Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10341
Document Type: | Anais completos de Eventos |
Title: | VII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 5 - Educação e infância |
Other Titles: | 1. Adalgisa Leão Ferreira - Infância e acontecimento como categorias para se pensar a relação educativa entre adultos e crianças na contemporaneidade 2. Alessandro Araujo Mendes - Concepções sobre criança e infância nos oitocentos e novecentos 3. Ana Maria Lourenço de Azevedo - “Corpo, infância, escola – “cada um em seu lugar, um lugar para cada um” 4. Ana Paula de Medeiros Ribeiro - A análise dos resultados da provinha Brasil de leitura e de matemática: um relato de experiência 5. Andreia Bispo dos Santos - Estágio supervisionado em educação infantil e suas contribuições na prática 6. Anevertton Lima de Souza - Explorando o movimento na educação infantil 7. Antonio Carlos Marques Guerra Júnior - O que diz a produção científica sobre as relações étnico-raciais na educação infantil 8. Arycia Giseli de Melo Sousa - Diversidade étnica na educação infantil: minimizando desigualdades ou difundindo estereótipos? 9. Camila Andrade Chagas - O desafio de ensinar inglês para crianças 10. Carla Manuella de Oliveira Santos - O trabalho do(a)s professore(a)s de educação infantil: a visão do outro e de si mesmo sobre a escolha profissional 11. Cassia Virginia Moreira de Alcantara - Formação sócio moral: o referencial curricular nacional para a educação infantil e as práticas escolares 12. Christian Lindberg Lopes do Nascimento - Infância e educação no limiar da modernidade 13. Claryssa Monteiro de Macedo Leite - O judô e o lúdico no processo ensino-aprendizagem de crianças de 4 a 6 anos no ambiente escolar 14. Cristiane Menezes De Araújo - Adaptações da literatura infanto-juvenil sob o aspecto Lobatiano 15. Diana Viturino Santos - Análise da rotina escolar das crianças de uma creche pública de São Cristóvão/SE 16. Elizabete Pereira Barbosa - Infância no recôncavo fumageiro da Bahia: a educação e o trabalho 17. Fernanda Ferreira Lacerda - A poesia infantil como processo educativo ao incentivo a leitura. 18. Flávia de Jesus Damião - Diversidade e diferença étnico-racial na educação de crianças de 0 a 3 anos 19. Francisco Souza da Costa - A literatura de cordel e a cultura popular em uma escola no município de Beberibe-Ceará. 20. Huga Kátia de Oliveira Feijó - A atuação dos professores de uma escola da rede pública estadual de Arapiraca- AL frente ao abuso sexual infantil: um estudo de caso 21. Ingobert Vargas de Souza - Era uma vez uma "sacola-mágica" na nossa roda de histórias: os jogos narrativos e as práticas de leitura para o letramento e a alfabetização. 21. Ingobert Vargas de Souza - Era uma vez uma "sacola-mágica" na nossa roda de histórias: os jogos narrativos e as práticas de leitura para o letramento e a alfabetização. 23. Jean Carlos Cerqueira Pereira - Sexualidade e gênero na educação infantil 24. Jeane Costa Amaral - Práticas de cuidado e educação na creche: representação de crianças pequenas e suas professoras 25. José Glicério Augusto Canuto - A relevância da educação física nos anos iniciais do ensino fundamental i na rede pública municipal 26. Kátia Regina Lopes Costa - Caminhos para o confinamento: representações sobre o menor delinquente sergipano 27. Katty Lirane Haywanon Santos Maia - “Vai ter recreio hoje pró?”: a importância do brincar para a infância das crianças que estudam nos anos iniciais do ensino fundamental 28. Leonice Santana Ferreira dos Santos - Desenho infantil e oralidade: com a palavra as crianças 29. Lorena de Moura Menas - A leitura e escrita na alfabetização 30. Maianne Oliveira dos Santos - Educação infantil e o registro pedagógico: relato de estágio 31. Márcia Tereza Fonseca Almeida - Reflexões sobre a concepção do brincar para professoras de educação infantil a partir de uma pesquisa feita com crianças 32. Maria Carmem Bezerra Lima - Escola, ideologia e transformação social no contexto da educação infantil: notas reflexivas a partir do pensamento de Bourdieu e Passeron 33. Maria Cristina Rizzetto Cerqueira - Biblioteca infantil, uma jóia escondida na zona norte de são paulo: uma experiência de mediação 34. Maria Emilia Santos Oliveira - Ser ou não ser, eis a questão; a educação inclusiva como esboço de uma interpretação de vínculo de parcela na formação do indivíduo. 35. Mariany Kelle de Oliveira Sousa - A infância e sua educação no Brasil e no Piauí: alguns aspectos históricos 36. Mauricia Evangelista dos Santos - Diálogos entre saberes e práticas: as (im)possibilidades da docência compartilhada entre as auxiliares e as professoras em um centro municipal de educação infantil 37. Michelline Roberta Simões do Nascimento - Jardim de infância Joana Ramos: fragmentos da história da educação infantil na cidade de Tobias Barreto/SE 38. Nádia Cristina de Lima Rodrigues - Linguagem, cultura e afetividade: procurando pistas através de uma atividade lúdica, da pertinência desses elementos como auxiliadores no processo de alfabetização infantil. 39. Rafaely Karolynne do Nascimento Campos - Pesquisa com crianças: observação participante e a relação pesquisadora-crianças no berçário da creche 40. Renata da Costa Maynart - Educação infantil: brincadeira e interação como eixos norteadores de uma prática pedagógica fundamentada nas linguagens da criança 41. Risonete Lima de Almeida - Os caminhos da língua (GEM) na primeira infância 42. Rosania Vitoria Cardoso Melo Silva - Respeitando, aprendendo e brincando: uma perspectiva dialética e formativa. 43. Sara Rogeria Santos Barbosa - A leitura e contação de histórias em sala de aula para formação de leitores 44. Sineide Cerqueira Estrela - Práticas alfabetizadoras e ludicidade: a vivência da infância no tempo certo 45. Viviane dos Reis Silva - Como a organização do espaço físico do berçário atua nas interações sociais de crianças na creche? |
Issue Date: | Sep-2013 |
Keywords: | Educação Infância Educação infantil Crianças |
Sponsorship: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
ISSN: | 1982-3657 |
Is part of: | Anais do VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Language: | por |
Publisher / Institution : | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Citation: | COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 7., 2013, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2013. Disponível em: http://educonse.com.br/viicoloquio/publicacao_eixos.asp. Acesso em: 29 jan. 2018. |
License: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10341 |
Appears in Collections: | Anais 2013 - VII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1.pdf | Infância e acontecimento como categorias para se pensar a relação educativa entre adultos e crianças na contemporaneidade | 210,59 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
2.pdf | Concepções sobre criança e infância nos oitocentos e novecentos | 213,65 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
3.pdf | “Corpo, infância, escola – “cada um em seu lugar, um lugar para cada um” | 216,45 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
4.pdf | A análise dos resultados da provinha brasil de leitura e de matemática: um relato de experiência | 172,33 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
5.pdf | Estágio supervisionado em educação infantil e suas contribuições na prática | 201,28 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
6.pdf | Explorando o movimento na educação infantil | 148,58 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
7.pdf | O que diz a produção científica sobre as relações étnico-raciais na educação infantil | 300,96 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
8.pdf | Diversidade étnica na educação infantil: minimizando desigualdades ou difundindo estereótipos? | 243,82 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
9.pdf | O desafio de ensinar inglês para crianças | 266,99 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
10.pdf | O trabalho do(a)s professore(a)s de educação infantil: a visão do outro e de si mesmo sobre a escolha profissional | 214,28 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
11.pdf | Formação sócio moral: o referencial curricular nacional para a educação infantil e as práticas escolares | 220,26 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
12.pdf | Infância e educação no limiar da modernidade | 218,81 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
13.pdf | O judô e o lúdico no processo ensino-aprendizagem de crianças de 4 a 6 anos no ambiente escolar | 222,16 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
14.pdf | Adaptações da literatura infanto-juvenil sob o aspecto Lobatiano | 257,82 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
15.pdf | Análise da rotina escolar das crianças de uma creche pública de São Cristóvão/SE | 203,05 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
16.pdf | Infância no recôncavo fumageiro da Bahia: a educação e o trabalho | 195,81 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
17.pdf | A poesia infantil como processo educativo ao incentivo a leitura. | 225,73 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
18.pdf | Diversidade e diferença étnico-racial na educação de crianças de 0 a 3 anos | 220,47 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
19.pdf | A literatura de cordel e a cultura popular em uma escola no município de Beberibe-Ceará. | 237,32 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
20.pdf | A atuação dos professores de uma escola da rede pública estadual de Arapiraca- AL frente ao abuso sexual infantil: um estudo de caso | 190,44 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
21.pdf | Era uma vez uma "sacola-mágica" na nossa roda de histórias: os jogos narrativos e as práticas de leitura para o letramento e a alfabetização. | 310,14 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
22.pdf | Brinquedoteca: espaço do brincar e de uma das áreas de formação do/a pedagogo/a | 230,2 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
23.pdf | Sexualidade e gênero na educação infantil | 213,5 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
24.pdf | Práticas de cuidado e educação na creche: representação de crianças pequenas e suas professoras | 241,73 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
25.pdf | A relevância da educação física nos anos iniciais do ensino fundamental i na rede pública municipal | 363,9 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
26.pdf | Caminhos para o confinamento: representações sobre o menor delinquente sergipano | 228,34 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
27.pdf | “Vai ter recreio hoje pró?”: a importância do brincar para a infância das crianças que estudam nos anos iniciais do ensino fundamental | 211,11 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
28.pdf | Desenho infantil e oralidade: com a palavra as crianças | 173,75 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
29.pdf | A leitura e escrita na alfabetização | 172,51 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
30.pdf | Educação infantil e o registro pedagógico: relato de estágio | 169,89 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
31.pdf | Reflexões sobre a concepção do brincar para professoras de educação infantil a partir de uma pesquisa feita com crianças | 237,09 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
32.pdf | Escola, ideologia e transformação social no contexto da educação infantil: notas reflexivas a partir do pensamento de Bourdieu e Passeron | 306,93 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
33.pdf | Biblioteca infantil, uma jóia escondida na zona norte de são paulo: uma experiência de mediação | 187,38 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
34.pdf | Ser ou não ser, eis a questão; a educação inclusiva como esboço de uma interpretação de vínculo de parcela na formação do indivíduo. | 159,42 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
35.pdf | A infância e sua educação no Brasil e no Piauí: alguns aspectos históricos | 243 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
36.pdf | Diálogos entre saberes e práticas: as (im)possibilidades da docência compartilhada entre as auxiliares e as professoras em um centro municipal de educação infantil | 210,74 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
37.pdf | Jardim de infância Joana Ramos: fragmentos da história da educação infantil na cidade de Tobias Barreto/SE | 173,39 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
38.pdf | Linguagem, cultura e afetividade: procurando pistas através de uma atividade lúdica, da pertinência desses elementos como auxiliadores no processo de alfabetização infantil. | 245,86 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
39.pdf | Pesquisa com crianças: observação participante e a relação pesquisadora-crianças no berçário da creche | 207,78 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
40.pdf | Educação infantil: brincadeira e interação como eixos norteadores de uma prática pedagógica fundamentada nas linguagens da criança | 214,92 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
41.pdf | Os caminhos da língua (GEM) na primeira infância | 225,74 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
42.pdf | Respeitando, aprendendo e brincando: uma perspectiva dialética e formativa. | 205,14 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
43.pdf | A leitura e contação de histórias em sala de aula para formação de leitores | 232,58 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
44.pdf | Práticas alfabetizadoras e ludicidade: a vivência da infância no tempo certo | 301,5 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
45.pdf | Como a organização do espaço físico do berçário atua nas interações sociais de crianças na creche? | 211,87 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.