Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10373
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Maria José da Silva-
dc.date.accessioned2019-02-01T20:33:05Z-
dc.date.available2019-02-01T20:33:05Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10373-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofO tema gerador da água na pedagogia da alternância : o caso da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas (EFAL), em Japoatã/SEpt_BR
dc.subjectÁguapor
dc.subjectCampesinatopor
dc.subjectPedagogia da alternânciapor
dc.subjectFormação integralpor
dc.subjectCiências ambientaispor
dc.titleMural temático da água na escola Família Agrícola de Ladeirinhas (EFAL), em Japoatã/SEpt_BR
dc.typeProduto educacionalpt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Florisvaldo Silva-
dc.description.resumoEsta proposta pedagógica é parte da dissertação intitulada ‘O Tema Gerador da Água na Pedagogia da Alternância: O caso da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas (EFAL), em Japoatã/SE’, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) pelo polo de Sergipe, através da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A proposta refere-se à construção coletiva de um instrumento de educação ambiental para o monitoramento dos recursos hídricos da escola e da comunidade no entorno, com foco em sua utilização, gestão e conservação, à luz da formação integral, que é proposta pela Pedagogia da Alternância na EFAL, em Japoatã/SE, com a participação de professores, da equipe diretiva e de alunos do 2º ano B e 3º anos. Por meio de uma abordagem qualitativa foram utilizados elementos da dialética para interpretar os dados observados através de três atividades planejadas e aplicadas junto aos alunos e professores da referida escola. Um maior entrosamento entre os sujeitos foi verificado a partir da aplicação das atividades, bem como mais discussões e uma atenção maior à questão dos recursos hídricos também. Foi coletivamente planejado um painel/mural em forma física e digital, com imagens e textos sobre as condições da água na escola e os desafios a serem suplantados a curto, médio e longo prazos.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientaispt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Ambientais (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA_JOSE_SILVA_SOUZA-Produto_Didatico.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.