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Tipo de Documento: Monografia
Título: A percepção dos estudantes do gênero masculino do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe em relação à profissão
Autor(es): Santos, Saula Meirelly de Souza
Data do documento: 21-Ago-2018
Orientador: Andrade, Isabel Cristina Barreto
Resumo: Este estudo abordou a questão da percepção dos estudantes do sexo masculino do curso de secretariado executivo da Universidade Federal de Sergipe em relação à profissão. Por intermédio desse estudo pretende-se evidenciar a percepção que os estudantes do gênero masculino possuem da atuação destes na profissão. Para chegar a esse fim, se fez necessário fazer uma breve análise histórica da profissão evidenciando como esta se desenvolveu no Brasil, descrever as conquistas e ações que o profissional de secretariado conseguiu ao longo dos anos, mostrar qual é o perfil atual dos profissionais de secretariado, mostrar como os homens exercem a função de secretariado e como esses são absorvidos pelo mercado, abordar quais os fatores que inibem a participação do homem no curso de secretariado, demonstrando que as habilidades fundamentais dessa profissão, entre outras exigências, e quais devem formar o perfil desse profissional. E por fim abordar a percepção que os estudantes da UFS possuem em relação ao curso, bem como a absorção destes pelo mercado de trabalho. Para a realização deste trabalho foram realizados levantamentos bibliográficos pertinentes ao assunto atrelado a realização de um questionário que permitiu analisar o conhecimento dos estudantes em relação ao curso e a profissão. Os resultados obtidos demonstraram que os estudantes do curso de secretariado executivo não sentem que exista preconceito ou diferença por homens exercerem uma função que é estereotipada como sendo exercida por mulheres, evidenciando que homens e mulheres podem e devem exercer as mesmas funções sem distinções
Abstract: This study addressed the question of the perception of male students of the executive secretarial course of the Federal University of Sergipe in relation to the profession. Through this study we intend to highlight the perception that the male students have of the performance of these in the profession. To reach this goal, it was necessary to make a brief historical analysis of the profession, showing how it developed in Brazil, describe the achievements and actions that the secretarial professional has achieved over the years, show the current profile of secretarial professionals , show how men perform the secretarial function and how they are absorbed by the market, address what factors inhibit men's participation in the secretarial course, demonstrating that the fundamental skills of that profession, among other demands, and which should form the profile of this professional. And finally, to address the perception that students of UFS have in relation to the course, as well as the absorption of these by the labor market. For the accomplishment of this work, bibliographical surveys pertinent to the subject were carried out to carry out a questionnaire that allowed to analyze the knowledge of the students in relation to the course and the profession. The results show that students in the executive secretarial course do not feel that there is prejudice or difference by men exercising a function that is stereotyped as being carried out by women, showing that men and women can and should perform the same functions without distinction
Palavras-chave: Secretariado Executivo
Ensino de Secretariado Executivo
Gênero
Homens
Profissão
Universidade Federal de Sergipe
UFS
Gender
Men
Profession
Executive Secretariat
área CNPQ: OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DSE - Departamento de Secretariado Executivo – São Cristóvão - Presencial
Citação: Santos, Saula Meirelly de Souza. A percepção dos estudantes do gênero masculino do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe em relação à profissão. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (Bacharelado em Secretariado Executivo) – Departamento de Secretariado Executivo, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10363
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