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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMatos, Jussara dos Santos-
dc.date.accessioned2019-01-24T21:37:41Z-
dc.date.available2019-01-24T21:37:41Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10319-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofO estudo dos implícitos na construção de pontos de vista : estratégias para a participação social de estudantes de 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectArgumentatividadepor
dc.subjectProdução textualpor
dc.subjectPressupostospor
dc.subjectSubentendidospor
dc.subjectOperadores argumentativospor
dc.titleO estudo dos implícitos na construção de pontos de vista : estratégias para a participação social de estudantes de 9º ano do ensino fundamental (Caderno pedagógico)pt_BR
dc.typeCaderno pedagógicopt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Isabel Cristina Michelan de-
dc.description.resumoO trabalho com a argumentação em sala de aula é de grande importância, segundo os documentos oficiais brasileiros (Parâmetros Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular), embora ainda não seja uma prática constante realizada nas escolas de educação básica nas quais pude trabalhar. Muitos ficam presos aos recursos, às vezes único, do livro didático e aos conteúdos que esse apresenta e àqueles que fazem parte da grade curricular. Agindo assim deixam de proporcionar atividades que levem os alunos a discutir temas polêmicos que fazem parte de seu cotidiano e que são fundamentais para a construção da cidadania e para a produção escrita e oral dos estudantes. A falta da devida atenção a essa prática tão necessária não só para o desenvolvimento da boa escrita como também para a constituição de sujeitos mais críticos e atuantes no que diz respeito aos acontecimentos sociais estimulou a elaboração deste Caderno Pedagógico. Assim, este material tem como meta auxiliar os professores que desejam introduzir em suas aulas essa prática de grande valia não só para a formação cidadã dos estudantes, mas também para que estes tenham uma melhor compreensão daquilo que leem e do que escrevem. A pesquisa da qual decorreu este Caderno Pedagógico foi realizada em 2017, e está disponível para os docentes que sentirem necessidade de aplicar o material com seus alunos em sala de aula. O projeto foi realizado no CESWF, em Estância - SE, no período letivo de 2017. A aplicação se deu num período de 14 horas/aulas por meio de uma sequência didática com diversas atividades relacionadas à constituição de pontos de vista: dentre elas: mostras de vídeos, exercícios e apresentação de slides. Este material tem como finalidade o estudo da construção do ponto de vista a partir dos implícitos e operadores argumentativos, visando apresentar sugestões de como aplicá-lo em sala de aula, para professores da educação básica que se interessarem pela proposta aqui exposta. Sua constituição é dividida em duas partes: a teórica e a prática. A primeira contém o aparato teórico que norteou as atividades aqui apresentadas e a segunda, a parte prática que se efetiva por meio de uma sequência didática descrita de forma minuciosa. Esta proposta, portanto, visa contribuir com as práticas docentes no que diz respeito à importância de se trabalhar a argumentação (discussões de temas sociais), a interpretação e a produção escrita em sala de aula a partir de diversos gêneros textuais.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

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