Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10341
Document Type: Anais completos de Eventos
Title: VII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 5 - Educação e infância
Other Titles: 1. Adalgisa Leão Ferreira - Infância e acontecimento como categorias para se pensar a relação educativa entre adultos e crianças na contemporaneidade
2. Alessandro Araujo Mendes - Concepções sobre criança e infância nos oitocentos e novecentos
3. Ana Maria Lourenço de Azevedo - “Corpo, infância, escola – “cada um em seu lugar, um lugar para cada um”
4. Ana Paula de Medeiros Ribeiro - A análise dos resultados da provinha Brasil de leitura e de matemática: um relato de experiência
5. Andreia Bispo dos Santos - Estágio supervisionado em educação infantil e suas contribuições na prática
6. Anevertton Lima de Souza - Explorando o movimento na educação infantil
7. Antonio Carlos Marques Guerra Júnior - O que diz a produção científica sobre as relações étnico-raciais na educação infantil
8. Arycia Giseli de Melo Sousa - Diversidade étnica na educação infantil: minimizando desigualdades ou difundindo estereótipos?
9. Camila Andrade Chagas - O desafio de ensinar inglês para crianças
10. Carla Manuella de Oliveira Santos - O trabalho do(a)s professore(a)s de educação infantil: a visão do outro e de si mesmo sobre a escolha profissional
11. Cassia Virginia Moreira de Alcantara - Formação sócio moral: o referencial curricular nacional para a educação infantil e as práticas escolares
12. Christian Lindberg Lopes do Nascimento - Infância e educação no limiar da modernidade
13. Claryssa Monteiro de Macedo Leite - O judô e o lúdico no processo ensino-aprendizagem de crianças de 4 a 6 anos no ambiente escolar
14. Cristiane Menezes De Araújo - Adaptações da literatura infanto-juvenil sob o aspecto Lobatiano
15. Diana Viturino Santos - Análise da rotina escolar das crianças de uma creche pública de São Cristóvão/SE
16. Elizabete Pereira Barbosa - Infância no recôncavo fumageiro da Bahia: a educação e o trabalho
17. Fernanda Ferreira Lacerda - A poesia infantil como processo educativo ao incentivo a leitura.
18. Flávia de Jesus Damião - Diversidade e diferença étnico-racial na educação de crianças de 0 a 3 anos
19. Francisco Souza da Costa - A literatura de cordel e a cultura popular em uma escola no município de Beberibe-Ceará.
20. Huga Kátia de Oliveira Feijó - A atuação dos professores de uma escola da rede pública estadual de Arapiraca- AL frente ao abuso sexual infantil: um estudo de caso
21. Ingobert Vargas de Souza - Era uma vez uma "sacola-mágica" na nossa roda de histórias: os jogos narrativos e as práticas de leitura para o letramento e a alfabetização.
21. Ingobert Vargas de Souza - Era uma vez uma "sacola-mágica" na nossa roda de histórias: os jogos narrativos e as práticas de leitura para o letramento e a alfabetização.
23. Jean Carlos Cerqueira Pereira - Sexualidade e gênero na educação infantil
24. Jeane Costa Amaral - Práticas de cuidado e educação na creche: representação de crianças pequenas e suas professoras
25. José Glicério Augusto Canuto - A relevância da educação física nos anos iniciais do ensino fundamental i na rede pública municipal
26. Kátia Regina Lopes Costa - Caminhos para o confinamento: representações sobre o menor delinquente sergipano
27. Katty Lirane Haywanon Santos Maia - “Vai ter recreio hoje pró?”: a importância do brincar para a infância das crianças que estudam nos anos iniciais do ensino fundamental
28. Leonice Santana Ferreira dos Santos - Desenho infantil e oralidade: com a palavra as crianças
29. Lorena de Moura Menas - A leitura e escrita na alfabetização
30. Maianne Oliveira dos Santos - Educação infantil e o registro pedagógico: relato de estágio
31. Márcia Tereza Fonseca Almeida - Reflexões sobre a concepção do brincar para professoras de educação infantil a partir de uma pesquisa feita com crianças
32. Maria Carmem Bezerra Lima - Escola, ideologia e transformação social no contexto da educação infantil: notas reflexivas a partir do pensamento de Bourdieu e Passeron
33. Maria Cristina Rizzetto Cerqueira - Biblioteca infantil, uma jóia escondida na zona norte de são paulo: uma experiência de mediação
34. Maria Emilia Santos Oliveira - Ser ou não ser, eis a questão; a educação inclusiva como esboço de uma interpretação de vínculo de parcela na formação do indivíduo.
35. Mariany Kelle de Oliveira Sousa - A infância e sua educação no Brasil e no Piauí: alguns aspectos históricos
36. Mauricia Evangelista dos Santos - Diálogos entre saberes e práticas: as (im)possibilidades da docência compartilhada entre as auxiliares e as professoras em um centro municipal de educação infantil
37. Michelline Roberta Simões do Nascimento - Jardim de infância Joana Ramos: fragmentos da história da educação infantil na cidade de Tobias Barreto/SE
38. Nádia Cristina de Lima Rodrigues - Linguagem, cultura e afetividade: procurando pistas através de uma atividade lúdica, da pertinência desses elementos como auxiliadores no processo de alfabetização infantil.
39. Rafaely Karolynne do Nascimento Campos - Pesquisa com crianças: observação participante e a relação pesquisadora-crianças no berçário da creche
40. Renata da Costa Maynart - Educação infantil: brincadeira e interação como eixos norteadores de uma prática pedagógica fundamentada nas linguagens da criança
41. Risonete Lima de Almeida - Os caminhos da língua (GEM) na primeira infância
42. Rosania Vitoria Cardoso Melo Silva - Respeitando, aprendendo e brincando: uma perspectiva dialética e formativa.
43. Sara Rogeria Santos Barbosa - A leitura e contação de histórias em sala de aula para formação de leitores
44. Sineide Cerqueira Estrela - Práticas alfabetizadoras e ludicidade: a vivência da infância no tempo certo
45. Viviane dos Reis Silva - Como a organização do espaço físico do berçário atua nas interações sociais de crianças na creche?
Issue Date: Sep-2013
Keywords: Educação
Infância
Educação infantil
Crianças
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citation: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 7., 2013, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2013. Disponível em: http://educonse.com.br/viicoloquio/publicacao_eixos.asp. Acesso em: 29 jan. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10341
Appears in Collections:Anais 2013 - VII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1.pdfInfância e acontecimento como categorias para se pensar a relação educativa entre adultos e crianças na contemporaneidade210,59 kBAdobe PDFView/Open
2.pdfConcepções sobre criança e infância nos oitocentos e novecentos213,65 kBAdobe PDFView/Open
3.pdf“Corpo, infância, escola – “cada um em seu lugar, um lugar para cada um”216,45 kBAdobe PDFView/Open
4.pdfA análise dos resultados da provinha brasil de leitura e de matemática: um relato de experiência172,33 kBAdobe PDFView/Open
5.pdfEstágio supervisionado em educação infantil e suas contribuições na prática201,28 kBAdobe PDFView/Open
6.pdfExplorando o movimento na educação infantil148,58 kBAdobe PDFView/Open
7.pdfO que diz a produção científica sobre as relações étnico-raciais na educação infantil300,96 kBAdobe PDFView/Open
8.pdfDiversidade étnica na educação infantil: minimizando desigualdades ou difundindo estereótipos?243,82 kBAdobe PDFView/Open
9.pdfO desafio de ensinar inglês para crianças266,99 kBAdobe PDFView/Open
10.pdfO trabalho do(a)s professore(a)s de educação infantil: a visão do outro e de si mesmo sobre a escolha profissional214,28 kBAdobe PDFView/Open
11.pdfFormação sócio moral: o referencial curricular nacional para a educação infantil e as práticas escolares220,26 kBAdobe PDFView/Open
12.pdfInfância e educação no limiar da modernidade218,81 kBAdobe PDFView/Open
13.pdfO judô e o lúdico no processo ensino-aprendizagem de crianças de 4 a 6 anos no ambiente escolar222,16 kBAdobe PDFView/Open
14.pdfAdaptações da literatura infanto-juvenil sob o aspecto Lobatiano257,82 kBAdobe PDFView/Open
15.pdfAnálise da rotina escolar das crianças de uma creche pública de São Cristóvão/SE203,05 kBAdobe PDFView/Open
16.pdfInfância no recôncavo fumageiro da Bahia: a educação e o trabalho195,81 kBAdobe PDFView/Open
17.pdfA poesia infantil como processo educativo ao incentivo a leitura.225,73 kBAdobe PDFView/Open
18.pdfDiversidade e diferença étnico-racial na educação de crianças de 0 a 3 anos220,47 kBAdobe PDFView/Open
19.pdfA literatura de cordel e a cultura popular em uma escola no município de Beberibe-Ceará.237,32 kBAdobe PDFView/Open
20.pdfA atuação dos professores de uma escola da rede pública estadual de Arapiraca- AL frente ao abuso sexual infantil: um estudo de caso190,44 kBAdobe PDFView/Open
21.pdfEra uma vez uma "sacola-mágica" na nossa roda de histórias: os jogos narrativos e as práticas de leitura para o letramento e a alfabetização.310,14 kBAdobe PDFView/Open
22.pdfBrinquedoteca: espaço do brincar e de uma das áreas de formação do/a pedagogo/a230,2 kBAdobe PDFView/Open
23.pdfSexualidade e gênero na educação infantil213,5 kBAdobe PDFView/Open
24.pdfPráticas de cuidado e educação na creche: representação de crianças pequenas e suas professoras241,73 kBAdobe PDFView/Open
25.pdfA relevância da educação física nos anos iniciais do ensino fundamental i na rede pública municipal363,9 kBAdobe PDFView/Open
26.pdfCaminhos para o confinamento: representações sobre o menor delinquente sergipano228,34 kBAdobe PDFView/Open
27.pdf“Vai ter recreio hoje pró?”: a importância do brincar para a infância das crianças que estudam nos anos iniciais do ensino fundamental211,11 kBAdobe PDFView/Open
28.pdfDesenho infantil e oralidade: com a palavra as crianças173,75 kBAdobe PDFView/Open
29.pdfA leitura e escrita na alfabetização172,51 kBAdobe PDFView/Open
30.pdfEducação infantil e o registro pedagógico: relato de estágio169,89 kBAdobe PDFView/Open
31.pdfReflexões sobre a concepção do brincar para professoras de educação infantil a partir de uma pesquisa feita com crianças237,09 kBAdobe PDFView/Open
32.pdfEscola, ideologia e transformação social no contexto da educação infantil: notas reflexivas a partir do pensamento de Bourdieu e Passeron306,93 kBAdobe PDFView/Open
33.pdfBiblioteca infantil, uma jóia escondida na zona norte de são paulo: uma experiência de mediação187,38 kBAdobe PDFView/Open
34.pdfSer ou não ser, eis a questão; a educação inclusiva como esboço de uma interpretação de vínculo de parcela na formação do indivíduo.159,42 kBAdobe PDFView/Open
35.pdfA infância e sua educação no Brasil e no Piauí: alguns aspectos históricos243 kBAdobe PDFView/Open
36.pdfDiálogos entre saberes e práticas: as (im)possibilidades da docência compartilhada entre as auxiliares e as professoras em um centro municipal de educação infantil210,74 kBAdobe PDFView/Open
37.pdfJardim de infância Joana Ramos: fragmentos da história da educação infantil na cidade de Tobias Barreto/SE173,39 kBAdobe PDFView/Open
38.pdfLinguagem, cultura e afetividade: procurando pistas através de uma atividade lúdica, da pertinência desses elementos como auxiliadores no processo de alfabetização infantil.245,86 kBAdobe PDFView/Open
39.pdfPesquisa com crianças: observação participante e a relação pesquisadora-crianças no berçário da creche207,78 kBAdobe PDFView/Open
40.pdfEducação infantil: brincadeira e interação como eixos norteadores de uma prática pedagógica fundamentada nas linguagens da criança214,92 kBAdobe PDFView/Open
41.pdfOs caminhos da língua (GEM) na primeira infância225,74 kBAdobe PDFView/Open
42.pdfRespeitando, aprendendo e brincando: uma perspectiva dialética e formativa.205,14 kBAdobe PDFView/Open
43.pdfA leitura e contação de histórias em sala de aula para formação de leitores232,58 kBAdobe PDFView/Open
44.pdfPráticas alfabetizadoras e ludicidade: a vivência da infância no tempo certo301,5 kBAdobe PDFView/Open
45.pdfComo a organização do espaço físico do berçário atua nas interações sociais de crianças na creche?211,87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.