Sala de aula: religiosidade afrobrasileira - Maryane Meneses Silveira
20. Candomblés e as ressignificações no espaço diásporico: Xirê e suas representações culturais, conhecimentos transversais para o ensino de culturas africanas - Mary Anne Vieira Silva
21. Ensino de história e identidades locais - a compreensão a partir da religiosidade: uma experiência metodológica no ensino básico em passagem de Mariana - Michele Aparecida dos Santos Carneiro
22. A escola dominical presbiteriana e a propagação de suas práticas educativas - Nicole Bertinatti, Mirianne Santos de Almeida, Priscila Silva Mazêo
23. Padre Cícero e Teodorico Bezerra, escolarizar para que e para quem? - Paula Cristiane de Lyra Santos
24. Ações educacionais protestantes: sob a direção de Robert Reid Kalley no Brasil oitocentista - Priscila Silva Mazêo, Mirianne Santos de Almeida, Nicole Bertinatti
25. Religiosidade em processo: análises sobre as implicações do sagrado construído sobre a dinâmica da vida social - Rodrigo Pereira
26. A influência da ong asped (associação social pastoral esperança de deus) no processo de (re) organização espacial do povoado porto do Mato- Estância/SE - Roseane Cristina Santos Gomes
27. A educação informal nos “giros” de folia de reis em Goiânia - Rosiane Dias Mota
28. A inserção da discussão da pluralidade cultural nos cursos de formação de professores na universidade: um estudo de caso no curso de pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana - Sílvia Mary Ramos Pires, Fabiana Castelo Branco de Santana
29. Patrimônio e educação: recortes para a educação cidadã - Solimar Guindo Messias Bonjardim, Maria Augusta Mundim Vargas, Maria Geralda de Almeida
30. A religiosidade de matriz africana e o contexto escolar - Sônia Oliveira Santos
31. Dança na educação física: uma intervenção pedagógica crítico-emancipatória no interior da escola privada - Tanise Pires Mendonça
32. O pensamento pedagógico de joão de barros: um estudo preliminar da cartinha - Vagner dos Santos Barbosa
Issue Date: Sep-2010
Keywords: Educação
Cultura
Religião
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citation: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 4., 2010, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2010. Disponível em: <http://educonse.com.br/2010/>. Acesso em: 31 out. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10312
Appears in Collections:Anais 2010 - IV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1.pdfA dicotomia ontológica: fé e ciência na hermenêutica teilhardiana187,39 kBAdobe PDFView/Open
2.pdfHá necessidade se ensinar religião no espaço escolar? Uma questão primeira para a prática pedagógica160,54 kBAdobe PDFView/Open
3.pdfSaberes e sons: práticas educativas na congada140,18 kBAdobe PDFView/Open
4.pdfA influência da socialização religiosa e do gênero no universo acadêmico181,85 kBAdobe PDFView/Open
5.pdfIdentidade e pertencimento: reflexões sobre os processos culturais na modernidade160,41 kBAdobe PDFView/Open
6.pdfMovimentos socio-religiosos no nordeste do Brasil: um breve resgate histórico170,54 kBAdobe PDFView/Open
7.pdfLíngua, cultura e formação de professores: feições que marcam como caleidoscópio, os entrelugares das construções identitárias167,25 kBAdobe PDFView/Open
8.pdfPluralismo religioso e identidade os desafios do século XXI na escola confessional da zona norte do Recife-PE78,03 kBAdobe PDFView/Open
9.pdfIgreja católica e ação social: processos extraescolares na comunidade do Lageiro Grande890,3 kBAdobe PDFView/Open
10.pdfGinásio diocesano de Propriá: a formação da mocidade 1950 a 1960140,08 kBAdobe PDFView/Open
11.pdfFaça o que eu digo, mas não faça o que eu faço: análise de estudantes de pedagogia acerca da avaliação da aprendizagem no ensino superior142,85 kBAdobe PDFView/Open
12.pdfRegião metropolitana de Goiânia: um retrato das manifestações culturais733,03 kBAdobe PDFView/Open
13.pdfA figura do conselheiro na cultura nordestina185,2 kBAdobe PDFView/Open
14.pdfHistoricisando a violência contra as mulheres, e um breve olhar, na cidade de Campina Grande – PB, uma relação de gênero...156,36 kBAdobe PDFView/Open
15.pdfCandomblé: reafirmação da ancestralidade e identidade africano-brasileira – um diálogo com a lei 10.639/2003201,1 kBAdobe PDFView/Open
16.pdfOs traços da manifestação cultural da catira nas práticas educacionais de Goiânia/GO263,52 kBAdobe PDFView/Open
17.pdfFeiras livres e espaços urbanos666,97 kBAdobe PDFView/Open
18.pdfNo tempo de minha avó144,54 kBAdobe PDFView/Open
19.pdfSala de aula: religiosidade afrobrasileira133,97 kBAdobe PDFView/Open
20.pdfCandomblés e as ressignificações no espaço diásporico: Xirê e suas representações culturais, conhecimentos transversais para o ensino de culturas africanas808,4 kBAdobe PDFView/Open
21.pdfEnsino de história e identidades locais - a compreensão a partir da religiosidade: uma experiência metodológica no ensino básico em passagem de Mariana158,3 kBAdobe PDFView/Open
22.pdfA escola dominical presbiteriana e a propagação de suas práticas educativas436,42 kBAdobe PDFView/Open
23.pdfPadre Cícero e Teodorico Bezerra, escolarizar para que e para quem?198,97 kBAdobe PDFView/Open
24.pdfAções educacionais protestantes: sob a direção de Robert Reid Kalley no Brasil oitocentista196,74 kBAdobe PDFView/Open
25.pdfReligiosidade em processo: análises sobre as implicações do sagrado construído sobre a dinâmica da vida social187,99 kBAdobe PDFView/Open
26.pdfA influência da ong asped (associação social pastoral esperança de deus) no processo de (re) organização espacial do povoado porto do Mato- Estância/SE554,11 kBAdobe PDFView/Open
27.pdfA educação informal nos “giros” de folia de reis em Goiânia578,93 kBAdobe PDFView/Open
28.pdfA inserção da discussão da pluralidade cultural nos cursos de formação de professores na universidade: um estudo de caso no curso de pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana131,87 kBAdobe PDFView/Open
29.pdfPatrimônio e educação: recortes para a educação cidadã179,24 kBAdobe PDFView/Open
30.pdfA religiosidade de matriz africana e o contexto escolar188,62 kBAdobe PDFView/Open
31.pdfDança na educação física: uma intervenção pedagógica crítico-emancipatória no interior da escola privada151,97 kBAdobe PDFView/Open
32.pdfO pensamento pedagógico de joão de barros: um estudo preliminar da cartinha158,12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.